sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Filetes de Pescada Panados com Sêmola de Milho

Ainda parece que foi ontem que entramos em 2021 e lá estamos na recta final do segundo mês, todo ele passado em confinamento. Já aqui comentei que era organizada, mas descobri que fiquei ainda melhor a gerir os meus recursos, desde que a pandemia se instalou, e esta já dura quase há um ano... 

As compras passaram a ser feitas de forma mais racional, sendo que o congelador e a despensa são geridos milimetricamente, de forma a não haver desperdício. Na era pré-Covid passava no supermercado mais que uma vez por semana; bastava sair do trabalho mais tarde, precisar de algo que me lembrava e lá saía eu sempre com mais 10 artigos que eram desnecessários no momento, alterando inconsequentemente o planeamento pelas vontades súbitas. Agora não, sou bem mais rígida, além de ir só uma vez na semana vou com a lista feita e só faço compras conforme o que é necessário. Espreito o congelador e a despensa. Faço uma ementa (não rígida) mas com o prato de carne/peixe/vegetais definido e a partir daí giro a semana. Confesso que estou a gostar deste novo eu e a minha carteira também.

Ora bem, estando então no final de fevereiro, decidi só comprar os frescos da semana. Abro o congelador para planear a ementa e uma embalagem de filetes de pescada puxou-me para fazer uns filetes tradicionais, que já não fazia há anos, pois evito fritos em casa sendo este um daqueles pratos que deixo para comer no restaurante. Desta vez iriamos matar saudades.

E agora, fritos? Oh meu Deus, apetece-me mas, queria algo mais saudável, logo me lembrei de usar dois ingredientes que resultam muito bem neste tipo de fritos: a farinha e a sêmola de milho. 

Resolvi então pegar na receita que costumo fazer com frango e testar nestes filetes. Ficaram bem crocantes e deliciosos, riscando assim um dos dias da semana dedicados ao peixe.

Ingredientes:
(Uso 1 chávena = 250 ml)

400g de filetes de pescada 
100ml de leite
2 dente de alho
sal, pimenta
sumo de limão
2 ovos
1 cháv. de farinha de milho
1 1/2 cháv. sêmola de milho
1 c.chá de alho em pó
1 c.chá de paprika

Preparação:

1.Temperar de sal, pimenta, alho em rodelas finas, e cobrir com o leite. Deixar marinar uma a duas horas antes de os preparar. De preferência preparar ao almoço para os fazer ao jantar. Regar com sumo de limão uma hora antes e reservar. 


2. Preparar a zona de trabalho: Na bancada, ou na mesa, colocar um prato com os ovos batidos (junto sempre um pouco de água e mexo bem), um prato com a farinha de milho, um prato com a sêmola de milho (temperada com alho em pó e paprika). 

3. Montar:
Passar os filetes escorridos um a um, primeiro pela farinha de milho, se seguida pelo ovo batido e finalmente pela sêmola de milho. Proceder de igual modo, sucessivamente até terminar.


4. Levar a fritar em óleo bem quente, numa frigideira até ficarem dourados.


5. Servir a gosto. Na hora de servir, coloco um gomo de limão no prato ( eu ainda rego com sumo de limão)



Bom apetite!

1 comentário:

  1. Gostei muito da tua receita de hoje. Também evito os fritos por causa da visícula, mas adoro filetes bem feitos. Nunca tinha pensado em temperar a farinha para panar com alho em pó e paprica! Para a próxima vou experimentar. Já experimentaste fazer no forno? Eu já tenho feito com os panadinhos de frango; vou ver se o método sai bem com os filetes. Um abraço e cuida-te bem.

    ResponderEliminar