domingo, 21 de fevereiro de 2021

Pipocas

A última vez que fiz pipocas em casa, já nem me lembro, foi há muito tempo, mas muito tempo mesmo.

Quando a vontade aparece compro feitas, mas como  são sempre muito doces nada melhor do que  comprar milho e meter as mãos na massa para as fazer ao nosso gosto, pois quem não gosta de comer pipocas de vez em quando?  Eu raramente como, mas às vezes apetece-me e neste confinamento a juntar o dia de temporal, juntou-se a motivação para encher uma taça de pipocas para o serão no sofá.

Como em tudo há preceitos a seguir, senão dá asneira, daí partilhar a forma como as fiz. 

Regra número um, usar uma panela largo e com tampa; larga para que o milho tenha espaço para abrir completamente, há sempre uns grãos que não abrem, é normal; com tampa, porque com o calor o milho vai rebentar, que irá resultar em deliciosas pipocas.

Regra número dois,  só destapar o tacho ou panela quando deixar de ouvir o milho estalar, pois, caso contrário corre o risco de levar com uma pipoca no olho.

Estas pipocas foram apenas cobertas com açúcar, sal e canela, mas podem ser simples e, ou  polvilhadas a gosto com o que mais gostarem. Variações há muitas, desde salgadas a picantes. Eu prefiro este misto do doce com salgado. 

Para um fim-de-semana em casa, que tal uma sessão de cinema e um balde de pipocas? A receita, está aqui agora só falta o milho e a vontade de a fazer. Bom Domingo!

Ingredientes:

1 cháv. de milho
2 c. sopa de óleo vegetal
100g de açúcar
2. c. chá de canela
1 c. chá de sal

Preparação:

1. Cobrir o fundo de uma panela grande com o óleo e adicionar milho espalhando bem. Tapar bem com a tampa da panela e levar a lume forte.

2. Numa tigela, misturar bem o açúcar com o sal e a canela.

3. Passados uns minutos, as pipocas vão começar a rebentar. Assim que o som das pipocas parar, destapar a panela e juntar a mistura do açúcar.

4. Com o lume forte e uma colher de pau, mexer constantemente as pipocas, mexendo sempre o fundo da panela para que o açúcar vá caramelizando

5. Assim que as pipocas fiquem douradas e não se veja o açúcar por derreter, tirar do lume e transferir para uma taça grande, ou por copos individuais.



Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário