sábado, 4 de janeiro de 2014

"Na Cozinha dos Amigos" - Grape Jelly Meatballs


Há um ano que andava para fazer a receita da minha amiga L. que vive no Estados Unidos. Em 2011, quando esteve em Portugal, fomos seus convidados para o último jantar do ano, tendo como petisco principal, entre outras iguarias,  umas almôndegas à moda dos States. É uma receita muito utilizada em reuniões de amigos e família, principalmente quando se juntam para assistir a jogos de futebol americano.
Tem a vantagem de ser simples, pois basta juntar todos os ingredientes e deixar cozinhar em lume brando, durante 1 hora, a hora e meia. Fica bem acompanhada com batatas "pála-pála", de compra.

2013 chegou ao fim e nada melhor que terminar o ano com uma refeição gulosa, logo a opção certa seria preparar as Grape Jelly Meatballs, pois estas almôndegas são perigosamente saborosas. O molho adocicado pela geleia de uva, levemente picante graças ao molho de chili, ou em bom português, malaguetas agrada até aos que não suportam comida picante, como eu e o J,.por exemplo. Simplesmente adorámos e nada melhor do que dar a despedida a um ano agri-doce como o que passou, com uma comidinha a condizer.

Ingredientes:
36 a 40 almôndegas (do tamanho de nozes, preparadas antecipadamente e congeladas)
2 frascos de Chili Sauce (usei da Heinz) de 220 ml cada
1 frasco de doce de uva ( na falta de doce de uva, usar um doce ácido, por exemplo arando ou mirtilhos)

Num tacho largo, misturar o molho de chili, com o doce de uva. Mexer e colocar as almôndegas congeladas Levar a lume brando, e deixar cozinhar durante mais ou menos 1h30.
Servir com batatas fritas ou a gosto.

Nota: Fiz com almôndegas congeladas, porque assim me foi dada a receita, embora tenham sido preparadas por mim. Se forem frescas cozinham mais rapidamente, e não sei se o resultado será o mesmo, dado que o molho não fica tão apurado. Tal como a rubrica indica, esta receita é feita exactamente como a minha amiga faz, à excepção que as almôndegas utilizadas foram preparadas por mim, sendo que ela à boa maneira americana, utiliza as que se vendem já congeladas.




Bom Apetite e Bom Ano 2014!


2 comentários:

  1. bom, que delícia! ficou mesmo com bom aspecto :)

    não te esqueças de participar no passatempo a decorrer no meu blogue até dia 12 de Janeiro: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/12/passatempo-5-sentidos-com-alecrim-aos.html

    ResponderEliminar