sábado, 11 de agosto de 2012

Arroz Malandrinho de Tomate e Pimento


Uns tomates biológicos vindos da "quintinha" de uma amiga, abriram-me o apetite para fazer este arroz malandrinho de tomate e pimento.


Segui a receita do livro base da Bimby, mas com algumas alterações, pois considerei a quantidade do pimento excessiva, utilizado apenas um quarto em vez de um inteiro. Fica então o meu arroz, tal como o fiz, o qual serviu para acompanhar uns deliciosos pastéis de bacalhau.


Ingredientes:
300g de Arroz Carolino ( ou de grão redondo) - Usei 2 Chávenas de Chá ( a minha medida para o arroz)
1 Cebola
2 Dentes de Alho
1/4 de Pimento Vermelho
200g de Tomate ( em pedaços bem maduro ou em polpa)
Sal q.b.
1 Folha de Louro
50g de Azeite
800g de Água ( habitualmente, no tacho uso como medida por cada chávena de arroz, três de água, para arroz malandrinho. Aqui optei pelos 800g de água dado que a medida ultrapassava o litro).


Modo de Preparação - Bimby

No copo deitar a cebola, os dentes de alho e o tomate e picar 8 Seg/ Vel.5

Adicionar o azeite e cozinhar 5 Min./ Temp. Varoma/ Vel.2.

Juntar o arroz, a folha de louro e o pimento em tirinhas fininhas. Programar mais 3 Min./ Temp. Varoma/ Vel. Colher Inversa ( para fritar o arroz).

Por fim, deitar a água, temperar de sal e cozinhar 15 Min./100º/ Vel.Colher Inversa. Mexer com a espátula, para o arroz não ficar agarrado no fundo.

Gosto particularmente deste arroz para acompanhar qualquer tipo de peixe frito,  pastéis ou pataniscas de bacalhau e Douradinhos.


 Modo de Preparação - Tradicional

Num tacho com o azeite, levar a refogar a cebola e os dentes de alho picados. Adicionar o tomate maduro, esmagado com a mão, a folha de louro e  pimento em tiras fininhas. Mexer e deixar cozinhar mais um pouco.

Deitar o arroz e deixar fritar, envolvendo no preparado do tomate. 

Adicionar a água ( costumo utilizar a cafeteira electréctica para ferver a água, pois assim o arroz demora menos tempo a fazer). Mexer.

Temperar de sal a meio da cozedura. Mexer e deixar cozer em lume brando, durante mais ou menos 15 a 20 minutos.



 
Bom apetite!


Fonte: Livro Base da Bimby de 2008
Fotos: Romã (c)

7 comentários: