segunda-feira, 18 de março de 2024

"Assado de Domingo" - Entrecosto com Vinho Tinto no Forno

Sobrou vinho tinto de um jantar? Carne para assar? Hummm, vamos fazer o entrecosto com ele?

Nem mais, saiu assim o assado num destes domingos de Inverno, aqueles dias frios e com muita chuva, daqueles dias que pedem comida de conforto e, um prato de forno é para mim sinónimo desse conforto, não só pelo aroma que emana pela casa, como o calor que proporciona sempre que acendo o forno.

Daqueles pratos a lembrar a casa da mãe, os domingos em família. Comida e  memórias, nada como um prato da infância para num instante nos levar a esse período da nossa vida, em que os domingos eram aqueles dias de lazer máximo sem preocupações e com muita diversão.

Quando a nostalgia chega, lá vou eu para a cozinha replicar as receitas da mãe. Aproveitar um resto de vinho foi o pretexto para este delicioso Assado de Domingo. E que bom que estava!



Ingredientes:
1,700kg de entrecosto golpeado para assar
3 chalotas ou 1 cebola cortada em gomos
4 dentes de alho
1 c.chá de pimentão fumado
3 c. sopa de azeite
sal q.b
100ml de vinho tinto
água q.b


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 170ºC.

Colocar o entrecosto num recipiente de forno e temperar com sal e pimenta. Reservar enquanto prepara a pasta de alho e pimentão fumado.

Preparar a pasta para o tempero: Num almofariz deitar os dentes de alho, um pitada de sal, o pimentão fumado e uma c. sopa de azeite. Misturar até formar uma pasta.

Barrar a carne com esta pasta. No almofariz deitar o vinho e o restante azeite de forma a aproveitar a pasta que fica agarrada. Dissolver bem e verter sobre a carne

Deitar mais um pouco de água e levar ao forno cerca de 30 minutos, tapado com folha de alumínio. Findo esse tempo destapar e adicionar as batatas para terminar de assar.

Preparar as batatas para assar. Juntar ao entrecosto. temperar com sal e juntar mais água com uma c.chá de pimentão, azeite e regar as batatas.

Levar ao forno mais 45 minutos. Ir vigiando para não deixar secar o molho.


Bom Apetite!

1 comentário:

  1. ...¡¡¡Hola!!!...Acabo de conocer tu blog (por medio de ''Tasca da Elvira'')... y presiento que me va a gustar... como este ''asado de domingo''... ¡¡¡Un abrazo!!!...

    ResponderEliminar