sexta-feira, 1 de outubro de 2021

"A Hora da Nutri" - Alimentação Sustentável

A palavra sustentabilidade está na hora do dia e quantos de nós já fizemos esta pergunta: Como consigo sozinho contribuir para a sustentabilidade do planeta Terra, a nossa primeira e principal casa? 

Pegando neste tema desafiei a querida Inês, nutricionista convidada do Bago de Romã, para nos explicar em primeiro lugar o que é uma alimentação sustentável e dar as suas dicas para nos tornarmos consumidores informados e mais conscientes. Para que possamos dar o nosso contributo, pode ser pequeno, mas todos juntos faremos a diferença. Se imaginarmos o mar, ele é composto por gotas, que sozinhas nada fazem, mas que em conjunto formam um vasto oceano.

- Inês, fala-se muito na alimentação sustentável, afinal o que é uma alimentação saudável?

De acordo com a FAO, a sustentabilidade são práticas que permitem garantir os direitos do homem, satisfazendo as necessidades atuais e futuras, sem provocar danos no ecossistema de forma irreversível, nem compromete as gerações que estão por vir. Assim, a sustentabilidade abrange o ambiente, mas também conteúdos económicos, políticos e sociais.

Assim sendo, a alimentação sustentável é aquela que tem baixo impacto no ambiente e garante a segurança alimentar e nutricional da população, a saúde atual e futura. Portanto, uma alimentação sustentável respeita o ambiente, mas também os recursos naturais e humanos.

- E como posso ter uma alimentação mais sustentável?

Ter ações mais sustentáveis é algo que todos devemos fazer, pelo planeta e pelas gerações futuras. E, na verdade não custa, porque pequenas coisas podem fazer grandes diferenças, tais como:

  • Definir uma ementa de refeições e respetiva lista de compras. Assim evita-se comprar alimentos desnecessários e logo o desperdício.
  • Utilizar sacos de pano para transportar as compras. E não precisam de ser comprados, podem ser feitos de tecidos em casa com roupas que já não usamos ou tecidos de lenços.
  • Armazenar os alimentos de forma correta em casa para evitar que se estraguem. Guardar de imediato no frio depois de comprados e organizar a despensa por prazos de validade.
  • Reutilizar as embalagens.
  • Optar por alimentos da época.
  • Comer leguminosas com regularidade. São uma excelente substituição da proteína animal (carne e peixe).
  • Incluir hortícolas no prato ao almoço e jantar.
  • Variar a alimentação e fazer algumas refeições vegetarianas.
  • Ferver a água numa chaleira para cozinhar em vez de esperar que aqueça na panela.
  • Reutilizar as sobras para fazer outras receitas, nunca deitar comida fora!
  • Um passo importante também tem a ver com escolher produtores locais, especialmente os que se focam na agricultura sustentável. Os agricultores portugueses têm vindo a acompanhar este crescimento na importância dada à sustentabilidade e a outros temas mais atuais. 

Depois destas dicas, creio que todos nós já fazemos conscientemente algumas delas, pois em Portugal, temos abundância e variedade de frutas e legumes, sendo facilitado o consumo sazonal. Temos um país com uma vasta área costeira que nos permite aceder a uma enorme variedade de peixe fresco, bem como, de Norte a Sul, carne de qualidade, logo esta proximidade permite o aumento do consumo de produtos nacionais em detrimento dos produtos oriundos de outras partes do mundo, que aumentam a pegada ecológica. Reduzimos o uso de sacos plásticos nas compras e temos mais atenção quanto ao desperdício alimentar.

Nunca é demais salientar que todos podemos fazer mais, se não sabem como reutilizar alimentos que sobram, aqui no blogue podem encontrar várias sugestões de receitas para reutilizar as sobras ( há várias receitas aqui no blogue, na rubrica, cuja etiqueta é  " Reciclar é poupar" e Sobrou?...Aproveitou! não sendo vegetariana tenho o hábito de semanalmente fazer um dia sem carne, nem peixe, portanto, onde também podem encontrar algumas das minhas receitas que faço cá por casa, estas receitas estão na rubrica "Nem Carne, Nem Peixe":

https://obagoderoma.blogspot.com/2021/08/nem-carne-nem-peixe-espirais-coloridas.html

https://obagoderoma.blogspot.com/2021/07/sobrouaproveitou-tortilha-no-forno-com.html

https://obagoderoma.blogspot.com/2021/08/sobrou-aproveitou-quiche-de-alho.html

https://obagoderoma.blogspot.com/2020/11/desperdicio-zero-frascos-de-mel.html

https://obagoderoma.blogspot.com/2020/04/reciclar-e-poupar-arroz-de-frango-no.html

https://obagoderoma.blogspot.com/2021/07/nem-carne-nem-peixe-minha-moussaka.html

https://obagoderoma.blogspot.com/2021/07/nem-carne-nem-peixe-pataniscas-de.html

https://obagoderoma.blogspot.com/2019/02/reciclar-e-poupar-feijoada-rapida.html

https://obagoderoma.blogspot.com/2021/04/nem-carne-nem-peixe-cogumelos-bolonhesa.html

https://obagoderoma.blogspot.com/2018/02/dicas-sugestoes-congelar-nozes.html

https://obagoderoma.blogspot.com/2015/04/dicas-sugestoes-congelar-bananas.html

Eu já tento fazer a diferença no meu dia-a-dia, e tenho a certeza que se cada um fizer um pequeno gesto, diário, no caminho da alimentação sustentável,  todos juntos faremos a diferença e o mundo será um lugar bem melhor. 

Não custa nada, é tão simples, basta querer! O ambiente agradece e não só, a nossa saúde e a nossa carteira também!

Não ao desperdício.


Boas escolhas!


"A Hora da Nutri" tem o contributo da nutricionista Inês Panão.

Sem comentários:

Enviar um comentário