sexta-feira, 19 de março de 2021

Bolo de Chocolate e Maionese com Cobertura de Queijo Creme e Framboesas

Bolo de chocolate com maionese? Sim, leram bem, leva mesmo maionese.

A maionese funciona no bolo como o ingrediente que substitui a manteiga/óleo vegetal/ azeite. E resultou muito bem, sem qualquer alteração no sabor final. Portanto, quando sobrar maionese e não souberem o que fazer com ela podem sempre fazer um bolo.

Esta receita nasceu da necessidade de escoar o resto de uma maionese caseira feita no domingo, e não desiludiu.

A quantidade disponível de maionese era pouca para um bolo normal, assim resolvi fazer um  pequeno. É raro fazer bolos pequenos, mas sem dúvida que ter uma forma destas dá resultado para quando queremos um bolo apenas para 2. Resultou muito bem e como é alta até deu para rechear e  decorar. Quem disse que lá por sermos só dois não temos direito a um bolo bonito?

Hoje é sexta-feira, dia de celebrar mais um final de semana, além de mais duas datas muitos especiais que devemos sempre festejar o Dia de S. José ( Dia do Pai) e a chegada da Primavera, já amanhã. 

Ora bem, eu que acho que todos os dias temos algo que devemos celebrar e,  como a vida são dois dias, há que a adoçar e festejar com alegria. Com ou sem maionese, um bolo sabe sempre bem e com esta cobertura deliciosa, aqui partilho a minha sugestão doce da semana, desejando assim um excelente Dia do Pai a todos os pais, avôs e pais do coração (que também são pais),  recordando e nunca esquecendo os pais que já partiram mas que estão sempre no nosso coração. 

Bom fim-de-semana!



Ingredientes:
(Para forma 17 cm de diâmetro)
100g de açúcar amarelo
100g de chocolate negro 70%
3 ovos
60g de maionese caseira
150g de farinha para bolos
1 c. chá de fermento em pó

Cobertura:
200g de queijo creme
100ml de natas 
100g de açúcar em pó
1 saqueta de açúcar baunilhado
6 framboesas

Framboesas e mirtilos para decorar

Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 160ºC e untar e polvilhar com farinha uma forma redonda de aro com 17cm de diâmetro (bolo pequeno)

2. Derreter o chocolate em, banho-maria ( com uma colher de sopa de leite). Levar ao lume uma caçarola com um pouco de água e por cima colocar um recipiente que possa ir ao calor ( pirex), com o chocolate partido e um pouco de leite. Ter cuidado para deixar distância entre o fundo da taça e a água, pois não convém que a água toque no fundo da taça enquanto o chocolate derrete. Reservar

3. Entretanto, bater os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo.

4. Juntar a maionese e o chocolate derretido e bater até obter um preparado homogéneo.

5. Envolver a farinha com o fermento sem bater.

6. Deitar na forma e levar ao forno pré-aquecido a 160ºC cerca de 30 a 35minutos (sempre bom vigiar e fazer o teste do palito). Convém fazer o teste do palito ao fim de meia hora, caso ainda saia massa agarrada ao palito controlar o tempo de cozedura, pois não convém deixar muito tempo porque corre o risco de secar. Recomendo sempre o teste do palito porque o tempo depende de forno para forno.

7. Preparar a cobertura: Numa taça deitar o queijo creme o açúcar em pó, uma saqueta de açúcar baunilhado e as natas, bater até obter um creme. Esmagar 6 framboesas e juntar ao creme e voltar a bater.

8. Cortar o bolo ao meio, rechear com uma dose generosa para que fique uma camada com altura de um dedo. Tapar com a outra metade do bolo e cobrir o bolo com a restante cobertura e decorar a gosto.



Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário