segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Feliz Natal!


Viver o Natal, 
é viver,
a Paz, 
o Amor e a Partilha
A todos os seguidores e leitores que por aqui passarem, 
quero deixar uma mensagem de gratidão e 
desejar a todos 
um Santo e Feliz Natal!


arte: João Amaral

terça-feira, 5 de novembro de 2024

"Snacks Saudáveis" - Bolinhas Energéticas de Frutos Secos e Cacau

O que não pode faltar no meu frigorífico e congelador para os meus snacks? As doses de bolinhas energéticas.

Nada mais simples de fazer, 3 ingredientes apenas. Sem corantes, nem conservantes. 

Portáteis, sempre prontas a irem comigo na mala e na lancheira.

Naqueles dias que precisamos de algo doce e não queremos comprometer a nossa dieta uso como o docinho que preciso para acompanhar o café após o almoço e nada melhor que uma bolinha destas com uma banana como snack pré-treino.

Não receiem fazer, pois a dose é grande mas conservam-se bem no frigorífico bem acondicionadas, um mês; também se podem congelar e, assim não temos desculpas, pois estão sempre disponíveis.

Cuidar da alimentação que queremos fazer não é nenhum bicho de sete cabeças, quem arrisca fazer? 


Ingredientes:
(20 bolinhas)
150g frutos secos a gosto (uso uma mistura avelãs, amêndoas, caju) 
150g de Tâmaras sem caroço
1 c. sopa de cacau em pó (uso cacau cru biológico)


Preparação:
1. Levar os frutos secos a tostar no forno, cerca de 15 minutos a 180ºC. 


2. Num processador colocar as tâmaras descaroçadas, os frutos secos e o  cacau e pulsar até obter uma mistura homogénea (Na Bimby, processo 20 Seg/Vel. 10). Deve ficar uma massa moldável. 














3. Retirar para um prato e moldar as bolinhas do tamanho de nozes (cerca de 25 a 30g cada bolinha)














Excelente para comer ao lanche ou como snack pré-treino. Seguindo a recomendação da minha nutricionista, como uma destas bolinhas com uma peça de fruta. Além, de saciantes, com ingredientes saudáveis  dão a energia necessária para o treino.

Bom Apetite!

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

"Snacks Saudáveis" - Laranja com canela e amêndoa tostada

 


Vamos descascar mais e desembalar menos? Que tal dar prioridade aos produtos sazonais e locais?

Um mote importante na hora de escolher o que comer. Comer local e sazonal! Somos um país abençoado pela oferta diversificada de frutas e legumes e na hora de comprar a nossa carteira e saúde agradecem.

Ao entrarmos no Outono, as primeiras chuvas trazem as primeiras constipações e nada como aumentar o consumo de citrinos. 

Hoje fica a minha sugestão para um snack a meio da tarde ou até como sobremesa, a laranja com canela e amêndoa laminada tostada.

Combinação visualmente bonita, saudável e bem aromática. Quem mais gosta?

Bom Apetite!


domingo, 6 de outubro de 2024

"Bom Dia, Dia Bom" - Hoje é um bom bom dia para...

 


O Outono chegou e já notamos os efeitos da mudança de estação em nós. Os dias mais curtos pedem recolhimento, mas os horários da vida atual não se compadecem com a Natureza e, para não nos deixarmos ir abaixo devemos manter a nossa energia em alta para responder a todas as solicitações

Olhar com cuidado para nós implica olhar para o essencial, como escolhemos nos alimentar. 

Por experiência própria sei que a minha performance depende do "combustível" que abasteço, então para Outubro tenho como objetivo primordial voltar às minhas rotinas de organização e preparar as refeições e snacks. Comer bem implica cuidados nas escolhas e principalmente na organização das ementas semanais. 

Importante fazer melhores escolhas, optar pelos alimentos mais naturais e menos processados industrialmente, pois ao cozinharmos também estamos a processar alimentos, mas sabemos sem dúvidas o que estamos a fazer e comer.

Descascar mais e desembalar menos.

Organizar e planear.

O planeamento é fundamental. O tempo corre veloz e se não nos cuidarmos, ninguém cuida de nós.

Dá trabalho? Sim, dá. Um trabalho que requer muita organização para manter uma alimentação equilibrada mas depois os resultados compensam todo o trabalho que dá.

Vamos cuidar mais de nós?

Boa Semana!

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

"Bom Dia, Dia Bom" - Hoje é um bom bom dia para...

Novo mês, recomeços, novos caminhos e novos passos.

Por vezes um novo passo  necessário, só um novo passo a dar e fará toda a diferença nos nossos resultados pessoais. 

Andar a pé, fazer exercício, beber mais água, deitar mais cedo, diminuir o consumo de notícias tóxicas, diminuir a exposição aos écrans da televisão, telemóvel, computador; tantos pequenos passos que dados consistentemente fazem a diferença na saúde física e mental.

Por isso para mim Setembro é tempo dos RES; recomeçar, renascer, retomar, respirar, recolher, reciclar, rever e resolver.

Setembro traz a mudança de estação e com ela a nossa vontade de mudar o que não está bem; sim nunca está tudo bem e há sempre algo a melhorar.

Rever o que foi definido no início do ano e pensar o motivo pelo qual não concretizámos objetivos, sonhos e vontades.

Respirar em a atenção plena e assim conseguir ouvir com clareza o que o nosso EU tem para dizer.

Setembro é mês de rever o que devia ser feito e não foi e estamos sempre a tempo de retomar. Como num jogo, às vezes caímos numa casa que nos faz voltar à casa da partida; quando assim é vamos lá recomeçar.

Hoje é um bom dia para dar novos passos. Basta um, apenas um novo passo que dado com consistência e persistência tornará este mês bem mais especial.

Hoje é um bom dia para conhecer outros caminhos. Vamos abrir um novo caminho? O caminho da alegria e felicidade? 

Quando nos propomos a dar um novo passo, todo um novo caminho se abre. 

Dia bom! Bem-vindo, Setembro!

Bom dia, dia bom!

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Veggie Time - Beringela Encapotada

Em conversa com a minha mãe falámos da travessa de legumes variados fritos envoltos numa polme, que eu adorava comer no Verão acompanhados de salada.

Era o feijão-verde cortado em tiras e espetadas em palitos, os peixinhos da horta, tiras de abóbora menina, rodelas de curgete e beringela e rodelas de batata previamente cozida. Tudo envolvido numa polme e levado a fritar em óleo bem quente. 

Era um prato só de vegetais e bem saboroso, apesar de ser frito, a polme ficava crocante e bem sequinha nada gordurosa e a acompanhar uma salada variada e colorida com legumes frescos.

Desta conversa resultou uma refeição de apenas uma beringela. Cortada em rodelas com espessura de 1 cm, repousaram cerca de 15 minutos com sal para lhe tirar a água e ficarem mais macias, depois envolvidas numa polme feita com farinha, água, ovo, bicarbonato de sódio (para tornar a massa crocante) temperada com pimenta preta e uma pitada de sal, pois as beringelas já tinham sido temperadas.

As beringelas são abundantes no Verão e há que tirar partido delas. Apesar de disponíveis todo o ano, vamos dar prioridade aos frutos e legumes da estação.  

Hoje fica uma das minhas receitas favoritas para fazer com beringela, sim é frita, mas que sabe bem, sabe e, não é para fazer todos os dias, logo porque não experimentar?

Ingredientes:
2 beringelas médias 
150g de farinha (usei a Branca de Neve)
2 ovos
125 ml de água
1 c. chá de bicarbonato de sódio
sal e pimenta preta  q.b.
óleo para fritar

1) 15 minutos antes preparar as beringelas. Cortar em rodelas com a espessura de 1cm ( nem muito grossas nem muito fnas) e temperar com sal.

Convém descansarem temperadas com sal para que larguem o sabor amargo que a beringela tem. Ela larga muito líquido neste processo pelo que deve ser depois bem seca com um papel absorvente antes de passar na polme e fritar,

2) Preparar a polme. Numa tigela, deitar a farinha e o bicarbonato,  fazer um buraco. Nele deitar o ovo e envolver na farinha até formar uma massa, verter água e mexer até obter uma massa mais líquida. Fica como a massa para crepes.

3) Secar bem as rodelas da beringela antes de passar na polme e fritar em óleo bem quente. Voltar para que fiquem douradinhas de ambos os lados.

4) Retirar para um prato com papel absorvente e só depois passar para a travessa ou recipiente onde serão servidas

5) Acompanhar com salada ou legumes variados.

Nota: Fiz 2 beringelas, uma serviu de refeição e a outra serviu para fazer beringela parmegiana, que irei facultar também a receita que fiz.

Uma forma de consumir a beringela (que apesar de chamarmos legume também é um fruto, igual ao tomate). À parte desse pormenor faz refeições deliciosas e é no Verão que tiramos o melhor partido dela.


Bom Apetite!

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

"Bom dia, Dia Bom - Hoje é um bom dia para..."

 


Hoje é um bom dia para olhar para dentro. E nem de propósito, que esta publicação semanal sai na 2ªfeira e não no domingo como estava prometida. Sai no dia do sismo que se sentiu em Portugal, de intensidade 5,3, ou seja, o maior desde 1969.

Ontem não consegui escrever sobre a foto escolhida, estava sem inspiração para partilhar o que queria para esta semana, a introspeção. No lufa-lufa do dia-a-dia quantos de nós olha para dentro?

Olhar para dentro não é mais do que fazer uma auto-análise de como estamos no momento, das nossas emoções, sentimentos, ambições, sonhos, projetos que queremos realizar, sonhos por concretizar,

Eu aprendi a fazer e sei da importância de fazê-lo com frequência, pois se não fizer a nossa vida esfuma-se na espuma dos dias. Tal como da importância de viver cada vez melhor o momento presente.

Hoje eram 5:11 da manhã, um sismo abalou o continente e, no meio do meu sono, a onda sísmica passou pela minha casa e abanou a cama. Acordei sobressaltada com o barulho que a cabeceira da cama tinha feito ao bater na parede. Pensava que o marido tinha se levantado e caído no chão, mas não, ele estava tranquilo a dormir ao meu lado. Voltei a dormir tranquila pensado que tinha sonhado.

Assim que me levantei descobri que não tinha sonhado e o que me acordou pouco depois das 5h tinha sido o abalo sísmico. Pensei: se acontecesse algo pior, podia ter morrido ali na cama sem saber.

Este momento de hoje, não é indiferente a ninguém e deixa toda a gente a pensar na finitude da vida e que não controlamos mesmo nada, principalmente a Mãe Natureza. 

Por isso, hoje é um bom dia para olharmos para dentro de nós. Se estamos felizes com  vida que levamos e, caso não estejamos o que fazemos para a melhorar.

Se nos deixamos levar pela tristeza e angústia do medo do futuro em vez de tirarmos o melhor de cada dia que vivemos. Hoje acordámos vivos, o sismo não causou vítimas. O susto passou e o que fizemos hoje? 

Sorrimos mais? Julgámos menos? Dissemos uma palavra amiga? Cuidámos de nós, da alimentação, da saúde ou continuamos a dizer que não temos tempo?

Aborrecemo-nos com coisas insignificantes ou apreciámos o céu enquanto esperamos na fila do trânsito?

Hoje é um bom dia para olhar para dentro e analisar o que temos feito de errado, quem magoámos com gestos e palavras, os julgamentos que fizemos, quem não perdoámos, quem amámos, a quem agradecemos. Que sonhos queremos concretizar e nada fazemos para os conseguir realizar.

Hoje é um bom dia para ao deitar, sorrir e dizer: 

Eu sinto muito se magoei alguém, perdoo quem me magoou ou ofendeu, eu amo e agradeço tudo o que a Vida me deu. E hoje deu-me paz, a Vida e salvou-me de sofrer uma catástrofe natural.

Hoje é um bom dia para olhar para dentro!


 Bom dia, dia bom!


sexta-feira, 23 de agosto de 2024

"Veggie Time" - Sumo de Aipo

Sumo de aipo. Sim leram bem. SUMO DE AIPO.

Simples só aipo e água, nada mais. Para começar bem o dia. 

Apesar de usar nos batidos, assim simples nunca tinha feito mas o cuidado com a minha saúde é uma das minhas prioridades e sabendo que é óptimo para limpar o organismo e melhorar o sistema imunitário lá fui eu experimentar.

Não é delicioso como um sumo de laranja, mas que se bebe bem, bebe.

Seguindo o lema "primeiro estranha-se, depois entranha-se" faço tudo para cuidar da minha saúde e bem-estar e, consumir mais vegetais sejam eles em sumo, batidos, sopas e acompanhamentos é uma prioridade.

Vamos trocar o mal que sabe pelo bem que faz? E que tal conhecer um pouco melhor o aipo?

Ora bem, o aipo é um vegetal  que deverá ser inserido na nossa alimentação diária pelos seus inúmeros benefícios, tais como reforçar a imunidade, diminuir o colesterol, prevenir o envelhecimento precoce, evitar o desenvolvimento de doenças crónicas tais como a diabetes e cancro. Rico em compostos antioxidantes, tais como os flavonoides que ajudam a combater os radicais livres e danos às células; em vitamina A, do complexo B, vitamina K, cálcio e fósforo essenciais para a saúde óssea, pois a vitamina K atua na mineralização óssea, enquanto o cálcio e o fósforo são importantes na formação e manutenção do tecido ósseo.

Além destes benefícios é um excelente diurético bem como um hipotensor.

Mas nem tudo são benefícios, pois há alguns cuidados a ter,  o aipo pode causar alergia a algumas pessoas, ou fazer interação com certos medicamentos como os anticoagulantes, por isso alerta para estas duas questões. Consultar sempre o médico em caso de toma destes medicamentos e se após consumir aipo ficar com falta de ar, comichão, inchaço.

Fora isso, vamos ter o aipo na nossa lista de compras, pois resulta muito bem em estufados, sopas, caldos, sumos e batidos.

Aqui partilho apenas o sumo de aipo coado, para o efeito desejado, de querer só sumo.

Ingredientes:
( 1 pessoa)
2 talos de aipo ( biológico de preferência)
300ml de água

Num processador bater 1 minuto, velocidade máxima. (Bimby: 1 minuto/Vel.10)

Coar com um pano num passador de rede fina para obter o sumo puro. ( Quem usar a Bimby não precisa de coar com o pano, basta um passador de rede fina, no entanto fica a polpa mais concentrada e excelente para usar de seguida na sopa, ou numa base para estufado)

Bater o aipo e a água 1 minuto, velocidade máxima


Para um sumo sem as fibras coar com pano de algodão

A polpa que fica depois de espremida

As fibras (a polpa) guardo e uso na sopa, ou nos refogados. Podemos congelar e está pronta a usar nos guisados. Nada se estraga, tudo se aproveita!


Beber de imediato em jejum para obter o efeito desejado!

Boa Saúde!







domingo, 18 de agosto de 2024

"Bom dia, Dia Bom - Hoje é um bom dia para..."


Domingo!

Dia de descanso para muitos e de trabalho para alguns. Dia dedicado por excelência ao descanso, lazer família, amigos ou até a si próprio.

Dia de abrandar para retomar.

Hoje é um bom dia para abrandar! 

Viver com o tempo da alma e não do relógio.

Acordar sem pressa de sair, da correria do dia-a-dia, dos compromissos cada vez mais intensos dado o avanço da tecnologia que permite fazer cada vez mais em menos tempo.

Abrandar para não viver na pressa do imediato.

Abrandar para viver melhor o momento presente,.

Abrandar para apreciar a flor no caminho, a borboleta que voa, o canto do pássaro, o céu azul e as nuvens que passam.

Vivemos o tempo do imediatismo, na pressa do momento seguinte sem perceber o momento que estamos. Por isso é importante abrandar!

Abrandar para apreciar a vida que se esvai em cada minuto que passa. Cada minuto que se esgota, não se volta atrás. 
Vive cada nascer sol, cada raio de luz, cada luar, cada sorriso, cada lágrima, cada passo dado em frente e cada passo dado atrás.
Vive o vento, a chuva, o passeio à beira-mar, o  mergulho na água salgada, o passeio no jardim, a bebida fresca numa esplanada, a música que passa na rádio.Vive na tua melhor companhia.

A vida é um acumular de instantes que vividos em presença dão origem ao mais belo livro de memórias da nossa vida. Pois, quando um dia chegarmos ao fim do caminho, são as memórias que temos que nos farão sorrir e serão aquelas que podemos transportar, nada mais. A vida é breve, não a aceleres, por hoje abranda.

Não faças "scroll" à vida, vive! Abranda para viver!


Bom dia, Dia Bom!

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

" Bimby Rules " - Molho de Tomate para a Pizza

Verão é tempo de abundância de frutas e legumes, tempo de muita cor e sabor. 

É tempo de tomate em abundância e maduro. É tempo de fazer molho de tomate bom e saboroso e quando há uma Bimby ainda é mais fácil e rápido. Comprar feito, não! Faz-se em casa e sabemos o que comemos, certo?

Quando não há Bimby, também é fácil. Certo que sujamos mais loiça, a Bimby cozinha e tritura, mas não ter, não é desculpa para não fazer. Eu conto como faço das duas maneiras, haja vontade e tudo se faz.

Nada como um molho feito com tomate da horta, daquele vermelhinho e bem maduro. Foi que esta semana fiz,  apetecia-me uma pizza feita em casa e lá saiu um delicioso molho que foi base e ainda sobrou para congelar para aqueles dias que pedem algo rápido.

Excelente para base de pizzas, para bolonhesa, para massas.

Que tal aproveitar a abundância da época e vamos lá preparar molho de tomate para guardar!

Ingredientes:
400g de tomate ou 1 lata de tomate pelado
2 Colheres de sopa ou 50g Azeite
4 dentes de alho
1 colher de chá de açúcar
Sal, Pimenta ( Utilizo 5 Bagas da Margão), Oregãos ou Manjericão seco


Modo Bimby

  1. Picar os alhos 5 seg/ Vel.5
  2. Juntar o azeite e programar 5 Min/ 100º / Vel.1.
  3. Introduzir o tomate, sal, pimenta e programar mais 10 Seg/ Vel.3.
  4. Marcar mais 10 Min/ Varoma/ Vel.1
  5. Bater 25 Seg/ Vel.6
  6. Adicionar os oregãos ou manjericão ( se tiverem fresco juntem 5 folhas de manjericão antes de triturar)

Modo Tradicional

  1. Num tacho deitar o azeite e os alhos picadinhos. Deixar saltear os alhos e juntar o tomate cortado em cubos.
  2. Temperar de sal, pimenta e adicionar o açúcar e a polpa de tomate (o que está na lata, se usarem de lata)
  3. Cozinhar em lume brando até apurar ( mais ou menos 10 minutos ).
  4. Quando tiver apurado, apagar o lume e passar com a varinha mágica. Juntar os oregãos ou o manjericão.

Sugestão: Usar como base de pizza, ou para uma massa. Cozer uma massa a gosto de acordo com as instruções da embalagem; escorrer. Juntar o molho à massa, polvilhar com queijo e manjericão fresco

Outra sugestão: Usar como molho para uma bolonhesa. Este molho fica delicioso. Experimentem ;)




Bom Apetite!

domingo, 11 de agosto de 2024

"Bom dia, Dia Bom - Hoje é um bom dia para..."


Nova semana, tempo de reflexão sobre o cumprimento dos objetivos traçados.

Será que estou a cumprir comigo mesma?

Quantas vezes tu és a prioridade? Já pensaste nisso?

Cumprimos com o trabalho, com a família, com os amigos, com tudo o que exige de nós prazos, expectativas, obrigações e sorrisos.

Cumprimos horários, timmings para dar resposta a tudo, menos a nós. Hoje é um bom dia para parar e pensar o quanto nos estamos a priorizar ou a deixarmo-nos para trás.

E quando são os nossos objetivos escritos, delineados? Cumprimos?

Eu pecadora me confesso. Ao analisar a minha vida nestes últimos 7 meses, não me priorizei!

A importância de parar para olhar para dentro, para nós, para o nosso caminho traçado, com objetivos bem concretos para este ano, falhei! Falhei porque deixei de olhar para mim!

Falhei as rotinas, falhei o plano que eu própria tracei. E falhar torna-nos fracassado(a)s? 

Não. Só fracassamos se não nos revisarmos. Por isso, é muito importante parar para olhar para o nosso mapa traçado, ajustar a rota e alinhar. Alinhar a estratégia e acima de tudo fazer o compromisso connosco. Esse é o ponto mais importante de todo o caminho. O nosso compromisso,  o que queremos para nós e o quanto estamos disposto(a)s a fazer!

Hoje pára por ti. Sugiro que te sentes, coloca uma música que te inspire e escreve o que queres alcançar  até ao final do ano e o que precisas e vais fazer. Reflete sobre os meses que já passaram, o que fizeste e o que poderás mudar.

Estamos sempre a tempo, portanto hoje é um bom dia para te comprometeres contigo!

Bom dia, dia Bom!

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

" Apenas 30 Minutos" - Tarte de Espinafres com Requeijão


Sabem quando temos aqueles dias em que dá uma preguiça de cozinhar, mas temos mesmo que o fazer?

No passado domingo aconteceu isso. Sem vontade de cozinhar mas, com uma massa quebrada, espinafres e requeijão para gastar, arrumados no frigorífico planeados para uma quiche. 

Não saiu quiche mas uma tarte de espinafres e requeijão que demorou menos de 5 minutos a preparar e 30 minutos no forno, ou seja, daquelas receitas que se podem enquadrar como rápidas, pois com toda a  certeza que num forno ventilado em 20 minutos a tarte está pronta. No meu caso, o forno é a gás e já é velhinho por isso os tempos variam muito, de forno para forno. No meu ficou boa em 30 minutos.

Tão simples e que se come bem fria, aquela receita top para os dias de piquenique, de praia ou até para aqueles dias em que não apetece cozinhar (como me aconteceu); assim comemos algo mais saudável e equilibrado, sem peso na consciência.

Experimentem!

Ingredientes:

  • 1 placa de massa quebrada (de compra)
  • 150g de folhas de espinafres baby
  • 1 requeijão de ovelha ou vaca 
  • 3 ovos médios
  • 1 c. sopa de azeite 
  • 1 dente de alho
  • sal, pimenta preta e noz-moscada q.b.
  • queijo ralado a gosto para gratinar
  • tomate cherry q.b.
Preparação:
  1. Pré-aquecer o forno a 180ºc
  2. Numa forma de tarte (eu usei uma de silicone), colocar a massa da tarte e picar o fundo com um garfo ( isto serve para não empolar a massa)
  3. Levar uma frigideira ao lume, com uma colher de sopa de azeite e um dente de alho esmagado para saltear os espinafres.Retirar para um prato para deixar arrefecer.
  4. Enquanto isso, numa taça esmagar o requeijão e bater com os ovos. Ir juntando os ovos, um a um e ir batendo com o requeijão. Temperar com sal, pimenta preta e noz-moscada.
  5. Envolver os espinafres.
  6. Verter na tarteira forrada.
  7. Cobrir com o queijo ralado e dispor o tomate cherry cortado ao meio.
  8. Levar ao forno cerca de 25 a 30 minutos.
Vigiar para não queimar.


Nota: Acompanhar com uma salada a gosto, de preferência colorida, ou servir como uma refeição simples a acompanhar uma sopa.



Bom Apetite!


domingo, 4 de agosto de 2024

"Bom dia, Dia bom" - Hoje é um bom dia para ...


Bom dia, dia bom é um objetivo diário, meu que partilho, fruto da aplicação da psicologia positiva de que a intenção que damos ao nosso dia interfere na nossa disposição ao longo deste. 

Se ao iniciar o meu dia eu disser a mim mesma, o meu dia vai ser bom, mesmo que tenha desafios e contratempos eu tenho uma postura diferente a enfrentá-los e a lidar com eles, logo influenciam positivamente no meu humor e boa disposição. Ganho eu e todos com quem interajo.

A pensar nisso criei mensagens diárias, como que comandos à minha mente que eu quero para o meu dia. Partilho diariamente, como projeto de conteúdos digitais na minha página no Instagram, tendo como foco o desenvolvimento pessoal  e prática de Mindfulness.

Na senda da minha paixão em partilhar e nas inúmeras mensagens recebidas em como as publicações diárias no Instagram e Facebook motivam quem as lê;  sendo como lembretes mentais decidi criar aqui no Bago de Romã uma rubrica igual  a qual nomeei "Bom dia, Dia Bom", não de partilha diária, mas sim semanal. Serão publicados no início da semana e serão o meu lembrete mental da semana. Aqui chegarão a todos que não têm redes sociais e que poderão beneficiar deste tipo de conteúdo, uma vez que sempre disse que o Bago de Romã  é um espaço onde dou largas ao que gosto e faço.

Como o que hoje partilhei foi o de alinhar objetivos, este hoje faz todo o sentido para um objetivo que tinha delineado, o voltar ao Bago de Romã em força.

E não é que alinhei mesmo, ao criar uma nova rubrica, para estar aqui mais presente. O Bago é a minha casa, a porta está sempre aberta e todos podem entrar e são bem-vindos.

"Hoje é um bom dia para parar e alinhar a semana, o mês e até o ano. Já esgotámos 7 meses de 2024, há ainda muito para fazer acontecer. Tu decides, mais ninguém." - Assim partilhei hoje no Instagram.

Eu decidi e está feito! 

Hoje começou a rubrica Bom dia, Dia Bom! 

Sejam bem-vindos a mais um bago desta Romã!


Bom dia, Dia bom!

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Sumo de Beterraba, Laranja, Pepino e Aipo


Somos máquinas perfeitas que precisam do combustível certo para funcionar e combinar alimentos tem a sua ciência para o bom funcionamento do nosso organismo.
Gosto de beterraba, principalmente crua nas saladas, tem uma cor vibrante mas o seu sabor  térreo é um tanto forte, que a misturo sempre com cenoura e curgete raladas; uma das minhas opções para consumir crua é em sumos.

Rica em ferro traz inúmeros benefícios mas acompanhada com a vitamina C da laranja o seu resultado ainda é maior, pois como a  vitamina C ajuda na absorção do ferro, logo devemos ter sempre em atenção o consumo desses alimentos em conjunto. 

As manhãs são um bom momento para fazer as minhas "poções mágicas" e como adoro sumos e batidos funcionais, nada como dar uso à beterraba e fazer uma saborosa poção vermelha. Hoje reuni fruta e legumes com a dose diária de sementes de linhaça para dizer Bom Dia, Dia Bom ao meu dia.

Não há melhor opção para consumir a dose diária de fruta e legumes que juntá-los num batido. Os batidos funcionais com a junção das frutas, legumes e sementes são a melhor opção para dar ao meu corpo o combustível que preciso, o certo para ter vitalidade e energia. 

E, acreditem que mesmo quem torce nariz aos legumes esta é das melhores escolhas. No Verão sabe tão bem, quando os dias estão quentes e apetece uma bebida fria pela manhã. A vitalidade certa com sabor para enfrentar o dia de trabalho, estudo ou até lazer.

O segredo está em combinar os legumes e as frutas certas. E se juntarmos abacate? Não é que fica um smoothie delicioso.

Fica a sugestão, agora é arriscar!

Ingredientes:
1/3 beterraba
1 laranja média (se forem pequenas usar 2)
1/4 de pepino 
1 talo de aipo
1 c. sopa de sementes de linhaça
água q.b. ( mais ou menos 250ml)

Processar 1 min/ Vel.10 (Na Bimby). 
Juntar a água e processar 20seg/Vel.10

Nota: Esta quantidade dá para dois copos de 330 ml ( faço sempre para duas pessoas, ou guardo o que sobra, num recipiente com tampa, no frigorífico para consumir ainda no próprio dia.

Este batido fica mais espesso dadas as sementes de linhaça, no entanto, pode sempre acrescentar mais água se preferir uma textura mais líquida.




Bom Apetite!

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Bem-vindo Maio! Celebrar as MAIAS!

Há uns anos uma amiga ofereceu-me uma coroa das Maias feita com flores em feltro que ainda  guardo atrás da porta. Ela disse-me que era para celebrar a Festa das Maias, que se celebra em Maio. Eu como desconhecia a festa, fui procurar sobre o tema e hoje sendo feriado, aproveitei na minha caminhada para apanhar um belo ramo de flores do campo e embelezar assim minha entrada dando as boas-vindas a Maio.

Segundo a tradição, que remonta a celebrações ancestrais que têm passado de geração em geração e, que se celebram em várias regiões do país, adornam-se as portas e entradas das casas com giestas, para afugentar os "maus espíritos". Na verdade, os nossos antepassados já faziam este ritual para assinalar o fim do inverno e pedir proteção e fertilidade para a terra

Nas minhas pesquisas encontrei um artigo escrito por Filomena Barata, do Museu Nacional de Arqueologia, que foi publicado no "Diário do Alentejo" em Maio de 2017 onde aprendi que era a mais antiga celebração religiosa, uma tradição romana com mais de dois mil anos.

"As Maias constituem um ciclo de festivais que, em Roma, se relacionavam com o despertar da Natureza, lembrando antiquíssimos cultos agrários.

Voltando à mitologia grega, Maia era a das sete filhas de Atlas e que unida a Zeus foi mãe de Hermes, o mensageiro dos deuses, conhecido por Mercúrio, entre os romanos, ancestralmente considerado uma divindade agrária e da pastorícia. 

Já na mitologia romana, Maia surge-nos como uma antiga divindade itálica, fila de Fauno e esposa de Vulcano, o deus romano do fogo. Era designada de Maia Maiesta e também de Fauna ou Bona Dea ( Deusa das deusas).

Deusa da Primavera, Maia deu nome ao mês de Maio, que lhe era consagrado.

Embora não estando relacionadas originalmente, as duas divindades de origem grega e romana acabaram por ser identificadas uma com a outra."

Vivamos assim as Maias, abençoando a Terra Mãe, cultuada desde as mais remotas alturas"

Uma amiga também me contou que conhece esta lenda desde pequenina, já a sua mãe contava que a tradição de colocar as giestas na porta, remonta ao tempo de Jesus. 

Está associada à fuga de Jesus para o Egipto. Quando o rei Herodes descobriu que a Sagrada Família estava a pernoitar numa pequena aldeia na sua fuga para o Egipto, ordenou que quando alguém descobrisse o Menino Jesus pendurasse um ramo de giestas na porta para os soldados saberem onde se deviam dirigir. 

Por milagre, quando os soldados chegaram à cidade encontraram todas as portas enfeitadas com ramos de giestas floridas. Assim os soldados não conseguiram encontrar Jesus.

Uma tradição bonita que honra sempre a VIDA, a abundância e sua proteção.

Fazendo minhas, as palavras de Filomena Barata, hoje que se celebra o primeiro dia de Maio vivo este dia, celebrando assim a natureza, estando junto dela, respirando e contemplando a beleza única que nos proporciona.

Na minha caminhada colhi um ramo lindo de flores do campo para adornar a minha entrada e assim fazer jus à tradição.

"Sê bem-vindo, Maio!"



Maio, sê bem-vindo!

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Cocktail de Marisco com Feijão branco

Variar as ementas é um desafio quando fazemos almoço e jantar nos 7 dias da semana.

Com meio litro de caldo de camarão congelado, ou fumet de camarão que tinha feito em Janeiro, com objetivo de utilizar o feijão branco que tinha cozido nada como sair uma espécie de feijoada de marisco, ou melhor um cocktail de marisco com feijão branco.

O segredo destes pratos é sem dúvida o sabor do caldo. Simples, rápido e saboroso.

Pode fazer com caldo de compra, mas não é a mesma coisa. Por isso, sugiro sempre quando comprar camarão não desperdiçar as cabeças e fazer um caldo ou fumet para outras preparações. Não tem nada que saber, é apenas fazer um bom refogado com as cabeças, temperar bem e mais não digo, podem consultar aqui como o fiz: https://obagoderoma.blogspot.com/2022/01/desperdicio-zero-fumet-de-camarao.html

Ingredientes: 
(2 a 3 pessoas)
400g de cocktail de marisco (1 embalagem de preparado que se vende pré-congelado)
50 ml de azeite
1 cebola 
2 dentes de alho
1 folha de louro
1/2 chouriço
1 a 2 cenouras conforme o tamanho
500 ml de caldo de marisco (eu faço caseiro o fumet de camarão, congelo para estas receitas)
400g de feijão branco cozido e escorrido ( eu uso o que demolho, cozo e congelo, mas pode usar um frasco de vidro ou uma lata das pequenas)
1. c.chá de pimentão-doce ou paprika fumada
sal, pimenta preta, noz-moscada q.b.
umas gotas de molho tabasco

Preparação:

Deixar descongelar o cocktail de marisco num escorredor, ao natural. Passar por água antes de usar.

Num tacho largo deitar um fio de azeite e fazer um refogado com a cebola picada, de seguida deitar os alhos picados e a folha de louro, ir regando com o caldo (fumet de camarão entretanto descongelado), para não secar.

Juntar o chouriço e as cenouras em rodelas. Deixar cozinhar um pouco. Quando começar a secar, regar com mais um pouco de caldo.

Adicionar o cocktail de marisco já descongelado e passado por água fria. Mexer e juntar mais caldo até cobrir o preparado. Deixar cozinhar cerca de 15 minutos. Quando levantar fervura, deixar cozinhar em lume brando.

Por fim, juntar o feijão branco escorrido e o restante caldo. Temperar. Deixar cozinhar mais 10 minutos 

Servir com arroz branco.

Sugestão: Servir a feijoada polvilhada com coentros ou salsa fresca picada a gosto.


Para aceder à receita do fumet de camarão: https://obagoderoma.blogspot.com/2022/01/desperdicio-zero-fumet-de-camarao.html


Bom Apetite!

sábado, 30 de março de 2024

Santa e Feliz Páscoa!

Páscoa!

Páscoa, relembra-nos que é tempo de renascer,

Celebrar a Páscoa convida-nos a celebrar a Vida.

A VIDA, o nosso maior presente.

Votos de uma Santa e Feliz Páscoa!


@cristinacostaamaral e @bagoderoma

segunda-feira, 25 de março de 2024

Há14 anos a celebrar o Bago de Romã!!!

Grata por estes 14 anos de Bago de Romã.  

Grata por um dia ter ousado criar este espaço na aldeia virtual e partilhar com o mundo o que adoro: aprender, ensinar e partilhar! Não é um blogue específico de culinária, é acima de tudo o MEU blogue.

Grata a todos os que me têm acompanhado, incentivado e que continuam a fazer parte deste caminho, lindo que é a VIDA, sendo o Bago de Romã um "filho" muito querido. 

Tenho orgulho no trabalho feito. Podia estar melhor? Sim, podia. Mas quando fazemos o que  podemos com o que temos, é mérito e eu tenho muito orgulho em mim. Como se diz: "Mais vale feito do que perfeito" e estes 14 anos são prova disso.

Há precisamente 14 anos nascia este meu cantinho, o meu projeto criativo onde podia partilhar com o mundo o que mais gostava e fazia sentido para mim. Sem pretensão alguma, apenas o espaço aberto à partilha, ao conhecimento baseado em pesquisa e experiência, que pudesse servir para quem neste mundo virtual encontrasse sempre, essência, verdade, informação fidedigna, conhecimento e acima de tudo levasse algo consigo quando o consultasse. Tenho muitos relatos que me enchem o coração, logo se consigo ajudar, informar ou entreter uma pessoa que passe por aqui então o meu objetivo foi concretizado. Felizmente ao longo deste tempo, já me visitaram mais de 1milhão de pessoas, muitas receitas foram testadas e parabenizadas. Alguns comentários e inúmeras mensagens privadas, pois há quem não goste de comentar e está tudo certo! O mais importante é que me visitam e isso é o maior presente! Gratidão!!!

Em 2014 escrevia:
Todavia, uma promessa fica: manter a autenticidade e a essência que me caracterizam e que me identificam. Portanto, cabe a quem o lê, dar o seu veredicto.
Um blogue é feito para ser lido e visto, logo quero deixar o meu agradecimento a todos os que aqui passam, mesmo silenciosos, mas que deixam a sua marca, partilhando e divulgando o Bago de Romã.
Quando me perguntam porque é que faço um blogue sem ganhar nada, a minha resposta é muito simples: porque me faz feliz!!!!

Passados 10 anos, a promessa continua porque acima de tudo prezo a minha verdadeira essência,  a minha palavra e os valores maiores de partilha e muito amor em tudo o que faço.

Este ano revi todos os aniversários e achei interessante partilhar os links para cada um deles, excepto em 2018 que não fiz publicação a assinalar a efeméride. Portanto, façam parte da minha festa e venham daí e visitem cada ano desta Romã. E mais uma vez, grata por estarem aqui!

Ano 1: https://obagoderoma.blogspot.com/2010/03/roma-de-mil-bagos.html

Ano2 : https://obagoderoma.blogspot.com/2011/03/e-ja-passaram-365-dias.html

Ano 3:https://obagoderoma.blogspot.com/2013/03/umdoistres.html

Ano 4: https://obagoderoma.blogspot.com/2014/03/ha-4-anos-por-aqui.html

Ano 5: https://obagoderoma.blogspot.com/2015/03/5-anos-uma-mao-cheia-de-experencias.html

Ano 6: https://obagoderoma.blogspot.com/2016/03/sao-meia-duzia.html

Ano 7: https://obagoderoma.blogspot.com/2017/03/e-vao-sete-para-celebrar-um-bolo-de.html

Ano 8: Não fiz publicação de aniversário

Ano 9: https://obagoderoma.blogspot.com/2019/03/dez-anos-partilhar-bagos-de-roma.html

Ano 10: https://obagoderoma.blogspot.com/2020/03/10-anos-de-bago-de-roma.html

Ano 11: https://obagoderoma.blogspot.com/2021/03/11-anos-de-bago-de-roma.html

Ano 12: https://obagoderoma.blogspot.com/2022/03/gratidao-sao-12-anos-de-bago-de-roma.html

Ano 13: https://obagoderoma.blogspot.com/2023/03/celebrar-13-anos-de-bago-de-roma.html



" A felicidade não é um estado, é o caminho". E, o este é um dos meus caminhos que contribuem para a minha felicidade!"


Bem Hajam!

sexta-feira, 22 de março de 2024

"Bimby Rules" - Bolo de Requeijão


Nada se perde, tudo se transforma!
Um requeijão que tinha como destino uma quiche resultou num bolo para o chá.
Mais simples não podia haver. No copo da Bimby, juntar os ingredientes e depois só o trabalho de untar e enfarinhar uma forma e levar ao forno a cozer.
Em menos de uma hora pronto a comer!
A caminho do fim-de-semana fica a sugestão de um bolinho simples. Leve, fofo e muito aromático, para quem não gostar do toque cítrico da raspa de limão, pode dispensar ou substituir pela raspa de laranja, ou até dispensar e aromatizar apenas com canela. 
Simples, leve e muito saboroso. 
Bom apetite!


Ingredientes:
1 requeijão
180g de açúcar amarelo 
4 ovos M
150g de farinha 
40g de amido de milho ( farinha maizena)
1. c. sopa de fermento em pó Royal
Raspa de limão q.b. (ou raspa de laranja)
1 c. sobremesa de canela em pó

Preparação:
No copo deitar os ovos, o requeijão e o açúcar. bater 1 min/vel.3,5
Juntar as farinhas e o fermento previamente peneirados.
Bater 15 seg/ Vel 3.5
Levar ao forno, em forma previamente untada e polvilhada com farinha, pré-aquecido a 180ºC, cerca de 35 a 40 minutos.
O tempo varia de forno para forno, pelo que recomendo ao fim de 30 minutos fazer o teste do palito, se ao espetar no centro do bolo sair seco, está pronto.




Bom Apetite!


segunda-feira, 18 de março de 2024

"Assado de Domingo" - Entrecosto com Vinho Tinto no Forno

Sobrou vinho tinto de um jantar? Carne para assar? Hummm, vamos fazer o entrecosto com ele?

Nem mais, saiu assim o assado num destes domingos de Inverno, aqueles dias frios e com muita chuva, daqueles dias que pedem comida de conforto e, um prato de forno é para mim sinónimo desse conforto, não só pelo aroma que emana pela casa, como o calor que proporciona sempre que acendo o forno.

Daqueles pratos a lembrar a casa da mãe, os domingos em família. Comida e  memórias, nada como um prato da infância para num instante nos levar a esse período da nossa vida, em que os domingos eram aqueles dias de lazer máximo sem preocupações e com muita diversão.

Quando a nostalgia chega, lá vou eu para a cozinha replicar as receitas da mãe. Aproveitar um resto de vinho foi o pretexto para este delicioso Assado de Domingo. E que bom que estava!



Ingredientes:
1,700kg de entrecosto golpeado para assar
3 chalotas ou 1 cebola cortada em gomos
4 dentes de alho
1 c.chá de pimentão fumado
3 c. sopa de azeite
sal q.b
100ml de vinho tinto
água q.b


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 170ºC.

Colocar o entrecosto num recipiente de forno e temperar com sal e pimenta. Reservar enquanto prepara a pasta de alho e pimentão fumado.

Preparar a pasta para o tempero: Num almofariz deitar os dentes de alho, um pitada de sal, o pimentão fumado e uma c. sopa de azeite. Misturar até formar uma pasta.

Barrar a carne com esta pasta. No almofariz deitar o vinho e o restante azeite de forma a aproveitar a pasta que fica agarrada. Dissolver bem e verter sobre a carne

Deitar mais um pouco de água e levar ao forno cerca de 30 minutos, tapado com folha de alumínio. Findo esse tempo destapar e adicionar as batatas para terminar de assar.

Preparar as batatas para assar. Juntar ao entrecosto. temperar com sal e juntar mais água com uma c.chá de pimentão, azeite e regar as batatas.

Levar ao forno mais 45 minutos. Ir vigiando para não deixar secar o molho.


Bom Apetite!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

" A Arte de Viver" - Liberdade

 


Liberdade para pensar, agir, amar, viver.

Liberdade para estudar, trabalhar, opinar, conduzir.

Quando pensamos que a Liberdade é garantida, ventos ecoam como pode ser amordaçada e moldada e por isso sejamos nós, Mulheres, as guardiãs de um valor que muito custou a conquistar.

Não posso dispensar um valor que sempre conheci e vivi. Inconcebível pensar que não poderia aprender, trabalhar, conduzir o meu carro, gerir o meu dinheiro fruto do meu trabalho. Inconcebível não ter direito de expressão.

A liberdade é um dos meus valores essenciais na minha vida, tal como a verdade, honestidade, respeito e amor.

Sejamos Mulheres, Livres, Sonhadoras, Prósperas e Determinadas em conseguir um amanhã melhor!

Sem liberdade, não há amor.  

Sem liberdade não há respeito. 

Sem liberdade, há MEDO!


Boa semana!

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Papas de Millet com Pêra



Quando o tempo é frio as papas são eleitas cá por casa e para variar das papas de aveia, saem as de millet.

De véspera deixo a demolhar (já falei sobre o tema pelo que recomendo a leitura, partilhando o link para a publicação feita sobre este cereal) e, no dia está pronto cozinhar.

São tantos os benefícios deste pequeno grão que vale mesmo a pena experimentar!

Já fiz várias receitas de papas de millet, mas este creme divinal foi me ensinado pela minha médica e amiga Inês Henriques que quem tanto aprendo e que tanto me inspira.


Demolhar o millet em água no mínimo 8h


Ingredientes:
(1 pessoa)

1/4 cháv de millet ( antes de demolhar)
1 chávena de bebida vegetal 
1/2 chávena de água
2 pêras
1 casca de limão
pau de canela 

Preparação:
1. Deixar o millet a demolhar no mínimo 8 a 12h (Costumo deixar a demolhar após o jantar, quando quero preparar ao outro dia ao pequeno-almoço).

2.No dia, escorrer e lavar o millet. Colocar num tacho com a bebida vegetal, água, casca de limão e pau de canela e levar ao lume.

3. Ralar as pêras e juntar. Deixar ferver 15 min. em lume brando.

4. Retirar a casca de limão e o pau de canela e triturar com a varinha mágica até ficar um creme. 
Se necessário juntar mais um pouco de bebida vegetal ao triturar para ajustar a cremosidade.

5. Servir. Gosto de juntar uma noz em pedaços como elemento crocante e polvilho com canela em pó.
 
Receita da Dra. Inês Henriques



Bom Apetite!