sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

"Reciclar é Poupar" - Frango à Brás


Nunca foi tão primordial gerir tempo e recursos. Quando há frango assado, sobra sempre e eu não me importo, pois sei que dos poucos pedaços que sobram irá nascer uma refeição nova e diferente. Foi o caso de dois pedaços de peito, que desfiados deu uma dose generosa de carne para um à Brás.

Nada se estraga, tudo se transforma ou melhor reciclar é poupar, no fundo foi o que fiz com este dois pedaços que iriam apenas servir uma pessoa e renderam mais duas refeições. 

Em dias que vivemos tão incertos, agradeço diariamente à minha mãe por me ter ensinado a cozinhar com pouco e a saber aproveitar sobras. Hoje foi um frango à Brás, mas com esta quantidade desfiada, podia ter feito uma quiche, um recheio para pastéis ou empadas, uma omelete ou até uma singela  tortilha. 

A dica de hoje é para aproveitar sempre o que sobra e nada como um pouco de imaginação para  conseguirmos novas refeições, variar as ementas e consequentemente poupar nas compras.

Reciclar é poupar e, no saber aproveitar é que está o ganho! Digamos não ao desperdício alimentar!

Ingredientes:

200g de frango desfiado (sobras de frango assado)
5 ovos
100g de batata palha
1 alho francês só a parte branca
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
salsa q.b.
sal e pimenta preta ou 5 bagas q.b.
Sumo de limão q.b.

Preparação:

1. Desfiar os pedaços de frango assado. Eu recorro sempre a este método.

No copo da Bimby colocar o frango. Programar 4Seg/Vel4/Colher Inversa

Se vir que ainda precisa de se rmais desfiado, programar mais 2 seg/vel.4/Colher Inversa

Resultado final pronto a ir para a frigideira

2. Numa frigideira larga deitar o azeite, a cebola às meias-luas, os dentes de alho picados e a folha de louro e deixar refogar até a cebola ficar translúcida. Juntar o alho francês e deixe cozinhar até ficar macio. Adicionar o frango desfiado, mexer e deixar cozinhar uns minutos.

3. Deitar a batata palha e envolver. 

4. Numa tigela, deitar os ovos e temperar com sal e pimenta preta. Bater e verter sobre o preparado do frango com as batatas, Apagar o lume e envolver, pois os ovos cozinham com o calor residual da frigideira. Polvilhar com salsa picada e servir. 

Sugestão: No prato gosto de regar com um pouco de sumo de limão e acompanhar com uma boa salada verde ou de tomate.



Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário