sexta-feira, 9 de julho de 2021

"Sobrou?...Aproveitou!" - Tortilha no Forno com Frango e Cogumelos

Sobrou frango assado? Eu tenho sempre uma boa solução e desta vez fiz algo que não fazia há muito tempo: Tortilha no Forno.

Daquelas receitas que faço sempre para dar uso a sobras, ou quando quero uma refeição rápida. 

Excelente para aproveitar legumes, sobras de frango assado como o caso da minha tortilha de hoje. Tinha um quarto de frango assado, o peito e a asa, quatro cogumelos, meia dúzia de tomates-cereja e um resto de queijo para gratinar ao qual juntei batata-palha ( tenho sempre um pacote na despensa, para as refeições SOS) e levei ao forno. Em meia hora, estava a fumegar na mesa, bem acompanhada com uma salada variada e colorida.


Desfiar o frango, cortar os cogumelos e bater os ovos. Montar e levar ao forno. Fácil, não é? Mais uma boa sugestão para quando queremos uma refeição expresso, ou uma solução SOS quando não há tempo ou paciência para cozinhar. (sim, eu também tenho desses dias e está tudo bem!) 

A tortilha que se come bem tanto quente como fria, é para mim ideal para levar na lancheira para o trabalho ou para a praia. Uma receita que tenho na manga e que partilho, quem sabe fiquem a gostar tanto como eu.

Com esta receita desejo um bom fim-de-semana, e se tiverem sobras, já sabem nada de desperdiçar e toca a criar! Nada se estraga, tudo se transforma!!!

Ingredientes:
(4 Pessoas)

Batata-palha q.b.
Frango assado desfiado ( um quarto, usei peito e asa)
Cogumelos frescos (4)
Tomate-cereja (6)
6 ovos
1 c. café de fermento em pó
Queijo ralado para gratinar
sal, pimenta preta, oregãos
Azeite ou manteiga para untar



Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 200ºC

2. Untar generosamente uma tarteira, de louça ou pirex com manteiga ou azeite

3. Espalhar sobre o fundo, um punhado de batata palha.

4. Cobrir com o frango desfiado, os cogumelos laminados e os tomates cortados ao meio.

5. Salpicar com o queijo ralado em fios, a gosto.

6. Abrir os ovos para uma tigela e temperá-los com sal e pimenta. Adicionar uma pitada de fermento em pó e bater com um garfo até estarem desfeitos. Juntar os oregãos.

7. Deitar sobre os outros ingredientes e levar ao forno durante cerca de 15 minutos.

8. Acompanhar com uma salada a gosto.




Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário