sexta-feira, 13 de agosto de 2021

"Apenas 30 minutos" - Tirinhas de Perú de Coentrada

Quando vou às compras, os coentros são ingrediente obrigatório no cesto. Depois de quase um ano e meio de pandemia, voltei pela primeira vez ao mercadinho. Perco-me sempre no meio de tanta frescura e de produtos frescos da zona Oeste, mais propriamente da safra do Rui e da Célia. As batatas, as cebolas, as beterrabas, os alhos franceses, as alfaces, o tomate, os aromáticos enfim uma panóplia de produtos de produção nacional e de confiança, que sem sombra de dúvida têm outro sabor.

De lá veio comigo um ramo generoso de coentros com intuito de fazer algo de coentrada e uma crosta de broa com alho e coentros para congelar (gosto de ter sempre no congelador uma Tupperware, para colocar em gratinados). Para a coentrada, desta vez pensei em bifes de peru e lá saíram uns suculentos bifinhos de peru com coentros. Uma receita simples, fácil a pensar em variar a carne de peru.

Azeite, alho e coentros que combinação vencedora. Um recurso para qualquer refeição, seja ela aves, peixe, moluscos, ou até um simples tofu. Arriscam? Não tem nada que saber, é daquelas receitas para principiantes que farão um brilharete quando apresentadas, salvo exceção a quem não gostar de coentros. De resto, quem fizer obterá uma boa refeição ou até petisco, pois é daquelas receitas que acompanham bem com tudo, até com apenas uma fatia de pão ou uma singela salada.




Ingredientes:
(4 pessoas)
8 bifes de peru finos
3 dentes de alho
1/2 molho de coentros
sal, pimenta preta
azeite q.b.
vinagre de cidra q.b.

Preparação:

1. Temperar os bifes com sal, pimenta e os dentes de alho laminados. Reservar.

2. Entretanto picar meio molho de coentros e reservar.

3. Cortar os bifes em tiras finas.

4. Numa frigideira com um fio de azeite,  deitar os alhos fatiados e fritar os bifes. Retirar à medida que fritam, pois não faço todos ao mesmo tempo dada a quantidade, opto sempre por fazer metade de cada vez, para virar na frigideira garantindo que ficam douradinhos por igual.

5. Assim que a carne esteja toda frita, deitar toda na frigideira e juntar os coentros picados e envolver.

6. Deixar a carne absorver os sucos largados pelos coentros e ir mexendo, sacudindo a frigideira ( eu gosto de usar a minha frigideira WOK, como é alta e côncava, vou sacudindo e a carne vai-se envolvendo delicadamente nos coentros. Borrifo com um pouco de vinagre de cidra e deixo cozinhar uns minutos, para evaporar o vinagre.

7. Servir acabado de fazer, de preferência na frigideira para não arrefecer.

8. Acompanhar a gosto. O tempo de preparar os bifes, cozer arroz, ou massa, ou batatas, ou fazer uma salada generosa. Daquelas refeições que em 30 minutos estão prontas a servir.

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário