quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Rojões à moda da Chef Manuela


A Chef Manuela, é a minha querida formadora que tive o prazer de conhecer este ano, com a qual aprendi muito sobre a arte de cozinhar. Aprendi muitas técnicas, mas acima de tudo pequenas dicas que fazem toda a diferença, como por exemplo o azeite de alho. Eu desde que aprendi, posso dizer que o adaptei de imediato. É óptimo para temperar carnes, almôndegas, hambúrgueres, até peixe. 

Estes rojões que baptizei a moda da Chef Manuela, pois fiz conforme a sua receita tendo já  replicado por várias vezes e, como ficam tão bons  merecem então aqui ser partilhados. 

Uma das dicas é não marinar muito tempo a carne, para que esta não coza no vinho e não fique rija. Basta temperar e deixar marinar uns 30 minutos. De facto, faz diferença e a carne fica mais tenrinha. Já deixei de um dia ao outro os rojões marinados e ficaram bem mais rijos. Nesta receita faltam os pickles picados, que se misturam no fim, mas mesmo sem pickles ficam deliciosos tanto como petisco (carne cortada em cubos mais pequenos) ou como refeição principal, que foi o caso.

A carne na marinada


Ingredientes:
( Para 3 a 4  pessoas)

600g de rojões de porco
3 dentes de alho
50 ml de azeite  
1 c. chá de pimentão-doce
50 ml de vinho branco
sal  q.b
1 folha de louro
1 haste de alecrim, à qual tirei as folhas (é opcional, mas eu coloquei)
1 c. sopa de banha de porco

Preparação:

1. Num recipiente colocar a carne cortada em cubos, se for para servir como aperitivo, cortá-la em pequenos cubos.

2. Fazer o azeite de alho (no copa da varinha mágica, colocar o azeite e os alhos e emulsionar até obter um molho).

3. Temperar a carne com sal, o pimentão-doce, o azeite de alho e o vinho branco. Colocar a folha de louro e as folhas de uma haste de alecrim. Deixar marinar no mínimo 30 minutos. Não convém deixar muito tempo para a carne não cozer no vinho.

4. Após algum tempo de marinar, levar ao lume num tacho largo, apenas a carne com a marinada e tapar. Deixar cozinhar tapado em lume brando.

5. Depois de cozinhados (assim que começar a secar da marinada), deixar fritar juntando um pouco de banha. Nota: Não ficam gordurosos, pois cozinham na marinada, e a banha é apenas para dourarem um pouco, note-se que a carne dos rojões, não tem gordura e tem tendência a secar, logo esta pequena dica dá-lhe sabor e torna a carne suculenta.

6. Acompanhar a gosto, com arroz branco e legumes salteados ou salada.

Nota final: O segredo de uma vida saudável é o equilíbrio. Na minha ementa entram ocasionalmente carne de porco, a vaca, o coelho, o borrego sendo mais frequente o consumo da carne branca, como frango e peru. A banha apesar de ser uma gordura "assustadora", eu prefiro usar uma colher de sopa de banha a usar margarinas. Se pensarmos bem, ficam mais saudáveis estes rojões do que se consumisse uma carne temperada com um tempero industrializado. Demonizamos ingredientes simples quando por vezes, são bem mais saudáveis do que certos alimentos com rótulos de saudáveis, como os lights! Nem tanto ao mar, nem tanto à terra já dizia a minha avó. Vale a pena pensar nisto sempre que colocamos a comida no prato. Estas são as minhas escolhas, e estes rojões valem mesmo a pena experimentar!


Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário