quinta-feira, 25 de abril de 2019

Lombinhos de Pescada no Forno com Mostarda e Açafrão


Ao fim-de-semana faço o planeamento das refeições da semana, tendo sempre uma ideia prévia do que irei cozinhar. Por vezes, sei o ingrediente principal mas não tenho ideia de como o irei preparar, sendo sempre no caminho de regresso a casa, aproveitando o tempo que passo no trânsito, que idealizo o que vou fazer.
A receita destes  lombinhos de pescada no forno com batata-doce nasceu assim, no percurso a meio de um pára-arranca da famosa IC19. Se acha que o trânsito é aborrecido, eu acho o mesmo, mas ao menos aproveito esse tempo morto, para mentalmente preparar algumas das minhas receitas.
Esta saiu mesmo como a idealizei e, como tal partilho mais uma sugestão para confecionar os singelos lombos de pescada congelados. 
A vida é tão curta e o tempo é tão pouco, que este deve ser sempre e sem dúvida cada vez mais bem aproveitado. Bom Apetite!

Ingredientes:
(2 pessoas)

4 lombinhos de pescada ( uma embalagem de 400g)
2 dentes de alho
sumo de limão
1 c. chá de açafrão das índias
1 c. chá de pimentão-doce
1 c. chá bem cheia de mostarda de Dijon
1 cebola nova grande
1 alho francês
2 pimentos-mini ou meio pimento vermelho
1 tomate limpo de pevides
1 batata-doce grande ou duas pequenas
1 folha de louro
azeite


1. Temperar os lombinhos de pescada com sal, pimenta, o açafrão, pimentão doce e os dentes de alho laminados e sumo de limão.

2. Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Entretanto, preparar a cebolada deitando na wok um fio de azeite juntando a cebola cortada em meias-luas e o alho francês às rodelas. De seguida o pimento às tiras, a folha de louro e o tomate. Deixar cozinhar até os legumes amolecerem em lume brando.

3. Aproveitar para barrar os lombinhos com mostarda e colocá-los por cima da cebolada, tapar e deixar cozinhar em lume brando ( apenas para dar uma pré-cozedura ao peixe)

4. Cortar a batata doce as rodelas grossas.

5. Num prato de forno colocar a cebolada no fundo, por cima a camada das batatas às rodelas e por fim os lombinhos do peixe.

6. Levar ao forno cerca de 20 minutos a 200ºC.

Passo-a-passo fotográfico:

Temperar e reservar os lombos de pescada com alho, sal, pimenta,açafrão

Na wok preparar a cebolada com alho-francês, cebola, pimento,tomate e louro) com azeite

Num recipiente próprio para o forno, colocar no fundo a cebolada, por cima as rodelas de batata-doce e por fim os lombos de pescada
Acabado de sair do forno!

Bom Apetite!


1 comentário:

  1. Imagino o delicioso sabor que ficou!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar