sexta-feira, 12 de março de 2021

"Nem Carne, Nem Peixe" - Tabuleiro de Legumes com Feijão-Frade, Cogumelos e Queijo Feta no Forno


Desde que a pandemia se instalou e que o teletrabalho passou a fazer parte da minha vida que as minhas rotinas  matinais passaram a ser mais proveitosas e bem mais saudáveis. Em vez de passar tempo no trânsito, passei a usar esse mesmo tempo para andar a pé.
As minhas caminhadas são um elixir para o dia. Além de fazer exercício, respirar fundo, contemplar a natureza que se transforma ao sabor dos dias e de organizar o meu dia mentalmente, também aproveito para pensar nas ementas cá de casa criando muitas vezes as minhas receitas, como o caso desta que hoje partilho.
A meio da caminhada pensava no que poderia fazer com uma embalagem de feijão frade que tinha deixado a descongelar (inicialmente delineada para fazer com bacalhau) e com uns cogumelos frescos para um Brás, até que de repente me lembrei de juntar vários legumes ao feijão e abrilhantá-lo com o queijo feta despedaçado finalizando com a aromática crosta de broa com coentros. Idealizei e como já tinha tudo devidamente preparado, foi chegar na hora do almoço e cortar o alho francês, ralar a cenoura e laminar os cogumelos.
Os espinafres estavam prontos a ir para a wok e a crosta de broa já estava no congelador, logo foi só tirar a quantidade pretendida. Em meia hora estava pronto a ir ao forno a tostar.
Ficou muito bom sendo outra  excelente forma de consumir o feijão frade, uma leguminosa muitas vezes mal amada, sendo lembrada apenas no verão para a célebre salada com atum. Para além de consumirmos vários legumes, o queijo feta ao derreter envolve-se dando um toque cremoso aos mesmos. A cereja no topo do bolo, para mim, é dado pela aromática e crocante crosta de broa com coentros. Mais palavras para quê?
Mais uma daquelas receitas que são para repetir e como eu gostei, aqui a partilho para quem quiser experimentar.



Ingredientes:
  ( 4 pessoas)
1 alho francês
1 cenoura
250g de cogumelos frescos
150 de espinafres baby
400g de feijão-frade cozido (eu cozo em casa, mas serve um frasco ou uma lata pequena)
200g de queijo feta (uma embalagem)
azeite
sal e pimenta q.b.
1 c. sopa de vinagre
1. c. chá de paprika
crosta de broa com coentros e alho q.b.( tenho sempre congelado para ter pronto a usar, costumo fazer com 200g de broa com meio molho de coentros e um dente de alho, processar até obter um preparado tipo pão ralado). 

Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 220ºC e preparar todos os ingredientes necessários

2. Na wok ou frigideira larga deitar 2 c. sopa de azeite e o alho francês cortado às rodelas e deixar saltear.

3. Quando o alho francês estiver amolecido juntar os cogumelos fatiados, a cenoura ralada, e os espinafres, envolver e deixar cozinhar até os espinafres murcharem. Ao deitar os espinafres, parece que não cabem, mas depois ficam reduzidos a metade do volume, e vão largando líquido que é normal.

4. Adicionar o feijão frade escorrido no preparado de legumes. Temperar de sal, pimenta preta e paprika. Juntar o vinagre, envolver e deixar cozinhar mais uns minutos de forma a que os legumes se liguem entre eles, até que o líquido que entretanto se formou se evapore.

5. Por fim, despedaçar grosseiramente (com a mão) o queijo feta juntando-o ao feijão e aos legumes, envolvendo ligeiramente para que não de desfaça.

6. Deitar o preparado de legumes com o feta num recipiente de forno (30cm por 20 cm) polvilhar generosamente com a mistura de broa com coentros e alho e, levar ao forno até ficar uma crosta bem crocante e douradinha.

Nota: Servir com uma salada verde ou de tomate. 



Bom Apetite! 


Sem comentários:

Enviar um comentário