quarta-feira, 28 de julho de 2021

"Dicas & Sugestões" - Humedecer Papel Vegetal (Forrar Formas)


Adoro programas de culinária, não é novidade para quem me conhece e acompanha aqui. Adoro nutrição e tudo a ver com uma alimentação saudável, portanto não é de admirar que vá aprendendo e colocando em prática algumas dicas como esta que hoje partilho.

Forrar formas com papel vegetal já é um hábito há muitos anos, por vezes as receitas pedem que se unte com manteiga, coloque o vegetal e volte a untar bem como polvilhar. Muitas vezes uso só o papel vegetal, pois já é o suficiente para desenformar sem problemas, evitando a gordura. No entanto, o papel acaba por ressecar com o calor, ou como é rijo não se molda à forma como queremos. Pois bem, depois da dica dada num programa que vi da nutricionista Iara Rodrigues, em que molhava o papel vegetal, escorria bem e o amassava em bola, depois alisando, moldando-se bem à forma, eu não resisti experimentar e fiquei agradavelmente surpreendida. Além de se moldar bem à forma, não seca tanto durante a cozedura, não chegando a queimar o papel e, creio também que a humidade do papel ajuda a não secar tanto os bolos ou os alimentos cozinhados, como o caso dos legumes que vão a assar no forno.

1) cortar o papel à medida

2) molhar a folha de papel vegetal com água, debaixo da torneia. Escorrer bem

3) Depois de escorrido, amassar bem numa bola. Desmanchar a bola e endireitar.

4) Forrar a forma ou tabuleiro, moldando-o de forma a ficar a forma bem forrada.

Nota: Como fica maleável, ajusta-se vem aos cantos das formas, ajudando a que a massa fique bem acomodada. É fácil, sem gordura e como vai humedecido não seca durante a cozedura. 

Versão antes de ir ao forno, quando assei beringelas

Estas fotos exemplificam duas formas de usar. em cima, mostra antes de ir ao forno, em que usei num tabuleiro, para assar as beringelas, e em baixo, usei para forrar uma forma retangular para cozer uma bola de carne. A foto mostra como desenformou bem e o papel sem ter ficado seco.

A minha opinião é altamente favorável perante as experiências bem sucedidas.

Após desenformar uma bola de carne de um tabuleiro retangular

Fica a dica que adotei assim que experimentei e, como gosto de partilhar o que resulta e é bom, experimentem e comentem comigo, a vossa experiência.


Boas experiências!

Sem comentários:

Enviar um comentário