Domingo é dia de descanso, e descanso rima com preguiça na cozinha. Nestes dias os assados de forno são para mim a melhor solução.
Uma Ultra Pro com tampa, um bom pedaço de cachaço de porco, azeite, alho, alecrim, massa de pimentão e vinho branco. O o único trabalho que dá, é temperar, o forno faz o resto. Duas horas tapado a 170ºC, e depois mais meia hora a 180ºC para ganhar crosta.
Resultado uma carne tenra, saborosa a desfazer. Hoje com um truque que aprendi que quero partilhar: o azeite de alho.
Gosto destes dias. Comida simples, sem muito trabalho, mas sempre saborosa.
Boa Semana!
Ao fundo a carne já temperada. No frasco o que sobrou do azeite de alho |
Ingredientes:
1 kg de cachaço de porco
2 c. sopa de Azeite de alho ( feito com3 dentes de alho e 50 ml de azeite)
sal, pimenta preta
folha de louro
1 c. sopa de massa de pimentão
50 ml de vinho branco
Preparação:
1. Temperar a carne com sal e pimenta. Colocar na Ultra Pro ( recipiente Tupperware para ir ao forno). Se não tiver, usar um recipiente de forno e tapar com papel de alumínio enquanto assa.
2. Fazer o azeite de alho. No copo da varinha mágica deitar o azeite e os dentes de alho, triturar até obter uma mistura homogénea. Este preparado é excelente para temperar a carne, a carne fica mais saborosa e macia. Deste azeite usar 2 c. sopa e guardar o restante num frasco. Resulta bem para temperar quer carne, quer peixe.
3. Num copo misturar 2 c. sopa de azeite de alho, 1 c. sopa da massa de pimentão. Verter e massajar a carne. Deitar o vinho no copo para diluir no resto do preparado e verter sobre a carne. Juntar ainda um pouco de água, o necessário para "limpar" o copo. Juntar a folha de louro e uma haste de alecrim a qual tirei as folhas e espalhei pela carne.
4. Tapar e levar ao forno a 170ºC. Ao fim de 2 horas, destapar e deixar cozinhar mais meia hora, a 180ºC para tostar.
5. Fatiar e servir com um pouco do molho.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário