quarta-feira, 25 de agosto de 2021

" Nem Carne, Nem Peixe" - Espirais Coloridas com Molho de Tomate e Requeijão

Nada como aproveitar o que a natureza nos dá, no seu tempo. E, Verão é tempo de tomate bom e doce para fazer um prato que adoro tomatada. Do mercado vieram dois quilos e meio de tomate coração de boi, madurinho pronto a fazer uma quantidade generosa de molho de tomate.

Ora bem, uma parte desses tomate deu origem a molho de vegetais, que já está congelado em doses prontas a usar, quando o tomate da estação terminar; a outra resultou num simples molho de tomate aromatizado com manjericão, ao qual juntei requeijão, e não é que ficou mesmo uma delícia?

Assim encontrei mais uma receita simples, rápida, fácil e muito acessível  para os dias sem carne, nem peixe.

Com ou sem manjericão, é um prato simples e que recomendo principalmente para aqueles dias que precisamos de algo rápido. Não havendo tomate fresco, há sempre na despensa uma lata de tomate, massas idem, e requeijão não tendo no frigorífico, está disponível fresco em qualquer supermercado.

Tão simples e tão bom e não se esqueçam de aproveitar para consumir os vegetais e os legumes da época, e o Verão é tão rico que devemos privilegiar o que a natureza nos oferece agora!


Ingredientes:
(Para 2 a 3  pessoas)

500g de tomate fresco pelado e sem sementes ( Ou 1 lata de tomate pelado)
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
6 a 8 folhas de manjericão fresco
azeite q.b.
vinagre de sidra q.b.
massa de espirais
sal, pimenta preta e noz-moscada
1 requeijão 


Preparação:

1. Preparar o molho de tomate:
Se usar tomate fresco, pelar e retirar as sementes e cortar em pedaços. Como o tomate coração que usei era fresco e estava bem maduro, foi só pelá-lo, pois não tinha sementes e apenas foi desfeito com as mãos direto para o tacho, depois da cebola e dos alhos estarem refogados.

2. Num tacho largo deitar um fio de azeite e a cebola picada e a folha de louro. Quando estiver translúcida juntar os alhos picadinhos, mexer e deixar mais uns minutos antes de juntar o tomate. Assim que juntar o tomate, mexer, temperar de sal, uma pitada de noz-moscada e um pouco de vinagre de sidra. Tapar e deixar cozinhar em lume brando cerca de 15 minutos. Quando o molho estiver apurado, apagar o lume e juntar as folhas do manjericão fresco picado

2. Entretanto, enquanto o molho de tomate cozinha, cozer a massa em água abundante até ficar al dente. Escorrer e reservar.

3. Assim que o molho de tomate esteja pronto (pode ou não triturar, mas se triturar retirara folha de louro previamente), juntar a massa escorrida e o requeijão temperado com pimenta preta. Envolver a massa e o requeijão no molho que se irá desfazer e engrossar o molho.

4. Servir polvilhado com manjericão seco ou fresco picado.

Bom Apetite!

2 comentários: