sexta-feira, 11 de junho de 2021

"A Cozinha dos Amigos" - Bacalhau Espiritual


Estamos em Junho, o tempo começa a aquecer e começam a apetecer as receitas leves, as saladas e os grelhados, mas não poderia deixar de partilhar este delicioso bacalhau que aprendi com a Manuela, a minha formadora nos recentes cursos profissionais de cozinha que frequentei.
A Manuela além de querida, partilha comigo o mesmo gosto pela culinária e pela alimentação saudável, inevitavelmente apesar de formadora, tornou-se uma amiga. Sempre disponível para partilhar as suas dicas e conhecimentos, a sua receita do Bacalhau Espiritual que nos ensinou numa das sessões,  já repetida aqui por casa,  ganhou de imediato destaque na "Cozinha dos Amigos".
Apesar de ter vários passos essenciais, que podem demover os que gostam de receitas práticas e rápidas, vale a pena experimentar este delicioso prato de bacalhau, nem que seja só no Natal. Ainda falta algum tempo é certo, mas já a podem guardar para a ementa natalícia, não se irão arrepender.
Daquelas receitas boas para dias especiais, pois pode-se preparar com antecedência e na hora é só levar ao forno e servir. 
Bom fim-de-semana!



Ingredientes:
( 4 Pessoas)

400g de bacalhau demolhado (Usei as migas de bacalhau)
1l de água
1 alho de francês
3 cenouras
1 cebola
1 dente de alho
50 ml de azeite
1 folha de louro

6 batatas médias ( roxa para fritar)
óleo para fritar a batata

Para o aveludado de bacalhau:
1 l do caldo de cozer o bacalhau
70g de farinha sem fermento
70g de manteiga
Sal, pimenta preta e noz-moscada


Preparação:
1. Levar o bacalhau a cozer em água de forma que no final da cozedura, possamos obter 1 litro de caldo para fazer o aveludado. Assim que cozido, reservar.

2. Cortar as batatas aos cubos e levar a fritar. Reservar.

3. Fazer o aveludado ( fazer como se faz o molho béchamel).
Num tacho deitar a manteiga e assim que derreter deitar a farinha em chuva, e mexer até formar uma bola. Deitar a pouco e pouco o caldo do bacalhau, mexendo sempre em lume brando, para não ganhar grumos. Leva cerca de 10 minutos a ficar cremoso. Atenção que não fica muito cremoso como o béchamel, fica mais um aveludado. Temperar de sal, pimenta e noz-moscada.

4. Num tacho largo deitar o azeite, a folha de louro, a cebola cortada em meias-luas, o alho francês cortado em rodelas finas e o alho picado. Deixar puxar um pouco antes de juntar a cenoura, envolver e de seguida juntar o bacalhau desfiado.

5. Retirar a folha de louro e misturar as batatas em cubos previamente fritas e juntar o aveludado.
 
6. Envolver tudo e deitar num pirex ou tabuleiro de barro e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 30 minutos até dourar.




Bom Apetite!

Fonte: Manuela Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário