Nada como aproveitar o que a natureza nos dá, no seu tempo. E, Verão é tempo de tomate bom e doce para fazer um prato que adoro tomatada. Do mercado vieram dois quilos e meio de tomate coração de boi, madurinho pronto a fazer uma quantidade generosa de molho de tomate.
Ora bem, uma parte desses tomate deu origem a molho de vegetais, que já está congelado em doses prontas a usar, quando o tomate da estação terminar; a outra resultou num simples molho de tomate aromatizado com manjericão, ao qual juntei requeijão, e não é que ficou mesmo uma delícia?
Assim encontrei mais uma receita simples, rápida, fácil e muito acessível para os dias sem carne, nem peixe.
Com ou sem manjericão, é um prato simples e que recomendo principalmente para aqueles dias que precisamos de algo rápido. Não havendo tomate fresco, há sempre na despensa uma lata de tomate, massas idem, e requeijão não tendo no frigorífico, está disponível fresco em qualquer supermercado.
Tão simples e tão bom e não se esqueçam de aproveitar para consumir os vegetais e os legumes da época, e o Verão é tão rico que devemos privilegiar o que a natureza nos oferece agora!
(Para 2 a 3 pessoas)
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
vinagre de sidra q.b.
massa de espirais
sal, pimenta preta e noz-moscada
Preparação:
Se usar tomate fresco, pelar e retirar as sementes e cortar em pedaços. Como o tomate coração que usei era fresco e estava bem maduro, foi só pelá-lo, pois não tinha sementes e apenas foi desfeito com as mãos direto para o tacho, depois da cebola e dos alhos estarem refogados.
2. Num tacho largo deitar um fio de azeite e a cebola picada e a folha de louro. Quando estiver translúcida juntar os alhos picadinhos, mexer e deixar mais uns minutos antes de juntar o tomate. Assim que juntar o tomate, mexer, temperar de sal, uma pitada de noz-moscada e um pouco de vinagre de sidra. Tapar e deixar cozinhar em lume brando cerca de 15 minutos. Quando o molho estiver apurado, apagar o lume e juntar as folhas do manjericão fresco picado
2. Entretanto, enquanto o molho de tomate cozinha, cozer a massa em água abundante até ficar al dente. Escorrer e reservar.
3. Assim que o molho de tomate esteja pronto (pode ou não triturar, mas se triturar retirara folha de louro previamente), juntar a massa escorrida e o requeijão temperado com pimenta preta. Envolver a massa e o requeijão no molho que se irá desfazer e engrossar o molho.
4. Servir polvilhado com manjericão seco ou fresco picado.
Bom Apetite!
Parece mesmo delicioso, Cristina!
ResponderEliminarObrigada 😉
Beijinhos
Não parece, é delicioso!
ResponderEliminarObrigada Cristina pela visita e comentário.
Romã:*