A última vez que fiz pipocas em casa, já nem me lembro, foi há muito tempo, mas muito tempo mesmo.
Quando a vontade aparece compro feitas, mas como são sempre muito doces nada melhor do que comprar milho e meter as mãos na massa para as fazer ao nosso gosto, pois quem não gosta de comer pipocas de vez em quando? Eu raramente como, mas às vezes apetece-me e neste confinamento a juntar o dia de temporal, juntou-se a motivação para encher uma taça de pipocas para o serão no sofá.
Como em tudo há preceitos a seguir, senão dá asneira, daí partilhar a forma como as fiz.
Regra número um, usar uma panela largo e com tampa; larga para que o milho tenha espaço para abrir completamente, há sempre uns grãos que não abrem, é normal; com tampa, porque com o calor o milho vai rebentar, que irá resultar em deliciosas pipocas.
Regra número dois, só destapar o tacho ou panela quando deixar de ouvir o milho estalar, pois, caso contrário corre o risco de levar com uma pipoca no olho.
Estas pipocas foram apenas cobertas com açúcar, sal e canela, mas podem ser simples e, ou polvilhadas a gosto com o que mais gostarem. Variações há muitas, desde salgadas a picantes. Eu prefiro este misto do doce com salgado.
Para um fim-de-semana em casa, que tal uma sessão de cinema e um balde de pipocas? A receita, está aqui agora só falta o milho e a vontade de a fazer. Bom Domingo!
Ingredientes:
2 c. sopa de óleo vegetal
100g de açúcar
2. c. chá de canela
1 c. chá de sal
Preparação:
1. Cobrir o fundo de uma panela grande com o óleo e adicionar milho espalhando bem. Tapar bem com a tampa da panela e levar a lume forte.
2. Numa tigela, misturar bem o açúcar com o sal e a canela.
3. Passados uns minutos, as pipocas vão começar a rebentar. Assim que o som das pipocas parar, destapar a panela e juntar a mistura do açúcar.
4. Com o lume forte e uma colher de pau, mexer constantemente as pipocas, mexendo sempre o fundo da panela para que o açúcar vá caramelizando
5. Assim que as pipocas fiquem douradas e não se veja o açúcar por derreter, tirar do lume e transferir para uma taça grande, ou por copos individuais.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário