sexta-feira, 28 de maio de 2021

Uma tarde com a Gabriela Oliveira - Academia de Culinária Vegan

A saúde é uma das minhas principais preocupações e a alimentação um dos principais pilares para ser mais saudável, ou melhor para ter uma vida o mais equilibrada possível.

Foi com esse princípio em mente, em busca de equilíbrio,  que fui aprender mais sobre alimentação vegan, com a Gabriela Oliveira.

Além disso, a minha preocupação também passa por uma maior consciencialização  sobre o meio ambiente; sendo que temos que estar cada vez mais atentos para a boa saúde da nossa Mãe-Terra, que dado o consumismo exacerbado está a adoecer e, consequentemente também nos afetará a médio prazo. Estamos em plena era da Revolução Verde.

A revolução verde, não é nada mais do que um alerta para mudança de hábitos,  para que todos possamos dar o nosso pequeno contributo para um futuro melhor, quer para nós que, esperamos viver muitos anos, quer para os nossos filhos e netos.

Podemos não ser vegan ou vegetarianos, mas se todos reduzirmos o consumo de carne e peixe, bastando para isso, uma vez na semana dedicar um dia, sem carne nem peixe, são menos 104 refeições num ano, se multiplicarmos por cada família, a nossa atitude que parece surtir pouco efeito, terá um efeito gigante. Basta um pequeno gesto para ajudar a mudar o mundo. Sozinhos nada fazemos de relevante, mas se cada um fizer a sua parte, todos ganharemos num futuro próximo.

Ora bem, para  2021, listei como um dos meus objetivos, fazer um workshop com a Gabriela Oliveira, para mim a maior referência na culinária vegetariana, cujas receitas replico sempre com sucesso e que me ajudaram a tomar o gosto por este tipo de alimentação. Assim, no passado dia 22 de Maio lá concretizei o meu objetivo delineado e, posso dizer que será uma experiência a repetir assim que possível, pois é um mundo de novos sabores a descobrir e com muito a aprender.

Passando à sessão propriamente dita, esta estava  marcada das 16h às 19h, com jantar incluído; o menu seria cozinhado por nós e no fim repartido em modo refeição para que todos tivessem a oportunidade de provar texturas e sabores diferentes. O tema não podia ser melhor;  receitas rápidas e práticas e todas elas muito fáceis e bem saborosas.

Cheguei pontualmente na hora marcada, à nossa espera estava a Gabriela. Encaminhou-nos para o para os lavabos para lavarmos as mãos em primeiro lugar, depois cada um, sempre de máscara colocada,  dirigiu-se com a sua própria caneta trazida de casa,  ao sítio marcado pelo avental e pelo guião do workshop. Tudo com a máxima higiene e segurança como as normas ditam. Foi uma experiência e tanto pois, estar ao fim de uma ano, com pessoas que não as do meu agregado familiar , até parecia mentira.

Após uma breve apresentação e explicação, ao mesmo tempo que preparava a receita dos muffins de chocolate, passámos literalmente à ação, metendo as mãos na massa. 

A mim e à minha amiga calhou-nos a preparação dos hambúrgueres de grão com beterraba. Foi-nos entregue uma caixa com a receita, todos os ingredientes necessários e utensílios para a preparar. Não faltando um par de luvas de descartáveis para cada participante. Tudo com a máxima higiene e segurança.

Entre facas, temperos e fogão, o tempo voou. 

Cada participante fez a receita que lhe calhou e pelas 18h30 já estava tudo pronto a servir. 

A mesa estava bem composta e colorida, desde a entrada composta pela salada de feijão frade e jaca acompanhada pela maionese de caju,


As almôndegas de alheira e tempeh com molho de tomate


Os hambúrgueres de grão e beterraba com cebola caramelizada


Os croquetes de tremoço


Os pastéis de legumes em massa filo


E,  por fim, como sobremesa e a acompanhar o café os muffins de chocolatec


Estando as travessas compostas,  há que ir direto à prova final, a degustação


E como prova final sem bebida não era a mesma coisa e , nada como uma saborosa infusão ainda morna de cidreira, lúcia-lima, gengibre e limão. 
Simplesmente deliciosa!


Fiquei agradavelmente surpreendida com todas as receitas, gostei de tudo o que provei, mas para mim o meu preferido foi sem sombra de dúvida, o pastel de legumes em massa filo, seguido do hambúrguer de grão e beterraba com a cebola caramelizada e por fim o croquete de tremoço. 
Serão os que irei replicar em breve. 
Os restantes sim, eram bons, mas sem dúvida que o meu top 3 entrou direto para o meu menu cá de casa. Concluindo, se um dia tiver que ser, com esta comida saborosa, serei vegetariana sem qualquer problema, pois  podemos fazer tudo, croquetes, pastéis, guisados, empadões, desde que a saibamos apaladar bem. Para mim, é apenas uma questão de sabor e se este tiver lá, o sucesso é garantido.
Foi uma tarde muito agradável, muito bem passada e acima de tudo a aprender.

Muito obrigada Gabriela e muitos parabéns pelo Academia Vegan, um espaço lindo, cheio de luz e muito bem situado.
Estar a cozinhar com vista para o jardim, ao som dos passarinhos não poderia ser mais zen. 

Recomendo este workshop a todos os que querem saber mais sobre a alimentação vegana, pois a experiência vivida nesse momento é única, além de aprender, o poder experimentar, e ficar com a certeza quão saborosa pode ser. 

Eu não sou vegetariana, mas todas as semanas, faço uma refeição sem carne, nem peixe. 
Aceitam o meu desafio de em vossa casa, incluir um dia sem carne, nem peixe? 
Além de ser mais saudável, descobrimos também novos sabores, adaptamos o nosso palato e o nosso organismo agradece.  

Por vezes pensamos que não vale a pena porque sozinhos não mudamos o mundo, mas todos juntos iremos fazer a diferença para um mundo melhor e acima de tudo para uma vida cada vez mais saudável.
Ganhamos nós, cuidando da nossa saúde e, ganha o planeta.



Workshop Receitas Rápidas e Práticas - Sessão da tarde no dia 22/05/2021  

Sem comentários:

Enviar um comentário