Criatividade puxa criatividade.
Como já aqui contei frequentei um curso de cozinha criativa, e numa das sessões, por acaso a primeira e cuja receita já aqui publiquei, fizemos vários preparados sendo um deles a maionese e uma mousse de pimento. Obviamente que houve sobras de alguns ingredientes e, como nada se desperdiça foram devidamente acondicionados no frigorífico para serem aproveitados noutras refeições.
Lá fiquei eu a magicar como os escoar, e para mim nada é mais criativo do que ter ingredientes escolhidos e encontrar uma boa solução para os transformar numa deliciosa refeição.
A maionese resultou em três novas receitas, um prato de peixe, carne e até um bolo. A do bolo já partilhei, hoje é o dia de partilhar convosco umas suculentas coxas de frango no forno que podem sempre fazer mesmo com maionese de compra ( não é a mesma coisa, mas vá lá têm desculpa porque nem toda a gente tem paciência para a fazer). O que conta é experimentarem mesmo esta receita onde a única gordura que leva é a da maionese e da mousse de pimento. Essencial retirar a pele do frango, pois a cobertura feita ao tostar dá um toque especial e até nem parece que a pele foi retirada.
A receita ideal para quando há maionese para escoar.
Ingredientes:
(2 Pax = pessoas)
3 pernas com coxa de frango
1/4 chávena de mousse de pimento vermelho (receita pode ser consultada aqui)
1/2 chávena de maionese caseira (pode usar da compra)
50 ml de vinho branco
sal e pimenta preta ou 5 Bagas q.b.
Ervas da Provença q.b.
Preparação:
1. Dispor as pernas e as coxas de frango ( sem pele) num recipiente que possa ir ao forno.
2. Temperar com sal e pimenta preta ou 5 Bagas. Reservar.
3. Numa tigela deitar a maionese e a mousse de pimento vermelho e misturar fazendo uma pasta.
4. Barrar o frango com essa pasta de uma lado e do outro.
5. Deitar o vinho branco na tigela de forma a "limpar" a pasta que ficou e verter no fundo do recipiente, sem deitar por cima do frango.
6. Polvilhar com Ervas de Provença e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 50 minutos ou até dourar.
7. Acompanhar a gosto (ao mesmo tempo enquanto assavam as pernas de frango, coloquei num tabuleiro com furos as batatas a "fritar" no forno.
Acompanhei com batata frita no forno e salada de rúcula com tomate cherry |
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário