segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

"Uma receita para Nutrir a Mente" - Momento P.A.R.A.

Sintra, 13.08.2022. Foto do meu minuto de pausa, momento em que criei o Momento P.A.R.A.

Há uns anos quando criei este blogue, era para partilhar o que sabia, fazia e gostava. 

Bago de Romã, Romã de Mil Bagos, logo seriam vários os temas que iria abordar, no entanto passou a ser mais de receitas que experimentava ou criava, dicas, sugestões e sempre ou quase sempre eram sobre alimentação e cozinha, nunca partilhando algo tão importante como receitas para uma mente sã, pois a nutrição diária para o bem-estar e  felicidade implica num cuidado global sobre o que "comemos", "respiramos", "vemos" e "vivemos". Sempre cuidei de nutrir o corpo e a mente, no sentido de trabalhar a felicidade como um sentimento diário, que se semeia, rega e cuida para crescer. Por isso faz para mim todo o sentido partilhar as minhas receitas e nasce hoje uma nova rubrica " Uma receita para Nutrir a Mente/ Nutrir a Mente"

Em 2020, faz agora 3 anos viemos todos para casa e confesso-vos que graças aos meus cuidados que já eram hábitos diários, de nutrir a mente, eu não fui consumida pelo meio que me rodeava de medo, ansiedade perante um facto desconhecido, a COVID, a verdade seja dita, tive medos como todos, mas soube ter serenidade e calma, tudo graças ao que aprendi e cujas receitas aplicava diariamente. Aliás, foi um período de recolhimento que aproveitei para trabalhar no meu  desenvolvimento pessoal,  investindo muito do meu tempo a aprender ainda mais como viver melhor!

Aprendi que nutrir a mente é tão importante como nutrir o corpo, e agora perguntam: 

"Há alguma receita?"
- Sim, várias, mas só funcionam se as praticarmos, e são tão simples que é mesmo uma questão de rotina tal como lavarmos os dentes.

"E, nunca mais temos stresse, ansiedade, medo?"
- Não. Esses sentimentos têm que existir sempre, podemos é controlar a sua intensidade. Há dias de sol e outros de chuva, uns quentes outros de tempestade. A  vida é como o tempo e as estações. Temos sempre dias melhores e piores, a diferença está em como os vivemos e como os encaramos. Se está a chover, escolhemos sair de chapéu de chuva para não nos molharmos, tal como se eu escolho um 1 minuto para parar, e apreciar algo à minha volta, cortando um momento mais ansioso ou de stresse.

Aprendi que nutrir a mente é tão simples como fazer um sumo de laranja, pois precisamos apenas de uma laranja, uma faca, e das nossas mãos e ou de um espremedor. Depois de feito o sumo, é só beber, certo?  Por exemplo,  quando fazemos um simples sumo de laranja, podemos escolher fazê-lo de duas formas, em atenção plena ou a pensar no que temos para fazer que estamos atrasados para sair de casa, ou no dia de trabalho que temos pela frente. Qual o que nutre a mente? 

Pois, para nutrir a mente é conseguir dar serenidade ao momento que vivemos. Portanto, ao fazer sumo de laranja em atenção plena, eu escolho parar ao escolher a laranja, aproveito para perceber a cor, sentir o aroma, respiro em consciência e agradeço ter um sumo natural pronto a beber que me vai nutrir o corpo. Experimentem esta sensação. Se estivermos ansiosos pelo dia, e fizermos o sumo a correr, nem percebemos se estava bom ou não. Nem o saboreámos. Isto não é viver. Náo é nutrir uma mente saudável, mas sim gerar mais ansiedade e stresse. Se começarmos logo pela manhã a nutrir a mente, o dia será sem dúvida mais produtivo e agradável.

Por isso, depois de vários anos a aprender e a praticar um estilo de vida Mindfulness, decidi criar um momento que chamei P.A.R.A. Momento P.A.R.A mim ou para ti. Basta um minuto várias vezes ao dia ou em momentos mais stressantes, ansiosos em que a mente está um turbilhão, experimentar parar, apreciar algo à nossa volta, respirar e agradecer. Depois, da mente serenada conseguimos retornar ao que estávamos a fazer com mais foco e atenção. A ansiedade foi cortada por uma pausa com sentido.

O que significa então o acrónimo P.A.R.A?

P de pára ou parar; A de apreciar algo à volta, a beleza que encontramos até numa pequeno detalhe; R de respirar fundo e em consciência e por fim A de agradecer o momento, e temos sempre tanto a agradecer. Até no meio do caos, temos que agradecer nem que seja ter a capacidade de respirar, andar, ver, ter consciência do que podemos fazer cada minuto da nossa vida.

Hoje é esta a receita, uma receita para nutrir a mente para uma semana mais tranquila, experimentem fazer esta receita nem que seja uma vez ao dia, logo pela manhã enquanto preparam e tomam o pequeno-almoço, quando estiverem parados no meio do trânsito, numa fila do supermercado, a fazer as tarefas mais curriqueiras, antes de um exame médico enquanto esperam. Acreditem é uma receita infalível para viver feliz cada dia, pois na realidade o momento presente é o único que temos.

Ingredientes: 
o nosso corpo vivo e a respirar

Duração:  
1 minuto

Modo de Preparação:
Decidir o local, parar e focar algo ao redor. Apreciar o que foi escolhido (qual a cor, textura, beleza), respirar em consciência (inspirar e saber que está a inspirar e expirar sabendo que está a expirar), e agradecer pelo momento e pelo que quiser agradecer.

A mente saudável contribui para a felicidade, logo cria o teu Momento P.A.R.A! 


Don´t worry, Be happy!



12 comentários:

  1. Adoro esta receita, é mesmo uma das favoritas 💖🙏

    ResponderEliminar
  2. Verdade!
    Precisamos de descontrair, quebrar, parar!
    Beijinhos
    Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, Cristina.
      Sempre importante parar para descontrair :)
      Romã :*

      Eliminar
  3. Amei,...
    Passei para desejar uma feliz semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar