quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Arroz de Entrecosto com Couve Coração


A comida de tacho e de forno são as eleitas nos meses frios. Desta vez um entrecosto bem temperado deu sabor único a um arroz bem colorido, pelo laranja da cenoura e o verde da couve.
Daquelas comidas boas, que me fazem lembrar a comida da mãe. E lá estamos nós em mais um ano propício a resgatar memórias culinárias. Este arroz fez-me viajar no tempo, e hoje sinto uma gratidão imensa à minha mãe por tanto que me ensinou. A paixão da culinária a ela a devo. E, nos dias em que vivemos, sinto que é mesmo um grande dom saber e gostar de cozinhar, porque isto de cozinhar todas as refeições sem folga tem que se lhe diga...
 
Ingredientes:
500g de entrecosto ( 1 Piano, o qual cortei e separei as costelas)
2 c. sopa de massa de pimentão ( uso a da Casa da Avó, e minha preferida)
1. c. chá de pimentão doce
3 dentes de alho
100 ml de vinho branco
1 cenoura
1 cebola grande 
1 alho francês ( só a parte branca)
azeite q.b.
1 c.chá de açafrão das índias
2 chávenas de arroz carolino
6 cháv. de água ( 3 vezes a medida do arroz)
1/2 couve coração
sal, pimenta, moz-moscada


Preparação:

1. Temperar previamente o entrecosto com sal, a massa de pimentão, o pimentão-doce, o alho picado, a folha de louro e o vinho. Deixar marinar no mínimo 30 minutos.

2, Entretanto, num tacho largo deitar o azeite e levar a refogar a cebola, quando esta tiver translúcida deitar o alho francês, cortado em rodelas finas e, a cenoura ralada, juntar o açafrão, mexer e deixar cozinhar até ficarem os legumes estufados.

3.Juntar a carne deixando ganhar cor. De seguida verter a marinada e deixar cozinhar a carne com os legumes.

4. Deitar a água e deixar ferver. Retificar os temperos.

5. Juntar o arroz e a couve coração cortada em juliana. Deixar cozinhar em lume brando, cerca de 12 minutos. Findo esse tempo apagar o lume e tapar. Repousar tapado uns minutos antes de servir.

Nota: Esta quantidade dá para 4 a 6 pessoas. Gosto de no dia seguinte colocar num recipiente de forno, cobrir com rodelas e levar ao forno a aquecer. Fica delicioso. Esta comida de tacho é reconfortante e rende bastante. 



Bom Apetite!


1 comentário: