quarta-feira, 30 de junho de 2021

Delícia de Alheira

Há muito, muito tempo, quando vivíamos tempos normais, na era pré-Covid eu almoçava muitas vezes na Cantina do IPAMEI. Lá, serviam de vez em quando, um prato que eu e as minhas colegas gostavamos muito: Delícia de Alheira. Apesar de ser uma cantina, as cozinheiras eram muito boas e a comida sempre saborosa. Posso dizer que tenho saudades desses almoços, não só pela comida variada, como pela companhia ( As minhas colegas que me lêem irão de certeza identificar-se com toda a certeza), pois além da comida boa, o espaço verde envolvente era altamente um elixir para aliviar o stress e ajudar a energizar para a tarde de trabalho.

A nostalgia por vezes bate e nessas alturas vou para a cozinha avivar memórias e matar saudades dos bons momentos e, os almoços quando trabalhava no escritório eram sempre com boa companhia e acompanhados de boas conversas e muitas risadas. Desta vez fui para a cozinha replicar a delícia de alheira, é certo que não ficou igual à da cantina, mas ficou à minha maneira e igualmente saborosa

Se é delícioso? Sim, é. Tão delicioso quanto guloso. Se é saudável? Não, não é, mas nos dias que vivemos temos que celebrar cada dia e honrar memórias e hoje esta publicação relembra bons momentos vividos. 

Deu para matar saudades e desejar que os novos tempos normais voltem, pois  recordo muita vez a D. Augusta e a D. Beatriz, as senhoras que nos serviam e anseio por voltar a ver os seus sorrisos, mesmo que sejam escondidos pelas máscaras, pois ao menos sabemos que estamos todos bem.

Estou feliz, ontem recebi a 2ª dose da vacina, e espero que em breve possamos todos festejar a possibilidade de voltarmos às nossas rotinas, de conviver com amigos e de celebrar com um grande abraço todas as pessoas que foram apartadas por esta pandemia.

Vamos todos ficar bem! Eu não tenho a certeza, mas quero que tudo fique bem e querer é poder!

Enquanto não fica, experimentem esta delícia!


Ingredientes:
1 alheira de caça
150g de espinafres
2 cenouras
1 alho francês
azeite q.b.
150g de batata palha
Molho Béchamel ( 600 ml)
600 ml de leite s/lactose
35g de farinha sem fermento
35g de manteiga
sal, pimenta e noz-moscada q.b.


Preparação:

1. Numa frigideira larga anti-aderente ou WOK, deitar um fio de azeite e o alho francês cortado em rodelas finas.

2. Assim que o alho francês amoleça, juntar duas cenouras cortadas em juliana ou raladas. 

3. Retirar a pele à alheira e cortar em pequenos pedaços. Juntar à frigideira e envolver.

4. Juntar os espinafres cortados. Envolver bem e deixar cozinhar até murcharem os espinafres. Adicionar a batata palha e ir envolvendo com uma colher de pau.

5. Preparar o molho béchamel no tacho ou na Bimby ( eu uso a Bimby - deito o leite, a farinha e a manteiga. Tempero com sal, pimenta e noz-moscada e marco 7 minutos/90ºC/ Vel4).

6. Untar um tabuleiro de forno, ou pirex e deitar o preparado da alheira com a batata e os espinafres. Alisar e cobrir com o molho béchamel.

7. Polvilhar com pão ralado e queijo ralado e levar ao forno a 180ºc 30 minutos ou até gratinar.

Servir com uma boa salada.

Antes de colocar o molho béchamel e levar ao forno a gratinar

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário