terça-feira, 7 de abril de 2020

" Reciclar é Poupar" - Arroz de Frango no Forno


A arte da cozinha é, para mim, um pouco como fazer magia. 
Já o disse muitas vezes que, aprendi muito do que sei com a minha mãe, sendo um dos seus ensinamentos, sempre que cozinho, o de nunca estragar e conseguir fazer uma boa refeição com pouco.
Foi o caso deste arroz de frango no forno. Resultou de um aproveitamento de caldo de frango do campo que tinha congelado, junto com um quarto de frango assado que tinha sobrado da refeição anterior e meia couve coração que restava no frigorífico.
Um quarto de frango apenas seria para uma pessoa; o que me deixa mais feliz é que consegui uma refeição, que rendeu 6 doses. Isto para mim é fazer magia e, sim o maior desafio da culinária é esta arte de com poucos ingredientes imaginar uma nova  refeição.
Sinto-me feliz porque não desperdiço, feliz porque rentabilizo e sobretudo por conseguir  numa só refeição inclui vários legumes tornando a refeição completa e saborosa. 
Reciclar, Reutilizar e Rentabilizar são regras na minha casa e que partilho com muito gosto.
No meu caso este tabuleiro, rendeu 3 refeições para 2, portanto a receita ideal para alimentar uma família! 
Sobrou frango assado ou cozido? Esta é apenas mais uma sugestão! 
Nada se estraga, tudo se transforma!


Ingredientes:
1/4 frango assado (sobras) ou cozido, desfiado
1/2 farinheira
1/2 chouriço de carne
3 alhos franceses (apenas a parte branca)
1/2 couve coração
1 cenoura grande
1 cebola pequena
azeite q.b.
1 folha de louro
3 cháv. de arroz carolino
4 cháv de caldo de frango
2 cháv. de água
1. c. (café) de açafrão,
1 rodela de gengibre fresco (tamanho de uma moeda de 1 euro).
sal, pimenta preta (5 bagas)

Preparado de legumes na wok, com o frango e a farinheira

Num tabuleiro de forno deitar metade do arroz


Cobrir com o preparado de legumes, frango e os pedaços de farinheira

Terminar com o restante arroz e decorar cm rodelas de chouriço.


Preparação:

1. Num tacho cozer a farinheira e o chouriço e quando a água ferver escaldar a couve coração cortada em juliana. Usei metade de cada enchido, guardando as restantes metades para uma feijoada planeada para meio da semana.

2. Pré-aquecer o forno a 180ºC.

3. Entretanto, num tacho preparar o arroz. Deitar um fio de azeite, juntar a cebola picada, a rodela de gengibre e o açafrão.
Quando a cebola estiver amolecida, juntar o arroz e deixar fritar. Junte entretanto 4 chávenas do caldo, como não chegou completei as 4 chávenas com um pouco de caldo de cozer a farinheira, sendo as restantes 2 chávenas de água. Temperar com uma pitada de sal, pois o caldo já foi temperado previamente.

4. Enquanto o arroz coze, preparar na Wok o "recheio do empadão". Deitar um fio de azeite e saltear os alhos franceses às rodelas e a folha de louro, juntar depois a couve coração cortada em juliana e por fim a cenoura.
Envolver bem e deixar cozinhar uns minutos. Por fim adicionar o frango desfiado e temperar com sal ( pouco), pimenta preta ou 5 Bagas, noz-moscada. Regar com um fio de vinagre ( gosto de usar o vinagre, pois é excelente para baixar o índice glicémico dos alimentos).

5. Untar o tabuleiro e deitar metade do arroz ( convém retirar a rodela de gengibre). Colocar o preparado de legumes e frango. Por cima do preparado espalhar metade da farinheira, previamente cozida, em pequenos pedaços.

6. Cobrir com o restante arroz. Alisar e decorar com metade do chouriço cortado em rodelas.

7. Levar ao forno a 220ºC, até dourar (como não tenho grill, demorou cerca de 30 minutos). Aqui depende muito de forno para forno, portanto vigiar ao fim de 15 minutos. Se estiver douradinho, está no ponto.

Nota: Este prato foi feito para aproveitar sobras de frango, mas pode ser feito com a quantidade de carne que entender. Pode juntar uma farinheira inteira, por exemplo. Por uma questão de tornar a refeição mais equilibrada, reduzo as quantidades de carne e de enchidos e abuso nos legumes, por exemplo coloquei 3 alhos franceses, 1 Cenoura e 1/2 couve coração. Para mim é suficiente, mas fica ao critério de cada um, por isso as quantidades indicadas podem ser ajustadas ao gosto pessoal. Espero que gostem :)



Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário