segunda-feira, 5 de abril de 2021

"A Cozinha dos Amigos" - Quiche de Pastéis de Bacalhau

Março foi o mês da culinária. Foi um mês de aprendizagem, de conhecimento e de conhecer novas pessoas virtualmente.

Ter um curso online com 30 pessoas na turma e estarmos numa sala virtual foi uma experiência e tanto, adorei; a prova de que temos que viver da melhor forma o momento presente. Se não há outra forma, então vamos lá aceitar o que temos e desfrutar do que a vida dá.

Sim, gosto muito de conviver e estar com pessoas, mas sou a primeira a gostar muito deste mundo online onde podemos estar a aprender, trabalhar sem sair de casa, sem perder horas em deslocações. Sem o stress do trânsito.  Nunca o slogan " tudo à distância de um clique foi tão atual". 

Voltando ao curso, tive o privilégio de ter uma formadora fantástica, e uma turma muito dinâmica e simpática, onde a partilha  de conhecimentos foi uma constante. Sendo uma delas, a de uma nova seguidora aqui do Bago de Romã, a Rosa que partilhou uma receita muito prática, daquelas que todos precisamos ter na manga para quando não há tempo ou vontade de cozinhar: uma quiche de pastéis de bacalhau congelados. Há pois é, aprendemos a cozinhar à séria, mas quem gosta de cozinhar também tem direito a estas receitas de tudo pronto em minutos, e não há mal nenhum, pois o meu lema é: "Nem sempre, nem nunca". E, está tudo bem!

Tudo pronto em minutos, sim...leram bem! Isto porque é ir ao supermercado, comprar uma massa de tarte quebrada, pastéis de bacalhau, queijo ralado, ovos, natas e só demora o tempo que vai ao forno a cozer. Eu fiz umas adaptações em vez de colocar os espinafres apenas frescos ou  congelados, salteei-os previamente para ficarem com mais sabor. Depois é só levar ao forno e servir com uma boa salada.

O recheio pronto a receber a cobertura de natas com os ovos


Gostaram? Tenho a certeza que sim. Sei muito bem que adoraram porque as receitas que mais me pedem para partilhar são as que são rápidas e fáceis.  E esta foi partilhada especialmente para quem gosta de despachar e não ter muito trabalho.

Deixo o meu agradecimento à Rosa pela partilha. Adorei tanto que aqui a partilho também!

Depois de verter o preparado de natas e ovos cobrir generosamente com queijo ralado 


Ingredientes:
1 placa de massa quebrada de compra ( pode ser caseira)
1 embalagem de pastéis de bacalhau congelados
150g de espinafres congelados ou frescos
1 cenoura ralada
1 cenoura
2 ovos
200 ml ou 1 pacote de natas ( usei natas ácidas, as que têm apenas 10% de gordura), mas podem usar natas de soja, vegetais ou até iogurte natural.
Queijo para gratinar
1 dente de alho
1 fio de azeite
sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 200ªC

2. Colocar a massa quebrada na forma, usando o papel vegetal.

3. Dispôr os pastéis de bacalhau na massa.

4. Saltear os espinafres num frigideira com um fio de azeite e um dente de alho esmagado ( podem apenas espalhar os espinafres frescos ou congelados, mas salteados dá outro sabor)

5. Espalhar os espinafres e a cenoura ralada.

6. Bater os ovos com as natas, temperar com sal, pimenta preta e noz-moscada ralada na hora, q.b. e verter sobre o preparado. Cobrir com queijo ralado

7. Levar ao forno a 200ºC. Cerca de 30 a 40 minutos ou até gratinar 



Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário