quarta-feira, 4 de agosto de 2021

"Nem Carne, Nem Peixe" - Pastéis de Legumes em Massa Filo


A receita desta semana foi inspirada pela Gabriela Oliveira. Uns deliciosos pastéis em massa filo.

Em maio passado quando estive na Academia Vegan, para o  Workshop Cozinha 100% Vegetariana, Rápida e Prática, provei estes pastéis que ficaram logo como preferidos e, claro que teria que os replicar em casa.

Num destes dias, foi a receita escolhida para o dia nem carne, nem peixe. Deliciosos e aprovados mesmo por quem torce o nariz aos pratos vegetarianos. O certo é que o tempero bem aromático aliado à crocância da massa filo, transforma estes pastéis numa iguaria. 

De confeção simples, mas com um único segredo, o  do trabalho com a massa filo, pois é uma massa que requer cuidados, porque seca muito facilmente começando rapidamente a quebrar. Quando isso acontece, torna-se um pouco difícil embrulhar os pastéis. Dominado o manuseamento da massa, esta é uma receita fácil e acessível.  Uns pastéis que são excelentes como entrada ou até como refeição principal.

Recomendo e se querem surpreender com uma entrada diferente e não sabem o que fazer, esta pode ser a escolhida, garanto que todos irão gostar! 

Ingredientes:
(12 pastéis)
1 embalagem de massa filo (6 folhas)
1 talo de alho francês ou 1 cebola grande
1/2 couve coração de boi ou couve lombarda pequena (160g)
1 cenoura
1 cháv. de lentilhas vermelhas cozidas ou de nozes picadas
1 cháv. de milho-doce cozido 
Açafrão-das-índias, pimentão-doce, cominhos, gengibre e pimenta preta q.b
1 pitada de Pimenta de caiena (este tempero, acrescentei eu), portanto é facultativo
4 c. sopa de coentros picados
sementes de sésamo q.b. para polvilhar
sal e azeite q.b.

Preparação:

1. Mantenha a massa filo no frigorífico até ao momento de usar.

2. Corte o alho francês em rodelas fininhas, a couve em juliana e rale grosseiramente a cenoura; reserve as lentilhas cozidas e o milho

3. Numa frigideira com um fio de azeite, refogue o alho francês até fica macio. Junte a couve e a cenoura e tempere com sal, açafrão, pimentão-doce, cominhos, gengibre (usei fresco ralado) e pimenta, mexendo para libertar os aromas; deixe cozinhar por 5 minutos e misture as lentilhas, o milho e os coentros picados. Retifique o tempero.

4. Abra a massa, junte 6 folhas e corte-as ao meio e, depois novamente ao meio ( irá obter 24 pedaços). Separe 4 pedaços de folhas e pincele-as com azeite. sobrepondo-as. Deite duas colheradas do recheio ( usei uma colher das de chá) no centro e dobre, formando uma aba em cima e outra em baixo e, depois dobrando as laterais. Repita a operação até terminar os ingredientes.

5. Forre um tabuleiro com papel vegetal (usei a minha dica) e disponha os pastéis. Pincele-os com azeite ( para as semente aderirem) e polvilhe com sementes de sésamo ( ainda juntei sementes de papoila)

6. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 15 minutos ou até dourarem. Se preferir, coloque-os numa frigideira untada com azeite, em lume baixo, até dourarem de ambos os lados.

Sirva acabados de preparar ou deixe arrefecer sobre uma grelha, para que se mantenham estaladiços.

Nota: Como não domino ainda bem a massa filo, estou a estrear-me a trabalhar este tipo de massa, os rolinhos não saíram tão bem como queria, meio toscos, mas como tudo a perfeição alcança-se com a experiência e para melhorar há que repetir. O lema é sempre arriscar e continuar para melhorar.



Bom Apetite!


Fonte: Workshop Cozinha 100% Vegetariana, Rápida e Prática - Receita de Gabriela Oliveira - Academia Vegan

Sem comentários:

Enviar um comentário