quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Muffins ou Queques de Mirtilos


Os bolinhos individuais são uma excelente opção para mim e a pensar em quem tem crianças pequenas, partilho esta receita que costumo fazer, por um lado pela facilidade com que se preparam, como pela vantagem de se poderem congelar. Assim tenho sempre snacks fresquinhos e disponíveis quando preciso.
Mais uma daquelas receitas bem práticas, sem precisar de balança para pesar, nem de batedeira para bater. As medidas são em chávenas e para bater basta uma colher de pau.
Sabendo a receita base, esta pode ser variada no seu recheio. Hoje foram queques de mirtilos, mas ficam excelentes com maçã e canela, banana e pepitas de chocolate e mais combinações que se podem experimentar. As que falei são as minhas preferidas, mas fica sempre ao critério de cada um criar a sua própria combinação a gosto.
Agora que a escola começou, que tal aproveitar esta receita e levar os miúdos para a cozinha, ensinado as vantagens de preparem os seus próprios snacks.
Sim, são bolinhos, mas feitos em casa, sabendo o que estamos a comer. Se é para comer uns muffins ou queques que sejam feitos por nós, pois é completamente diferente dos que se compram no supermercado cheios de conservantes. Em casa, sempre podemos controlar a quantidade de açúcar, as farinhas que usamos e a qualidade dos ingredientes utilizados. 
Vamos incentivar as nossas crianças a fazerem os seus próprios snacks e a aprenderem que o caseiro é bom e bem saudável. Setembro é tempo de novas rotinas e novos hábitos!
Boa Semana!


ngredientes: 
(Rende 18 unidades)

Massa Base
*Base Seca*
2 cháv. e meia de farinha (1 cháv. farinha espelta, 1 cháv. farinha Branca de Neve, 1/2 de Farinha Maizena ou Amido de Milho)
1 chávena de açúcar amarelo)
1 c. chá de fermento em pó

*Base Líquida*
1/2 cháv. de óleo de girassol 
1/2 cháv de leite de amêndoa
1 ovo
Raspa de limão
2 cháv. de mirtilos congelados ou fresco (eu tinha mirtilos congelados para escoar).

Nota: Chávena tem capacidade de 200 ml

Preparação:

1. Preparar a base seca e a líquida em recipientes separados.

2. Numa taça deitar os ingredientes secos. Misturar e abrir um buraco ao centro, onde deitará a base líquida.

3. Bater o ovo com o óleo e o leite. Juntar a raspa de limão e adicionar à base seca.

4. Envolver os preparados com a colher de pau, de forma a formar uma massa homogénea.

5. Por fim adicionar os mirtilos congelados

6. Levar em formas de queques, em forno pré-aquecido a  180º C, 30 a 35 minutos.

Nota: Já fiz estes queques com mistura de farinha normal e integral, sendo o resultado final uns bolinhos mais densos. Esta mistura de farinha que fiz desta vez, tornou os queques mais fofos e como leva amido de milho ficam com menos quantidade de glúten. Outra nota para a escolha da Farinha Branca de Neve (não sou paga pela publicidade, mas é uma farinha que prefiro, pois tem uma mistura de farinha de trigo e de arroz que permite obter sempre excelentes resultados). A minha escolha sempre que compro farinha para bolos. Antigamente tinha mistura de amido de milho, mas reparei recentemente que agora usam a farinha de arroz. Se nunca repararam no rótulo, da próxima vez que forem às compras reparem e experimente. Faz diferença no resultado final de uma receita.


Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar