sexta-feira, 23 de agosto de 2024

"Veggie Time" - Sumo de Aipo

Sumo de aipo. Sim leram bem. SUMO DE AIPO.

Simples só aipo e água, nada mais. Para começar bem o dia. 

Apesar de usar nos batidos, assim simples nunca tinha feito mas o cuidado com a minha saúde é uma das minhas prioridades e sabendo que é óptimo para limpar o organismo e melhorar o sistema imunitário lá fui eu experimentar.

Não é delicioso como um sumo de laranja, mas que se bebe bem, bebe.

Seguindo o lema "primeiro estranha-se, depois entranha-se" faço tudo para cuidar da minha saúde e bem-estar e, consumir mais vegetais sejam eles em sumo, batidos, sopas e acompanhamentos é uma prioridade.

Vamos trocar o mal que sabe pelo bem que faz? E que tal conhecer um pouco melhor o aipo?

Ora bem, o aipo é um vegetal  que deverá ser inserido na nossa alimentação diária pelos seus inúmeros benefícios, tais como reforçar a imunidade, diminuir o colesterol, prevenir o envelhecimento precoce, evitar o desenvolvimento de doenças crónicas tais como a diabetes e cancro. Rico em compostos antioxidantes, tais como os flavonoides que ajudam a combater os radicais livres e danos às células; em vitamina A, do complexo B, vitamina K, cálcio e fósforo essenciais para a saúde óssea, pois a vitamina K atua na mineralização óssea, enquanto o cálcio e o fósforo são importantes na formação e manutenção do tecido ósseo.

Além destes benefícios é um excelente diurético bem como um hipotensor.

Mas nem tudo são benefícios, pois há alguns cuidados a ter,  o aipo pode causar alergia a algumas pessoas, ou fazer interação com certos medicamentos como os anticoagulantes, por isso alerta para estas duas questões. Consultar sempre o médico em caso de toma destes medicamentos e se após consumir aipo ficar com falta de ar, comichão, inchaço.

Fora isso, vamos ter o aipo na nossa lista de compras, pois resulta muito bem em estufados, sopas, caldos, sumos e batidos.

Aqui partilho apenas o sumo de aipo coado, para o efeito desejado, de querer só sumo.

Ingredientes:
( 1 pessoa)
2 talos de aipo ( biológico de preferência)
300ml de água

Num processador bater 1 minuto, velocidade máxima. (Bimby: 1 minuto/Vel.10)

Coar com um pano num passador de rede fina para obter o sumo puro. ( Quem usar a Bimby não precisa de coar com o pano, basta um passador de rede fina, no entanto fica a polpa mais concentrada e excelente para usar de seguida na sopa, ou numa base para estufado)

Bater o aipo e a água 1 minuto, velocidade máxima


Para um sumo sem as fibras coar com pano de algodão

A polpa que fica depois de espremida

As fibras (a polpa) guardo e uso na sopa, ou nos refogados. Podemos congelar e está pronta a usar nos guisados. Nada se estraga, tudo se aproveita!


Beber de imediato em jejum para obter o efeito desejado!

Boa Saúde!







1 comentário:

  1. Bom Dia, tem um blogue muito simpático. obrigada pelas partilhas. Já tinha ouvido falar de sumo de aipo, há quem lhe atribua efeitos muito benefícios. vou experimentar. muito obrigada pela sugestão.
    um bom dia
    Barbara Rita

    ResponderEliminar