quarta-feira, 14 de julho de 2021

"Dicas & Sugestões" - Tremoços Temperados


Para os dias de calor em que apetece petiscar, os tremoço são uma excelente opção saudável, que podemos comer sem culpas, pois além de ser baixo em calorias é uma excelente fonte de proteína vegetal, bem saciante. Vantagens essas que o tornam num petisco aprovado para quem tem que ter cuidados com a gestão do peso, pois é um dos snacks recomendados pelos nutricionistas. Claro que, como são conservados em sal, deverão ser demolhados e passados em mais que uma água, para ficarem menos salgados.

Por curiosidade, posso dizer-vos que o tremoço é uma leguminosa de elevado valor proteico, de fácil digestão,  baixo em calorias e muito rico em fibras, além de ser bastante económico. Portanto, com tantas qualidades porque não os aproveitar para a hora do petisco. Mesmo temperados, continuam a ser uma boa opção.

Ora bem, porque não variar e em vez de simples, temperá-los. Que delícia! Ficaram mais agradáveis, um pouco mais calóricos é certo, porque têm um fio de azeite, mas o sabor do alho e coentros, bem como o dos oregãos elevaram a fasquia, tornando-os bem mais apetitosos. Vamos petiscar?

Ingredientes:
Tremoços (400g) 

Opção coentros:
1 dente de alho picadinho
azeite q.b 
coentros picados ( 1 c.sopa)


Opção oregãos:
1 dente de alho picadinho
azeite q.b ( muito pouco)
oregãos q.b.

Preparação:

1) Escorrer os tremoços da água onde vêm conservados e colocar em água fria uns minutos. Depois coar essa água e passá-los por água corrente.

2) Deitar numa tigela para os temperar com os dente de alho e azeite.

3) Depois de os dividir nas taças onde irão ser servidos, juntar os coentros e mexer. Repetir o processo com os oregãos. 

4) Servir a gosto.


          Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário