Cada vez que faço filetes de pescada, crio uma receita nova. Desta vez um misto de gratinado com empadão. Daquelas comidinhas de conforto que sabem sempre bem e que todos comem até os que torcem o nariz ao peixe. Aliás, por haver quem torça o nariz é que tenho que dar voltas à imaginação e criar receitas deste género, sendo que esta ficou bem saborosa, resultado da combinação especial da mostarda de Dijon com o sumo de limão.
Para finalizar a semana, deixo a minha sugestão para apresentar "peixe escondido".
Ingredientes ( Serve 4 pessoas)
400g de filetes de pescada
1 cenoura
1 cebola
1 folha de louro
3 c. sopa de azeite
sal, pimenta e noz-moscada
700g batatas ( 200g de batata doce e 500g de batata roxa)
leite q.b.
2 c. sopa de azeite
sal, pimenta e noz-moscada,
700 ml de leite (usei o leite onde escalfei o peixe))
2 c. sopa de farinha bem cheias (30g)
2 c. manteiga (30g)
sal, pimenta e noz-moscada
1 c. sopa de mostarda de Dijon
sumo de meio-limão
Preparação:
1. Colocar as batatas a cozer para fazer o puré misto de batatas, numa panela com água e sal.
2. Levar o leite ao lume com uma pitada de sal e pimenta e quando ferver com os filetes. Assim que começar a ferver deixar uns 3 a 5 minutos, o tempo suficiente para escalfar o peixe.
3. Escoar e reservar o leite para o Molho Béchamel.
4. Entretanto, numa frigideira com azeite refogar a cebola e os alhos franceses em meias-luas e a cenoura ralada com uma folha de louro. Juntar o peixe em pedaços. Deixar refogar. Reservar.
5. Fazer o puré da batata. Reduzir a batata cozida a puré, deitar o azeite, temperar pimenta preta e noz-moscada, deitar o leite e mexer até obter a consistência de um puré cremoso. Reservar.
6. Fazer o molho béchamel. Num tacho deitar a manteiga e quando derreter juntar a farinha, até formar uma bola. Misturar o leite quente a pouco e pouco, mexendo sempre com uma vara de arames ou colher de pau, até formar um creme. Temperar com sal, pimenta, noz-moscada, o sumo de limão e a mostarda. Reservar.
7. Num tabuleiro de forno ou Pirex untado deitar o puré e alisar, o preparado do peixe por cima e finalizar com o molho béchamel, pode levar logo ao forno a gratinar desta forma. Como tenho broa com coentros e alho congelada deito um pouco por cima para dar outra textura ao empadão de peixe, mas isso já opcional, embora eu recomende experimentar.
Nota: Pode usar o Bechamel de compra, ao qual deve acrescentar o sumo de limão e a mostarda. Se achar muito espesso, dissolver com um pouco de leite até obter a textura de creme desejada. O Molho deve ficar fluído para que o gratinado fique cremoso.
Pode fazer este gratinado para aproveitar batatas cozidas que tenham sobrado, bem como peixe já cozido.
Metade com crosta de broa e outra metade sem. |
Que excelente sugestão!
ResponderEliminarPassei para desejar uma semana feliz!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira
Fiz, muito bom!😃
ResponderEliminarQue bom :) Muito obrigada pelo feedback.
EliminarRomã :*