sexta-feira, 2 de abril de 2021

Suflê de Bacalhau


Aprender a teoria e não colocar em prática, não serve para nada. Por isso, nada como após as aulas em que assisto com atenção e tiro as minhas notas ir para a cozinha e pôr literalmente  "as mãos na massa".

Numa das sessões aprendemos a técnica do suflé, que foi apresentado como um acompanhamento, no caso foi feito com legumes variados resultando num prato bem colorido. Eu aproveitei bacalhau que tinha previamente cozido e desfiado, e guardado no congelador  para fazer uma quiche ou recheio de crepes, quando me deu a ideia de o aproveitar e por em prática a receita do suflé que tinha aprendido.

A receita do suflé que aqui menciono pode ser adaptada para legumes, peixe, atum, salmão, sabendo o conceito base de preparação, nada pode falhar. Muito fácil e sem dúvida também uma receita excelente para aproveitamentos. 

Quase sempre a palavra suflé assusta porque se associa a um prato delicado e que pode correr mal. Sim, de facto pode correr mal, e tem um segredo que todos podemos saber; basta assim que desligar o forno, não o retirar logo para não sofrer choque térmico. Se mesmo assim,  ele abater, sem problema ( este abateu um bocadinho, mas estava delicioso). O que conta é o sabor, portanto, se nunca fizeram chegou a hora de experimentar. 

Com a receita e as dicas dadas, não tem como correr mal! Só falta mesmo ir para a cozinha e arriscar. Depois contem, ok?

 Bom apetite!

Para o suflê:
(4 pax/ pessoas) 

200g de bacalhau cozido e desfiado
50 ml colheres de sopa de azeite     
1 cebola picada     
2 dentes de alho picados     
80g de farinha de trigo sem fermento     
300 ml de leite     
4 ovos    
40 g colheres de queijo parmesão ralado 
Sumo de limão q.b
Salsa picada  q.b 
Sal q.b.     
Pimenta q.b.  


Preparação:

Mise en place  (para o suflé)
Preparar todos os ingredientes de forma a estarem prontos a usar quando começarmos a preparar o suflé
1º - Colocar a farinha numa taça e reservar
2º - Medir o leite num copo medidor e reservar
3º - Partir os ovos e separar as gemas das claras
4º - Picar a cebola e os alhos e reservar
5º - Picar a salsa e reservar.
6º - Ralar o parmesão
7º - Untar os ramequins com manteiga e polvilhar com farinha ( recipientes individuais indicados para este tipo de preparações) ou um recipiente de forno alto. Eu usei um recipiente quadrado que uso para a lasanha. Mas os suflés ficam melhor em recipientes redondos e altos, pois o suflé deve ficar alto e fofo.

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 170ºC
Num tacho, levar ao lume o azeite e a cebola a refogar. Só depois da cebola estalar juntar os alhos e mexer, deixar refogar sem deixar alourar. 

Juntar o bacalhau cozido desfiado ou em lascas e enquanto frita, ir desfazendo com a ajuda de um garfo. 

Quando o bacalhau estiver bem desfeito, temperar com sal e pimenta. 

Mexer e deixar refogar bem. 

Adicionar a farinha e mexer. Adicionando o leite a pouco e pouco, mexendo sempre ( como se faz com o molho béchamel).

Retirar do lume e juntar as gemas uma a uma batendo entre cada adição para não cozerem.

Deitar metade do parmesão, a salsa e temperar de sal e pimenta preta

Temperar com sumo de limão. Misturar tudo.

Depois de tudo bem misturado, retirar e deixar arrefecer um pouco. 

Bater as claras em castelo bem firmes. 

Envolver bem as claras com o preparado do bacalhau. Deitar a primeira colherada de claras e bater para que depois o preparado aceite as restantes que serão envolvidas e não batidas. Envolver delicadamente para que o preparado não perca o ar.

Deitar o preparado para ramequins ou taça de ir ao forno, previamente untadas com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha. 

Polvilhar com o restante queijo. Levar ao forno pré-aquecido a 170ºC ou 180ºC  (varia se o forno é muito forte e aquecer muito rápido, convém colocar a 170ºC, deixe cozer durante 25 a 30 minutos.

Depois de cozido e dourado, desligar o forno e não abrir logo. Deixar ficar uns minutos a repousar dentro do forno apagado. 

Retirar e servir na hora ( este ficou mais tempo do que deveria no forno, já desligado, mas foi o suficiente para ficar acima do ponto. No entanto, ficou excelente de sabor :) )



Bom Apetite!


Fonte: Receita gentilmente cedida por Manuela Pinto - Cozinha Criativa

Sem comentários:

Enviar um comentário