segunda-feira, 26 de agosto de 2024

"Bom dia, Dia Bom - Hoje é um bom dia para..."

 


Hoje é um bom dia para olhar para dentro. E nem de propósito, que esta publicação semanal sai na 2ªfeira e não no domingo como estava prometida. Sai no dia do sismo que se sentiu em Portugal, de intensidade 5,3, ou seja, o maior desde 1969.

Ontem não consegui escrever sobre a foto escolhida, estava sem inspiração para partilhar o que queria para esta semana, a introspeção. No lufa-lufa do dia-a-dia quantos de nós olha para dentro?

Olhar para dentro não é mais do que fazer uma auto-análise de como estamos no momento, das nossas emoções, sentimentos, ambições, sonhos, projetos que queremos realizar, sonhos por concretizar,

Eu aprendi a fazer e sei da importância de fazê-lo com frequência, pois se não fizer a nossa vida esfuma-se na espuma dos dias. Tal como da importância de viver cada vez melhor o momento presente.

Hoje eram 5:11 da manhã, um sismo abalou o continente e, no meio do meu sono, a onda sísmica passou pela minha casa e abanou a cama. Acordei sobressaltada com o barulho que a cabeceira da cama tinha feito ao bater na parede. Pensava que o marido tinha se levantado e caído no chão, mas não, ele estava tranquilo a dormir ao meu lado. Voltei a dormir tranquila pensado que tinha sonhado.

Assim que me levantei descobri que não tinha sonhado e o que me acordou pouco depois das 5h tinha sido o abalo sísmico. Pensei: se acontecesse algo pior, podia ter morrido ali na cama sem saber.

Este momento de hoje, não é indiferente a ninguém e deixa toda a gente a pensar na finitude da vida e que não controlamos mesmo nada, principalmente a Mãe Natureza. 

Por isso, hoje é um bom dia para olharmos para dentro de nós. Se estamos felizes com  vida que levamos e, caso não estejamos o que fazemos para a melhorar.

Se nos deixamos levar pela tristeza e angústia do medo do futuro em vez de tirarmos o melhor de cada dia que vivemos. Hoje acordámos vivos, o sismo não causou vítimas. O susto passou e o que fizemos hoje? 

Sorrimos mais? Julgámos menos? Dissemos uma palavra amiga? Cuidámos de nós, da alimentação, da saúde ou continuamos a dizer que não temos tempo?

Aborrecemo-nos com coisas insignificantes ou apreciámos o céu enquanto esperamos na fila do trânsito?

Hoje é um bom dia para olhar para dentro e analisar o que temos feito de errado, quem magoámos com gestos e palavras, os julgamentos que fizemos, quem não perdoámos, quem amámos, a quem agradecemos. Que sonhos queremos concretizar e nada fazemos para os conseguir realizar.

Hoje é um bom dia para ao deitar, sorrir e dizer: 

Eu sinto muito se magoei alguém, perdoo quem me magoou ou ofendeu, eu amo e agradeço tudo o que a Vida me deu. E hoje deu-me paz, a Vida e salvou-me de sofrer uma catástrofe natural.

Hoje é um bom dia para olhar para dentro!


 Bom dia, dia bom!


Sem comentários:

Enviar um comentário