sexta-feira, 30 de julho de 2021

Empadão de Pescada com Alho Francês


Planear refeições de peixe é complicado quando um dos comensais lhe torce o nariz, logo o melhor mesmo é dar asas à imaginação, principalmente no que toca à pescada. 
Como gosto de variar na alimentação, não comendo sempre o mesmo tipo peixe, a mesma carne e legumes; esta semana ao fazer o planeamento das refeições vi que tinha no congelador uns lombos de pescada para gastar. Ora bem, os lombos de pescada acabam sempre em estufados ou assados no forno, então desta vez lembrei-me: "Porque não um empadão?"
Saiu assim um simples empadão de  pescada com alho francês, improvisado no momento. Estufei o peixe em alho francês e azeite. Cobri com ovo cozido e puré de batata. Pincelei com gema de ovo e levei ao forno a dourar.
A pensar nas mães que procuram refeições simples e que agradem tanto aos mais pequenos, como aos mais graúdos, a pensar nos crescidos que torcem o nariz ao peixe cozido ou reclamam sempre que a refeição é peixe, este empadão é escolha certa. Simples sem deixar de ser saboroso e, a prova que com pouco de criatividade e uma pitada de amor se encontra uma solução feliz para apresentar a singela pescada cozida com batatas e ovo.

Ingredientes:
( Para 4 pessoas)

6 lombos de pescada
2 a 3 talos alho francês ( parte branca) conforme o tamanho. Se forem pequenos recomendo 3. 
2 c. sopa de azeite
sal, pimenta preta ou 5 Bagas
35 ml de vinho branco 
1 ovo cozido
Para o puré de batata:
8 batatas médias
180ml de leite 
2 c.sopa de azeite
noz-moscada, sal, pimenta preta 
Gema de ovo para pincelar o puré.

Preparação:
1. Começar por cozer as batatas cortadas em cubos, num tacho com água. Assim que cozidas. Reservar.
2. Temperar os lombos de pescada ( previamente descongelados) com sal. 
3. Cortar o alho francês às rodelas bem finas e deitar num tacho com azeite a saltear. Assim que estejam amolecidos, dispôr os lombos de pescada. Refrescar com o vinho branco e deixar o álcool evaporar. Tapar.  Ao fim de 5 minutos, com uma colher de pau ou garfo despedaçar os lombos e envolver no alho francês. Temperar com pimenta preta ou 5 bagas. Verificar o sal, pois como os lombos já foram previamente temperados podem não precisar. Rservar.
4. Preparar o puré: Num tacho deitar o leite e o azeite e levar ao lume a aquecer. Assim que começar a ferver, apagar o lume e juntar a batata reduzida a puré ( uso um utensílio próprio para esmagar, ou usar o passevite). Mexer bem e validar a consistência, se for necessário juntar mais leite, acrescenta-se até obter a consistência desejada.
5. Num recipiente de ir ao forno, colocar na base o preparado da pescada com alho francès, polvilhar com o ovo cozido picado e cobrir com o puré de batata. Espalhar e com um garfo espalhar a gema de ovo batida.
6. Levar ao forno previamente aquecido a 200ºC até ficar bem douradinho.
 

A base com estufado de peixe e alho francês e ovo cozido


Cobrir com o puré e "pincelar" com a gema de ovo, antes de levar ao forno


Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário