quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

"Nem Carne, Nem Peixe" - Alheiras de Cogumelos

Todos os anos vou traçando objetivos de mudança. Mudança de hábitos que melhorem consideravelmente o meu bem-estar, um deles é introdução de mais receitas vegetarianas na minha ementa, reduzindo o consumo de carne, por uma questão de saúde e de sustentabilidade, pois como todos sabemos a produção intensiva de carne para consumo não é lá muito saudável.

Como sou pelo equilíbrio, não querendo de forma alguma tornar-me vegetariana, vou alterando as refeições, sendo que desde há uns anos que todas as semanas há o dia de "Nem Carne, Nem Peixe".

Desta vez, aproveitando o domingo, meti a mão na massa para fazer a receita de alheiras de cogumelos da mestre em cozinha vegetariana, Gabriela Oliveira, do seu livro "Cozinha Vegetariana à Portuguesa", podendo mesmo dizer que graças a ela me tenho aventurado por este tipo de cozinha, pois todas as receitas que testo saem sempre bem.

As alheiras de cogumelos fizeram sucesso, e será mais uma receita  a repetir, de tal forma que partilho convosco, para quem sabe, possam aproveitar este período de recolhimento obrigatório para irem para a cozinha e meterem as mãos na massa. Cozinhar é terapêutico e quando podemos fazer saudável, não pesa a consciência. Arrisquem e verão que vão gostar! 

A felicidade e equilíbrio andam de mãos dadas, e fazendo jus ao meu lema: "Be healthy, to be happy"!

Cogumelos Shiitake

Ingredientes:
Receita é para 2 unidades
(Rendeu 4 unidades com as minhas alterações).

200g pão (usei 400g de pão massa mãe)
100g de cogumelos shiitake (usei 250g)
4 dentes de alho
1 cebola grande
1 pimento de vermelho grande (150g)
8 azeitonas sem caroço (usei 1/3 cup de azeitonas cortadas) ( cup=chávenas medida)
1 cenoura
1 folha de louro
1 c. chá de pimentão-doce fumado (usei paprika)
1 c. chá de cominhos em pó
pimenta preta ou de caiena q.b.
1/c cháv. de água quente (se necessário)
sal q.b
azeite q.b.

Preparação:

1. Corte o pão em pedaços; coloque-o no processador e triture-o finamente. Reserve no processador

2. Pique a cebola, o alho, os cogumelos, o pimento e as azeitonas descaroçadas; rale finamente a cenoura.

3. Numa frigideira com um fio de azeite, refogue o alho e a cebola até esta ficar translúcida; junte o louro, o pimento, a cenoura, os cogumelos e as azeitonas e salteie por cerca de 8 minutos. Tempere com sal, pimentão-doce ou paprika, cominhos e pimenta.

4. Retire a folha de louro e deite o preparado no processador, sobre o pão picado; triture por alguns segundos, adicione uma colher de sopa de azeite e a água aos poucos ( se necessário) e volte a triturar. Deverá obter uma massa espessa e moldável.

5. Forre a bancada com papel vegetal ou película aderente.( eu forrei com papel vegetal para colocar a massa e só usei a película aderente para moldar e guardar as alheiras).Transfira a massa, molde 2 bolas ( eu moldei 4) idênticas e role-as para que fiquem cilíndricas. Envolva-as num pedaço de película aderente, apertando bem as pontas ( enrole ao mesmo tempo as duas pontas para comprimir o ar). Ate com um fio e dobre ligeiramente para obter o formato de alheira. Deixe repousar no frigorífico por 2 horas ( ou até 2 dias). ( Eu fiz de um dia para o outro).

6. Corte a película aderente com cuidado e descarte-a; grelhe as alheiras num frigideira antiaderente com um fio de azeite, de ambos os lados, até dourarem. Sirva com uma salada generosa ou legumes salteados ( Eu servi com espinafres salteados).

Nota: Pode preparar alheira sem glúten; para tal, use pão sem glúten em vez do pão tradicional. Antes de grelhar retire sempre a película aderente.


Retirar a película aderente e de seguida colocar numa frigideira com um fio de azeite...


Deixar dourar de ambos os lados

Bom Apetite!


Fonte: "Cozinha Vegetariana à Portuguesa" - Gabriela Oliveira, pág. 58

Site: https://pt-pt.facebook.com/cozinhavegetariana.gabrielaoliveira


Sem comentários:

Enviar um comentário