sexta-feira, 29 de outubro de 2021

"Apenas 30 Minutos" Salada Quente de Feijão-Frade com Filetes de Cavala de Conserva

 


Como fazer o almoço em meia hora? Quando há na despensa conservas e leguminosas e ovos no frigorífico tudo se resolve, e num instante uma salada quente de feijão-frade com batata-doce, cenoura e ovo acompanha uns singelos filetes de cavala em azeite. 
Rápido, fácil e bem saudável, para comer sem peso na consciência! 


Ingredientes:
( Para 2 pessoas)
400g de feijão-frade cozido ( equivalente a 1 frasco de vidro)
2 batatas doce baby ou 1 batata doce média
2 cenouras pequenas ou 1 grande
2 ovos
1 cebola pequena ou 1/2 cebola
2 c. sopa de azeite
1 folha de louro
sal, pimenta e vinagre q.b.
2 embalagens de filetes de cavala em azeite
Salsa picada (opcional)

Preparação:

1) Levar a cozer a batata-doce e a cenoura cortadas previamente em pequenos cubos.

2) Cozer os ovos.

3) Numa frigideira wok deitar o azeite, a cebola e a folha de louro. Quando a cebola estiver translúcida, juntar o feijão-frade cozido e bem escorrido ( costumo cozer em casa e congelar, mas pode igualmente utilizar um frasco de vidro ou uma lata das pequenas). Convém sempre passar por água e escorrer bem antes de juntar à cebola. Deixar saltear na cebola e no azeite uns minutos antes de juntar a batata-doce e a cenoura cozidas e bem escorridas. Temperar com sal e pimenta preta e mexer. Deitar um pouco de vinagre (a gosto). Envolver bem, ainda ao lume cerca de um minuto, é apenas para "casar" os sabores, pois como já estão os alimentos cozidos, tendem a desfazer-se. Por fim picar oso ovos e envolver.

4) Gosto de juntar salsa fresca picada, mas quando não tenho também fica bom sem, como foi o caso. Portanto, se gostarem podem juntar a gosto, pois dá um toque de frescura à salada.

5) Por fim, abrir as latas de conserva, escorrer o azeite das latas, e servir os filetes acompanhados desta salada quente. 

Nota: Esta salada é um excelente acompanhamento para peixe e também carne grelhada, sendo uma forma de incluir as leguminosas nas refeições, bem como ser uma opção ao arroz, ou massas. Cá em casa é uma das formas de consumir o feijão-frade.

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário