Rentabilidade é palavra de ordem na minha cozinha. No dia que preparei o Bacalhau à Zé do Pipo, em modo criativo, como já aqui publiquei, sobraram alguns preparados, feitos de raiz, que logo acondicionei no frio tendo em mente criar novas formas de os utilizar; aproveitando para dar asas à imaginação e também por em prática o que estava a aprender.
Como tinha filetes de pescada no congelador pensei logo: "Que tal inovar e adaptar os preparados feitos aos ditos filetes e criar uma nova receita de forno?" O resultado não podia ter sido melhor, ficando de imediato aprovados.
Nada se perde tudo se transforma e posso dizer que a maionese e a mousse de pimento ainda resultaram numa outra receita já aqui partilhada, fazendo jus a um dos meu lemas "Desperdício Zero".
Para quem não quer fazer a maionese caseira, pode sempre recorrer a uma boa maionese de compra, e quanto à mousse de pimento, poderá sempre usar pimento assado que já se vende pronto a usar, mas acreditem que vale mesmo a pena experimentar esta combinação, para variar do tradicional.
Quem arrisca experimentar e partilhar comigo a sua opinião?
3 dentes de alho
Leite q.b.
sumo de limão q.b
sal, pimenta q.b.
1 c. sobremesa de maionese para cada filete (usei a maionese caseira - receita aqui)
1 c. chá de mousse de pimento para cada filete (usei a mousse que sobrou desta receita, ver aqui)
areia de azeitonas q.b. (ver como fazer aqui)
50 ml de vinho branco
Acabado de sair do forno |
- Como usei filetes descongelados, deixei descongelar previamente.
- Temperar com leite, dentes de alho laminados, sal, pimenta e sumo de limão. Reservar 30 minutos para que os filetes absorvam o tempero.
- Pré-aquecer o forno a 180ºC
- Retirar os filetes da marinada e secá-los bem.
- Num recipiente de forno, ir dispondo os filetes um a um, barrando-os com a maionese, depois uma camada de mousse de pimento e por fim polvilhar com a areia de azeitona.
- Enrolar com cuidado e prender com palitos.
- Fazer para cada filete.
- Quando todos tiverem prontos. Dispô-los no recipiente harmoniosamente para que não se desmanchem.
- Regar com o vinho branco e com uma colher envolver o vinho com os restos do preparado que foram saindo dos filetes à medida que se enrolavam,
- Cobrir cada filete com uma colher de chá de maionese, polvilhar com a areia de azeitonas e levar ao forno a gratinar, cerca de 20 minutos ou até dourar.
- Servir a gosto (eu acompanhei com puré de couve-flor e bimis ao vapor.
Empratamento do filete em cama de puré de couve-flor acompanhado com bimis ao vapor |
Bom Apetite!
Parecem deliciosos!!!
ResponderEliminar