domingo, 31 de julho de 2011

Casca de Limão e Laranja pronta a usar...todo o ano!


Desde que a Bimby entrou na minha cozinha o consumo de limão aumentou exponencialmente com tanto néctar e sumo feitos cá por casa. Como recurso passei a congelar as cascas, quer de limão quer de laranja, tendo assim todo o ano, sempre que preciso quer para bolos, doces ou até chá. Por exemplo, sempre que preciso de casca ralada, basta colocar as cascas congeladas no copo e pulverizar na Bimby ( quem não tem pode testar numa picadora normal, pois como está congelada, parte-se muito facilmente).
O mesmo faço ao sumo quando tenho limões ou laranjas em abundância (quando me oferecem, não deixo estragar), congelando-o em sacos para cubos de gelo.
Este método é utilizado, preferencialmente com os citrinos que compro na frutaria e que sei de onde vem, ou quando amigos me oferecem, sabendo que não tem tem aqueles produtos para embelezar a fruta. 


Lavo muito bem a casca ( de preferência com uma escovinha, para tirar todas as impurezas)
Seco com um pano
O descascador de legumes é para mim o melhor utensílio para cortar a casca, sai sempre perfeita e vítrea.


Tiro a casca com o descascador


Congelo em saquinhos pequeninos, ou em caixas apropriadas para a congelação.


As cascas dado serem fininhas, congelam rapidamente e não se colam, soltando-as bem sempre que seja nencessário utilizar.

Nesta imagem temos duascascas prontas a congelar ( à esq.) e duas já congeladas (à direita)

Uma nota a não esquecer, utilizar as cascas congeladas, não deixar descongelar.


Aproveitar é Poupar!


Fotos:Romã (c)

11 comentários:

  1. É mesmo uma óptima ideia de aproveitamento!

    ResponderEliminar
  2. É uma óptima dica, ainda não testei, mas de facto estragam-se imensas cascas sem aproveitar quando preciso do sumo e vice versa...
    Vou experimentar :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. realmente nunca me tinha lembrado, mas parece-me uma dica excelente para não se estragar nada :) beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Por acaso neste momento não tenho nenhuma no congelador, mas tenho congelado também as cascas de limão que tenho tido disponíveis! Dão um jeitaço! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Olá a todas,
    Agradeço a vossa visita e os simpáticos comentários :)
    Aconselho a experimentarem, desde que bem acondicionadoas, pois caso contrário, perdem propriedades. A meu ver, a congelação acentua o sabor da casca do citrino, pois sempre que utilizo as cascas noto que o aroma é mais intenso (esta é a minha percepção, não tem nenhum fundamento científico);)

    Vina,
    sem dúvida que dão um jeitaço eheheheh, pois quando precisamos de uma ou duas cascas, não estragamos um limão ;), além de estarem sempre à mão. Até o chá fica fantástico.

    Beijinhos e votos de boa semana :)
    Romã :*

    ResponderEliminar
  6. As coisas que aprendi com este post:)
    Adorei...Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Catarina,
    Obrigada pela tua visita :)
    Beijinhos
    Romã:*

    ResponderEliminar
  8. Eh eh faço igual amo limão!
    Beijinhos, adorei blog :)
    http://cozinhapratosecopos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar