segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Sobrou?... Aproveitou! - Quiche de Alho Francês e Delícias do Mar



Sobrou...? Aproveitou! Foi com base no lema nada se perde, tudo se transforma, que nasceu esta quiche. Há que improvisar com o que temos e, as duas claras e 100ml de natas que sobraram da bavaroise de chocolate e limão levaram-me a pensar numa forma rápida de as gastar. No frigorífico havia alho francês suficiente e um pacote de delicias do mar no congelador. Estava então decidido, iria sair uma quiche e o recurso à massa quebrada de compra foi a única solução rápida que encontrei para despachar o jantar, num dia complicado.
As quiches são um óptimo recurso para quando preciso de aproveitar sobras. São versáteis e podem ficar mais ou menos altas de acordo com a quantidade de ovos que usamos. Normalmente, uso no máximo 4 ovos por isso nunca são muito altas. Esta teve a particularidade de levar 2 gemas e 4 claras, ficando mais fofa que o habitual.
Sobras? Não, ingredientes para estimular a criatividade e inovar numa receita básica de uma quiche.
E, por aí gostam de criar com base nos ingredientes que têm disponíveis?



Ingredientes:
1 placa de massa quebrada ( pode fazer, mas as compra são sempre uma boa alternativa, quando queremos algo rápido)
2 a 3 alhos franceses ( Depende do tamanho)
1 cenoura
12 barrinhas de delícias do mar ( reservar 2 para cortar em tiras para decoração)
100 ml de natas
2 ovos 
2 claras 
sal, pimenta preta ou 5 Bagas e noz-moscada
Como o nome indica esta receita nasceu para aproveitar 100 ml de natas que sobraram  da Bavaroise de Chocolate e limão receita e as duas claras. Ora bem, como o recheio de uma quiche leva sempre ovos e natas para ligar o recheio, esta ficou bem mais ligeira, pois reduzimos a quantidade de natas e de gemas, ficando mais fofa com a maior quantidade de claras, no entanto como tem poucos ovos não fica tão alta.A prova que nada se estraga e até a reciclar podemos podemos poupar!

Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 200ºC.
2. Preparar a forma de tarte. Cobrir com massa quebrada, deixando ficar o papel vegetal que a acompanha. Picar o fundo com um garfo, para não empolar quando for a cozer.
3.Cortar os alhos franceses em rodelas ou em meia-luas finas e ralar a cenoura
4. Levar ao lume uma frigideira larga com um fio de azeite onde irão cozinhar os alhos-franceses até estarem macios. Temperar com sal, noz-moscada e pimenta preta.
5. Assim que estejam macios, juntar a cenoura ralada e as delícias do mar cortadas em pedaços. envolver e apagar o lume. As delícias irão cozer no calor residual e depois no forno. Reservar.
6. Entretanto, bater os 2 ovos, as duas claras com as natas. Temperar apenas com uma pitada de noz-moscada e de sal, dado já ter temperado o alho francês.
7. Deitar o preparado de alho francês com as delícias na tarteira previamente forrada e com o fundo picado ( o preparado não deve estar quente para que a massa não fique mole).
8. Verter as natas batidas com os ovos e decorar com as duas delícias cortadas em tiras.
9. Levar ao forno cerca de 40 a 50 minutos, a 200ºC até dourar.
10. Servir a gosto. Gosto de servir com uma boa salada variada.



Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário