sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Empadão de Atum com Puré de Batata Doce Laranja

 

Mais um prato de forno delicioso para os dias frios, em que a comida de eleição é a que conforta e, nada mais reconfortante que um empadão. Para variar hoje é de atum com puré laranja.
Os purés são por mim eleitos como uma excelente forma de introduzir variados legumes nas refeições, pois são muito versáteis como acompanhamento e bem sugestivos quando quero um prato de forno; as combinações essas, são variadas podendo dar cor ao prato conforme o legume que desejamos. Desta vez a batata-doce laranja deu o tom bem apelativo ao puré de batata. O seu sabor adocicado contrastou com  o recheio de atum e tomate, tornando a combinação agradável ao nosso palato.
O molho de atum que fiz para o recheio recheio do empadão, também se pode utilizar para acompanhar massa, ou até recheio de empadas ou empanadilhas. Quanto ao puré, este também pode ser servido como acompanhamento. 
Hoje a dupla resultou num prato único, que nunca desilude e que além de saboroso é muito económico sendo indicado para as refeições em família. Nunca foi tão importante cozinhar como hoje, nos dias de confinamento, em que parece que não saímos da cozinha e quando podemos fazer refeições que sobram para o dia seguinte ou quando temos uma família para alimentar todos os dias, bem sabemos a dificuldade em diversificar para que as refeições não sejam aborrecidas.
A sugestão é com atum e puré de duas batatas, mas também pode ser com bacalhau, ou carne, ou até frango.
No puré as combinações dos legumes também podem variar, por exemplo faço um que adoro e que combina muito bem com atum, bacalhau e salmão; o combo brócolos/batata-doce. Haja imaginação, pois a cozinha é mesmo assim, um laboratório de experiências, umas bem, outras menos bem sucedidas, sendo o mais importante  experimentar, arriscar. Não sai bem à primeira, volta-se a tentar, para a próxima sai melhor.
Aqui partilho a minha experiência bem sucedida e agora a partir desta arrisquem novas combinações, é para isso que servem as receitas, para serem testadas. Bom fim-de-semana!


Ingredientes:

6 batatas roxas médias ( peso líquido 300g)
2 batata-doce laranja ( peso líquido 280g)
1 c. sopa de azeite
100 ml de leite
1 cebola ou 2 chalotas
1 dentes de alho
1/3 pimento vermelho
1 cenoura
3 tomates
3 latas de atum em azeite
2 c. sopa de azeite
1 c. sopa de vinagre
1 c. chá de pimenta de caiena
1 folha de louro
sal, pimenta, noz-moscada q.

Preparação:
Importante: Pré-aquecer o forno.
.
1. Descascar as batatas e levá-las a cozer, cortadas em rodelas,  num tacho com água e sal.
2. Entretanto, deitar um fio de azeite na wok ou numa frigideira larga e levar a refogar a cebola , cortada em meias-luas ( mas se não gostar de sentir a cebola, picá-la), com o dente de alho picadinho.
3. Quando a cebola já estiver translúcida juntar o pimento cortado em tiras finas, o tomate cortado em cubos, e a cenoura ralada. Deitar a pimenta de caiena. Envolver e deixar saltear os legumes uns minutos antes de adicionar o atum.
4. Envolver o atum ( previamente bem escorrido da lata) no preparado, envolver e deixar cozinhar dois minutos. Temperar a gosto ( sal, pimenta e noz-moscada) e um pouco de vinagre). Reservar.
5. Preparar o puré de 2 batatas: Assim que estejam cozidas, escorre a água e esmagá-las ( ou triturar um pouco com a varinha mágica apenas até reduzir a puré). Juntar uma colher das de sopa de azeite e o leite, mexendo sempre até obter a consistência desejada. Temperar a gosto ( sal, e noz-moscada)
6. Untar com azeite o pirex ou o recipiente de ir ao forno, deitar metade do puré e espalhar. Cobrir com  o preparado de atum e legumes e, pro fim cobrir com o restante puré.
7. Pincelar com gema de ovo misturada com um pouco de leite e levar ao forno a 200ºC até obter uma crosta dourada.

Sugestão: Servir acompanhado de uma salada verde.




Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário