sexta-feira, 4 de junho de 2021

"Vamos aprender a fazer..." - Frango na Púcara

Frango na Púcara é uma das receitas tradicionais da nossa gastronomia que nunca me aventurei a fazer, mas queria saber como. Numa das sessões do curso de cozinha que frequentei, ministrado pela Manuela, a nossa formadora, chegou a vez de aprender a fazer o Frango na Púcara. 

Não tenho a panela de barro típica, até que me lembrei de usar a minha UltraPro oval da  Tupperware. Como tem tampa, fez o mesmo efeito do tacho, embora o resultado seja sempre diferente, pois, obviamente cada recipiente tem as suas caraterísticas que lhe atribuem o resultado e sabor, mas o que contou foi fazer, experimentar e já posso dizer que sei fazer. 

Mais uma receita saborosa para variar uma proteína tão vulgar como o frango e para um melhor resultado, recomendo o frango do campo. 

Sabe bem variar as ementas e percorrer Portugal à mesa, recordando uma das nossas receitas típicas, hoje dedicada à Beira Litoral. Vai uma garfada?

Bom apetite!

Acabado de sair do forno, na UltraPro


Ingredientes:

1,200kg de frango do campo
100g de bacon
200g de tomate partido em cubos ( ou 1 lata de tomate em pedaços, escorrida do líquido)
200g de cebolinhas 
50 ml de azeite
1 cebola
1 dente de alho
25ml de Aguardente
25 ml Vinho do Porto
50 ml de vinho branco
sal, pimenta q.b
mostarda q.b.
Azeite para dourar as cebolas

1) Cortar o frango em pedaços grandes. Temperar com sal e pimenta.

2) Cortar o bacon em tirinhas. 

3) Bringir as cebolionhas com casca em água a ferver, cerca de 2 minutos. reservar.  Retirar a casca e passar as cebolinhas numa frigideira com um fio de azeite. Reservar

4) Num tacho largo deitar um fio de azeite e corar o frango. Retirar do tacho e reservar.

5) No mesmo tacho juntar mais azeite e refogar a cebola e o alho picados. Assim que a cebola esteja murcha adicionar o tomate cortado em cubinhos escorrido do líquido, caso use uma lata de tomate. Se for tomate fresco não é necessário, e deixar refogar ligeiramente.

6) Adicionar o vinho do Porto, a aguardente e o vinho branco e deixar reduzir.

7) Juntar o frango, as cebolinhas, as passas, o bacon e a mostarda. Retificar os temperos e deitar num recipiente que possa ir ao forno, com tampa (um tacho de barro, um pirex com tampa, ou até o tacho onde se cozinhou desde que possa ir ao forno). Eu usei a UltraPro da Tupperware que tenho e experimentei nesta receita.

8) Se necessário juntar um pouco de água. Levar ao forno, tapado, cerca de 1h a 180ºC ( quando tiver cozido), retirar a tampa e deixar cerca de 30 minutos a 200ºC para tostar.



Bom Apetite!

Fonte: Receita partilhada pela Manuela Pinto

1 comentário:

  1. A Confraria do Frango na Púcara (https://www.confrariadofrangonapucara.pt/ ) envia a todos um abraço !
    Viva o Frango na Púcara !

    ResponderEliminar