sexta-feira, 16 de abril de 2021

Queques ou Muffins de Toranja com Iogurte Grego


Gosto de toranjas, mas é fruto que habitualmente não vejo à venda e, como tal não tenho hábito de o consumir, por isso quando me perguntaram se eu gostava e se aceitava umas toranjas, eu nem hesitei.
A toranja faz parte do grupo dos citrinos; é um fruto híbrido nascido da combinação da laranja com o pomelo. Não é tão doce como a laranja, daí não ser tão apelativa ao consumo, embora possa ser consumida das mais variadas formas: sumos, marinadas, sobremesas e bolos.
Assim que recebi o saco cheio de toranjas imaginei logo na quantidade de receitas possíveis para dar uso à quantidade generosa que me foi ofertada, e uma delas foi fazer um bolo.
Pensando melhor acabei por fazer uns queques, porque como queria retribuir a quem mas ofereceu, bolinhos em forma individual sempre são mais apresentáveis do que entregar um bolo às fatias.
Confirmo que resultaram na perfeição. Ficaram lindo, fofos e aromáticos, tão bons que desapareceram num ápice.
Já sabem, quando virem toranjas à venda, ou uma oferta generosa como eu tive, não percam a oportunidade de experimentar esta receita. Estes queques foram embelezados com uma cobertura, mas simples também resultam muito bem.
Caso não haja toranjas, podemos sempre recorrer à usual laranja, o que conta mesmo é fazer e acreditem que não se irão arrepender.



Ingredientes:
(para 12 queques/muffins)

150g de açúcar amarelo
3 ovos
100 ml de óleo de girassol
200g de farinha
2 c. chá rasas de fermento em pó
1 pitada de sal 
180g de iogurte grego magro
60 ml de sumo de toranja
raspa de uma toranja

Cobertura:
120g de açúcar em pó
2 c. sopas (30ml )de sumo de toranja

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 175ºC ou 180ºC (No meu forno tenho melhores resultados a 175ºC)
2. Preparar as forminhas. No caso uso um tabuleiro para 12 queques, que forro com caixinhas de papel. Se não for o caso, deve-se untar com manteiga e polvilhar com farinha cada forma.
3. Numa taça preparar a mistura seca. Deitar a farinha, o sal e o fermento em pó e a raspa da toranja. Misturar e reservar.
4. Noutra taça preparar a mistura líquida. Bater os ovos e quando bem misturados, juntar o iogurte, o açúcar amarelo e bater. De seguida adicionar o óleo e o sumo da toranja. Emulsionar bem até ficar tudo bem misturado.
5. Fazer um buraco ao meio na mistura seca e verter no buraco feito a mistura líquida, envolvendo com uma colher de pau ou vara de arames, mexendo do meio de forma a ir envolvendo a farinha. Mexer vigorosamente até obter um preparado homogéneo. Para não fazer grumos, deixo uma dica, peneirar previamente a farinha com um passador ou peneira.
6. Depois de tudo bem misturado, deitar nas forminhas com a ajuda de uma colher de sopa. Não encher as formas. Deito por cada forma 2 c. das de sopa do preparado. No meu caso sobrou para mais dois queques extra, para os quais usei formas individuais, Ou então dividir a massa pelas restantes 12 formas.
7. Levar ao forno cerca de 20  minutos. Vigiar e caso seja necessário fazer o teste do palito, para ver se estão cozidos. Podem precisar de mais uns minutos. Os fornos variam muito, portanto o mais fidedigno é sempre vigiar e testar a cozedura com um palito. 
8. Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grelha.
9. Preparar a cobertura. Numa taça deitar o açúcar em pó e o sumo de toranja e mexer bem até ficar espesso.
Cobrir os bolinhos com a cobertura e deixar secar.
Sugestão:
Aguentam bem guardados no frigorífico uma semana. E para não se comerem todos de uma vez (que é difícil) eu costumo congelar em recipientes próprios para congelação ( nas Tupperwares resultam muito bem, quando é para consumir retiro e deixo descongelar à temperatura ambiente. Assim tenho sempre um bolinho pronto quando a gula pede.




Bom Apetite!

1 comentário: