quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Almôndegas Três Cês (Carne, Curgete e Cenoura)


Almôndegas é um dos pratos favoritos cá em casa, faço com alguma regularidade, pois é daquelas receitas que se perde tempo uma só vez e rende para umas quantas refeições.
Tendo como propósito reduzir o consumo de carne, com esta receita temos um bom exemplo de como 500g de carne rende 800g de produto final, incorporando alguns vegetais. Além de reduzirmos substancialmente o consumo da proteína animal, incrementamos o aumento do consumo de legumes.
Neste caso, as minhas almôndegas, além da carne, levaram curgete, cenoura, cebola e alho ralados.
Ficam suculentas e como a cenoura e a curgete são raladas no ralador da cenoura, ficam em pequenos fios, dando uma textura interessante às pequenas bolinhas de carne.
Cá em casa somos fãs e acredito que quem tem crianças e experimentar esta receita, também vai gostar muito. Quem não gosta de um prato de esparguete com almôndegas? Eu, adoro. Esta na minha lista de comida de conforto e agora que entrou o Outono, nada melhor do que fazer um tacho delas e congelar para aqueles dias que não há tempo para estar na cozinha e a comida tem que estar na mesa para ser servida.
Boa semana!


Ingredientes:
(rende 32 almôndegas do tamanho de nozes)

500g de carne picada ( pode usar mista, ou só de vaca)
1/2/ cebola
1 dente de alho
1 cenoura
1 curgete pequena ( ou se for grande usar apenas metade)
1 ovo
1 a 2 c. sopa de farinha de mandioca ou de aveia (se não tiver pode usar farinha normal)
Farinha de mandioca q.b para moldar. ( ou se quiser, pão ralado ou farinha normal)
sal, pimenta preta, noz-moscada


Preparação:

1) Numa taça larga deitar a carne picada, juntar a cebola e o dente de alho ralados, a cenoura e a curgete raladas com o ralador da cenoura.

2) Juntar o ovo inteiro e a farinha de mandioca ou de aveia. Temperar com sal, pimenta preta ou mistura de pimentas e a noz-moscada.

3) Com as mãos amassar até obter um preparado homogéneo. Tapar e levar ao frigorífico para que a massa arrefeça, assim moldam-se melhor.

4) Para moldar, uso uma colher das de sopa, ou se quiserem uma colher de gelado, para ficarem com o mesmo peso. Molho as mãos e vou moldando as bolinhas. Passo por farinha de mandioca e coloco em recipientes prontos a congelar. Sempre que faço almôndegas, guardo uma dose no congelador por fazer e outra dose já cozinhada, com molho de tomate, assim  tenho de reserva para aqueles dias em que não me apetece cozinhar.

Nota: Adoro juntar estes vegetais cruas ralados, à carne, além de aumentar o consumo de legumes consigo reduzir a quantidade de carne ingerida, obtendo uma textura e sabor muito agradável. Usar a farinha de mandioca em vez de farinha normal, torna estas almôndegas amigas de quem é intolerante ao glúten.

Para as preparar deixo duas receitas que já partilhei aqui no blogue:

Podem ser preparadas desta forma: https://obagoderoma.blogspot.com/2013/09/apenas-30-minutos-almondegas-com.html

Ou fazer este molho de tomate e manjericão:https://obagoderoma.blogspot.com/2021/06/dicas-sugestoes-molho-de-tomate-e.html, neste caso para fazer as almôndegas deve juntar a lata de tomate com o liquido, e adicionar mais um pouco de água. Deixar ferver e juntar as almôndegas previamente seladas ( ou seja, num frigideira com um pouco de azeite, ou num tacho, de forma a que as almôndegas ganhem cor, sem cozinharem. Depois juntam-se ao molho para acabarem de cozinhar, apurando assim os sabores).

Bom Apetite!

4 comentários:

  1. Que maravilha!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, mais uma vez, pela partilha, Cristina!
    A minha mãe fazia almôndegas e sempre gostámos muito, mas não conhecia com vegetais. Devem ser muito boas 😉
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina,
      Ficam muito boas. Suculentas e com menos carne e mais vegetais, o que se pretende numa alimentação saudável ;)
      Experimente que vai gostar, tenho a certeza :)
      Romã:*

      Eliminar
    2. Olá Cristina.
      Que ótimo aspecto.
      Obrigada 😃😃 Beijinhos e continuação de um bom dia

      Eliminar