quarta-feira, 10 de março de 2021

"Inspirada por ... Joana Roque " - Salsichas à Indiana

Gosto de variar as refeições e para isso recorro muitas vezes a livros de autores que gosto e com quem me identifico para me inspirar, como o caso da Joana Roque, autora do Blogue "As Minhas Receitas" e com vários livros publicados. A Joana vai inaugurar a minha nova rubrica chamada "Inspirada por..." onde irei partilhar as receitas de quem me inspira, ou seja, as receitas tal e qual são indicadas e não à minha maneira. 

Esta receita tirei-a de um dos seus  livros, que é muito prático " O que faço hoje para jantar?". Este livro tem receitas para os ingredientes mais básicos que temos em casa e que nos socorrem na hora do jantar, a responder à questão que todos temos hoje em dia, não só ao jantar mas também ao almoço. Quem nunca meteu as mãos à cabeça quando tem que fazer frango, ou bacalhau sem repetir a mesma receita? Neste livro encontramos a solução que nos pode inspirar a variar, como o caso da de hoje, que assim que a li ficou logo marcada para ser experimentada.

Para variar, hoje saem umas salsichas tipo alemã, de frasco, algo que não é recorrente fazer, mas que nestes tempos instáveis há sempre um frasco na despensa para aqueles dias em que apetece uma comida mais tipo fast food. 

Esta é uma daquelas receitas que salvam qualquer refeição com um toque especial, e acima de tudo em apenas meia hora está pronta a servir!


Ingredientes:

( para 2 pessoas)

1 cenoura
2 dentes de alho
1 tomate maduro
2 tiras de pimento vermelho
1 c. chá de açafrão das índias ( curcuma)
1 c. chá de garam masala
1 c. café de cominhos em pó
1 c. café de piripiri moído
1 c. café de coentros em pó
4 salsichas tipo alemãs de frasco 
2 c. sopa de polpa de tomate
óleo vegetal ( usei azeite)
sal e pimenta q.b


Preparação:

1. Pique a cebola com os dentes de alho e leve a alourar num pouco de óleo vegetal (eu usei azeite).

2. Adicione depois a cenoura ralada, os pimentos e o tomate cortado em cubinhos e deixe cozinha uns minutos.

3. Junte depois as especiarias ( eu usei apenas uma colher de sopa de pó de caril indiano, conforme a dica dada) e tempere com um pouco de sal e pimenta. Deixe ferver até o molho espessar e reduzir.

4. Acrescente depois um pouco de água, a polpa de tomate e as salsichas cortadas em rodelas e deixe ferver uns minutos,

5. Sirva polvilhado com um pouco de salsa ou coentros picados e acompanhe com arroz ou massa cozida. Eu servi com arroz basmati e ficou delicioso.

Dica: Poderá substituir as várias especiarias por uma colher de sopa de caril em pó e piripiri a gosto.

Bom Apetite!

Fonte: "O que faço hoje para jantar?" - pág. 31 - Joana Roque


Sem comentários:

Enviar um comentário