sexta-feira, 23 de julho de 2021

"Gastronomia e Cultura" - Moussaka

Depois de viajar até ao Algarve voamos para a Grécia e aproveitamos para fazer um prato típico grego, a Moussaka. Por curiosidade fui procurar a história do prato e encontrei que o mesmo é tradicional dos Balcãs e do Médio Oriente, sendo mais frequentemente associado à Grécia ou Turquia.

A receita mais conhecida mundialmente é atribuída ao chef grego da época, Nikolaos Tselementes, que em 1910 decidiu montar o prato com camadas de carne de carneiro picada, fatias de beringela, tomate e cobertos com um molho branco que é levado ao forno.

Quanto à Moussaka turca esta já não é em camadas, mas sim preparada com pedaços de beringela e batatas fritas, pimentão verde, tomates, cebola e carne picada, acompanhado com salada de pepino e arroz pilaf.

Curiosidades à parte é um prato saboroso que merece ser experimentado, pois é uma excelente alternativa à lasanha tradicional, também conhecido pela "Lasanha Grega".

Na minha opinião, é delicioso e irá fazer parte das receitas a repetir cá por casa, pois encontrei uma forma diferente e agradável de consumir a beringela, um legume bastante nutritivo, pouco calórico  e rico em fibras que deve fazer parte de uma dieta saudável; além de que é rico em água, antioxidantes como flavonoides e vitamina C que o torna amigo na prevenção de doenças do coração e diminuição dos níveis de colesterol. 

Sendo um prato originalmente feito com carne de borrego, pode ser feito com outra carne picada, no meu caso optei pela carne de vaca. Aparentemente parece trabalhoso, mas não. Com organização consegue-se e até podemos fazer antecipadamente e ir ao forno apenas na hora de servir.

Variar a alimentação é uma premissa para a minha ementa e ter uma alimentação saudável e arriscar novos alimentos é algo que vou partilhando por aqui. Hoje foi a vez de experimentar um prato grego, e como fã da dieta mediterrânica, fiquei agradavelmente surpreendida. Um prato que pode ser facilmente adaptado à cozinha vegetariana, substituindo por exemplo a carne pelas lentilhas vermelhas, uma versão que irei testar e com toda a certeza partilhar.

E vocês, que tal viajarem sem sair de casa e experimentarem esta moussaka? 


Ingredientes:

( Para 4 pessoas)

400g de carne
1 Beringela grande
2 tomates pelados, cortados e sem sementes (tomate concassé)
Polpa de tomate q,b,
1 cebola 
1 dente de alho 
35 ml azeite
50 ml de vinho branco
sal, pimenta, tomilho, oregãos, alecrim picado (usei Ervas da Provence, no fundo uma mistura de ervas aromáticas), folha de louro.
Molho Béchamel:
500 ml de leite
35g de farinha
35g de manteiga (fiz com azeite)
sal, pimenta e noz-moscada

Preparação:

1. Cortar a beringela em rodelas e levar num tabuleiro ao forno, temperado com sal e pimenta preta, cerca 20 de minutos a 180ºC, até ficarem douradas. Findo esse tempo, retirar do forno e reservar.

2. Enquanto, a beringela está no forno, preparar a carne. Num tacho deitar o azeite e a cebola picada e o alho picado. Juntar o louro e deixar refogar. De seguida juntar a carne picada e deixar fritar até mudar de cor. 

3. Refrescar com o vinho branco. Deixar o álcool evaporar antes de juntar o tomate picado e a polpa de tomate. 

4. Temperar com sal, pimenta preta, paprika e as ervas de provença. Deixar apurar.

5. Preparar o molho béchamel. Num tacho deitar a manteiga ( eu usei azeite) e a farinha, mexer até formar uma bola. Deitar o leite e ir mexendo ate formar um creme. Temperar com sal, pimenta, noz-moscada.

6. Montar a Moussaka: 
Num recipiente de forno, colocar no fundo as rodelas da beringela, colocar o preparado da carne e por fim o molho béchamel. 
Levar ao forno a gratinar, até dourar, a 180ºC ( cerca de 30 a 40 minutos)

Bom Apetite!

Fontes:
Receita de Manuela Pinto - Curso de Gastronomia e Cultura e  https://www.eucomosim.com/moussaka-um-prato-com-historia-uma-receita-divina/



Sem comentários:

Enviar um comentário