sexta-feira, 9 de abril de 2021

"Apenas 30 Minutos" - Massa Penne com Molho de Tomate, Atum e Manjericão


Apenas 30 minutos! O tempo de fazer o molho de tomate, cozer a massa e num instante estamos todos à  mesa para mais uma refeição. O que se quer quando o tempo é pouco para cozinhar e há bocas para alimentar.
Esta foi a semana dedicada a todos os que me pedem receitas rápidas, fáceis e que agradem a todos os palatos, desde os miúdos aos graúdos e, como na minha despensa não podem faltar tomate em lata e massas variadas, nada como aliar estes dois ingredientes básicos e transformá-los num saboroso prato de massa penne, enriquecida com fibra de aveia, envolvida num suculento molho de tomate e manjericão, ao qual acrescentei atum. 
Ficou mesmo delicioso. Daquelas receitas fáceis, rápidas e que desenrascam qualquer refeição em menos de nada e com muito pouco. 
Segredos? Não há. Apenas ter sempre na despensa, uma lata de tomate, um pacote de qualquer tipo de massa e vontade de comer algo simples e caseiro, sem corantes nem conservantes.
Então convenci-vos? 



Ingredientes:
(4pax/pessoas)
1 cebola
2 dentes de alho (ou um talo de aipo)
1 cenoura 
1 lata de tomate pelado (400g)
2 medidas da lata do tomate de água
2 latas de atum 
azeite q.b.
vinagre de sidra q.b.
1 folha de louro
8 folhas de manjericão fresco
50 ml de vinho tinto
sal, pimenta q.b.

Massa Penne com fibra de aveia da Milaneza ( atenção que esta não é uma receita promocional, sou consumidora habitual destas massas, logo recomendo)


Preparação:

1. Num tacho deitar o azeite e a cebola picada, quando estalar deitar o alho picadinho ou o aipo e a folha de louro.

Eu fiz com aipo, ou seja fiz à italiana (o chamado sofritto), ou seja, a base do molho é feita com cebola, aipo e cenoura, e não usei alho.

2. Juntar a cenoura aos cubinhos. Deixar refogar,

3. Refrescar com o vinho tinto, deixando o álcool evaporar antes de juntar o tomate pelado cortado em cubos e duas medidas da lata do tomate mal cheias de água. Colocar as folhas de manjericão. Tapar. Reduzir o lume e deixar apurar uns 10 minutos.

4. Enquanto o molho apura, cozer a massa seguindo as instruções da embalagem

4. Temperar com sal, pimenta q.b. e uma pitada de açúcar para equilibrar a acidez do tomate.

5. Retirar a folha de louro e com a varinha mágica reduzir o molho a puré. Retificar os temperos.

6. Juntar o atum previamente escorrido, deitar uma colher das sopas de vinagre e deixar fervilhar uns minutos. Picar umas folhas de manjericão fresco e colocar na hora de servir.

7. Numa wok preparar as doses individualmente: deitar 1 a 2 conchas de molho de tomate e deixar fervilhar, juntar a massa escorrida e envolver. Servir no prato com parmesão ralado na hora e polvilhar com manjericão seco.



Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário