Julho foi mês de voltar ao curso de cozinha. Desta vez, a percorrer a gastronomia nacional e internacional, sem sair de casa. Aprender a fazer pratos tradicionais de várias regiões faz-nos tomar consciência da nossa riqueza e diversidade gastronómica de Norte a Sul.
No fundo, podemos sempre viajar através da comida, cujos sabores nos reportam aos lugares já visitados ou por visitar, mas cujos sentidos proporcionados pela sua degustação, nos transportam para lá. Conhecer melhor a gastronomia de uma região ou país, enriquece-nos e ajuda-nos a perceber a importância que cada prato tem para as suas gentes. Hoje viajei pelo Sul!
Do Algarve chegam as lulas recheadas, um prato da Cozinha Tradicional Portuguesa, que é bastante conhecido e feita em todo o país. Recordo-me que era um prato que a minha mãe fazia, mas o qual nunca fiz.
Aprendida a receita quis replicá-la e correu bem. Se dá trabalho? Sim, dá. Se é daqueles pratos que farei com regularidade? Não. Será sim, um daqueles pratos para fazer uma vez no ano, e com lulas grandes e frescas, as congeladas são práticas sim, mas muito pequenas, sendo moroso o trabalho de as rechear, no entanto é um excelente prato para variar as refeições dado ser um muito saboroso que terei de certeza na minha ementa cá de casa.
Ingredientes:
1kg de lulas ( usei 800g de lulas congeladas)
200g de tomate
1 cebola
1 dente de alho
100 ml de vinho branco ( usei 50 ml porque as lulas eram pequenas)
100g de chouriço
sal, pimenta preta
30 ml de azeite
1 cebola,
1 dente de alho
200g de tomate
1 folha de louro
vinho branco 50 ml
água
azeite
Preparação:
Preparar todos os ingredientes ( Mise en place):
1. cebola picada, o alho picado, o tomate cortado em cubos. Reservar.
2. Limpar as lulas. Picar os tentáculos e reservar as lulas.
3. Picar o chouriço e juntar aos tentáculos picados.
4. Num tacho, começar com o refogado, Deitar o azeite a cebola e quando estalar, juntar o alho e a folha de louro. Juntar o tomate picado, quando começar a secar refrescar com o vinho branco. Deixar evaporar o álcool antes de juntar a mistura dos tentáculos e chouriço.
5. Juntar os tentáculos picados, o chouriço picado. Temperar com sal e pimenta preta moída na hora.
6. Adicionar a farinha para engrossar o preparado que irá rechear as lulas. Deixar cozinhar para apurar o recheio. Assim que esteja com a consistência desejada, retirar do tacho para uma taça para arrefecer antes de rechear as lulas.
7. Quando frio, rechear as lulas com a ajuda de uma colher de café (quando as lulas são pequenas, quando grandes, rechear com uma colher de chá ou de sobremesa, conforme o tamanho da lula).
8. Atenção, não encher o corpo da lula totalmente. Deve-se encher até meio, para ganhar espaço para fechar e não sair o recheio por fora, pois quando for a cozinhar as lulas sempre encolhem e incham, portanto, deixar espaço suficiente para que não rebentem. Parece que têm pouco recheio, mas depois de cozinhadas ficam totalmente cheias. Reservar.
9. Entretanto, preparar o molho onde vão cozinhar. Num tacho, deitar um fio de azeite e a cebola picada, o alho picadinho e a folha de louro. Juntar o tomate picado. Deixar estufar, quando secar, refrescar com o vinho branco. Quando evaporar, juntar as lulas e um pouco de água. Deixar estufar cerca de 10 a 15 minutos, o suficiente para estarem cozinhadas, pois se passam do ponto e ficam tipo borracha.
10. Servir a gosto. Eu servi arroz branco, mas combina bem com puré de batata, ou simples batata cozida.
Bom Apetite!
Fonte:Curso Gastronomia e Cultura - Receita apresentada por Manuela Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário