domingo, 14 de fevereiro de 2021

Bolo de Chocolate Coração



Muitas vezes as receitas improvisadas são as que melhor saem. Este bolo é exemplo disso.
Tinha em mente uma sobremesa para o dia de hoje e não um bolo, mas ao ver a forma de silicone em forma de coração da Tupperware, não hesitei em criar um bolo para ela.
Não podia ser muito doce e como o melhor presente para marido neste dia seria um bolo de chocolate, logo imaginei juntar o cacau cru, o chocolate em pó com o açúcar côco e magicar uma receita para bolo pequeno. A quantidade de açúcar é reduzida, mas pode ser ajustada para a medida da farinha. Confesso que não necessita, para mim ficou bom, pois  quem segue as receitas dos meus bolos aqui no Bago de Romã sabe que reduzo sempre a quantidade de açúcar. 
O bolo fica com sabor acentuado a chocolate e tanto se come bem como bolo simples, ou acompanhado com uma bola de gelado, como foi servido à sobremesa.
Assim, sem contar acabei de criar um bolo que ficou delicioso e como quero repetir tinha que o guardar e partilhar. Se não tiverem esta forma de silicone da Tupperware ( já é antiga), serve uma forma qualquer pequena.
Mais um bolo a repetir sem sombra de dúvida. Posso mesmo dizer que são estes momento que fazem o meu dia, quando menos espero e consigo uma experiência bem sucedida como esta. Querem experimentar? Na 3ª feira é dia de Carnaval e como não se pode sair, é sempre uma boa sugestão para a sobremesa  e que tal dar asas à imaginação e fazer uma decoração alusiva ao tema? 



Ingredientes:
Para um bolo pequeno 

2 ovos
40g ( mistura de cacau com chocolate em pó, na proporção de 30g de chocolate em pó para 10g de cacau cru)
3 c. sopa de água a ferver
50g de açúcar de côco
100g de farinha
50g de manteiga
1 c. chá de fermento em pó
1 pitada de sal

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 170ºC. 
1. Numa taça deitar a mistura de cacau com 3 c. sopa de água a ferver, misturar bem.
2. Deitar a manteiga derretida e o açúcar e bater com a vara de arames
3. Juntar os ovos inteiros e continua bater bem entre cada adição, com a vara de arames, ou batedeira ( mas não necessita)
4. Por fim, juntar a farinha, o fermento em pó e a pitada de sal. Mexer com a vara de arames até obter um creme homogéneo. 
5. Deitar na forma de silicone previamente molhada e levar ao forno cerca de 20 a 25 minutos,  a 170ºC. Vigiar e testar ao fim de 20 minutos.
6. Retirar quando o palito espetado no centro ainda sair molhado e nas bordas seco. Retirar do forno e deixar arrefecer na forma. Desenformar depois de frio
7. Excelente para servir como sobremesa com gelado e molho de frutos vermelhos.


Opção gelado e molho de frutos silvestres


Opção gelado


Bom Apetite!


1 comentário:

  1. Delicioso certamente,.....
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar