segunda-feira, 26 de julho de 2021

" Nem Carne, Nem Peixe" - A Minha Moussaka Veggie


Depois de experimentar a Moussaka fiquei tentada em fazer a minha versão vegetariana e não hesitei muito tempo em por as mãos na massa. A forma de a preparar é idêntica, apenas em vez da carne usei as lentilhas vermelhas cozidas.

Uma versão para quem pretende reduzir o consumo de carne, ou até mesmo para quem faz uma alimentação vegetariana. Quanto ao molho béchamel, usei leite, mas até esse pode ser substituído por bebida vegetal.

Quer uma versão, quer outra são deliciosas, e vale mesmo a pena experimentar, nem que seja, para variar a ementa.

Estamos no Verão e como devemos privilegiar os legumes da época, nada como aproveitar para fazer umas belas Moussakas, com ou sem carne. 

Viajar, nem que seja apenas pelo mundo dos sabores, inovar e arriscar. Arriscam provar?



Ingredientes:
( Para 4 pessoas)
1  cháv. bem cheia de lentilhas vermelhas cozidas
1 Beringela grande
2 tomates pelados, cortados e sem sementes (tomate concassé)
1/2 pimento vermelho
Polpa de tomate q.b.
1 cebola 
1 dente de alho 
35 ml azeite
sal, pimenta, Ervas da Provence, folha de louro.

Molho Béchamel:
500 ml de leite
35g de farinha
35g de manteiga (substitui por azeite)
sal, pimenta e noz-moscada

Preparação:

1. Cortar a beringela em rodelas e levar num tabuleiro ao forno, temperado com sal e pimenta preta, cerca 20 de minutos a 180ºC, até ficarem douradas. Findo esse tempo, retirar do forno e reservar.

2. Enquanto, a beringela está no forno, preparar o molho de lentilhas e tomate. Num tacho deitar o azeite e a cebola picada e o alho picado. Juntar o louro e deixar refogar. 

3. Juntar o tomate, o pimento vermelho picados e a polpa de tomate (usei 2 c.sopa de concentrado de tomate)

4. Temperar com sal, pimenta preta, paprika e as ervas de provença. Deitar um pouco de água. Deixar apurar.

5. Adicionar as lentilhas previamente cozidas (Deitar uma chávena de lentilhas secas e uma medida igual de água. Temperar com sal e deixar cozer. Estão prontas quando tiverem absorvido toda a água). Depois de cozidas duplicam o volume. Portanto, usei nesta receita uma  chávena de lentilhas cozidas.

6. Depois de juntar as lentilhas no molho de tomate deixar cozinhar mais uns minutos.

5. Entretanto, preparar o molho béchamel. Num tacho deitar a manteiga (eu usei azeite) e a farinha, mexer até formar uma bola. Deitar o leite e ir mexendo ate formar um creme. Temperar com sal, pimenta, noz-moscada.  ( opção Bimby: Deitar no copo o leite, o azeite, a farinha, temperar com sal, pimenta e noz-moscada e marcar 90ºC/6 Min/ Vel.4)


6. Montar a Moussaka: 
Num recipiente de forno, colocar no fundo as rodelas da beringela, colocar o preparado de lentilhas com tomate e por fim o molho béchamel. 
Levar ao forno a gratinar, até dourar, a 180ºC ( cerca de 30 a 40 minutos no meu forno). Convém vigiar. Está pronto quando tiver uma crosta dourada.


Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário