Para o dia desta semana sem carne, nem peixe escolhi estes cogumelos de coentrada.
Costumo fazer muitas vezes, mas desta vez segui a receita da Gabriela Oliveira, do seu livro "Cozinha Vegetariana à Portuguesa, um livro que recomendo a quem se quer iniciar na cozinha vegetariana. Tem receitas muito acessíveis e fáceis e posso mesmo dizer que todas as que experimento são um sucesso.
Estes cogumelos podem simplesmente ser servidos como entrada ou até como petisco, acompanhados de broa de milho, mas eu escolhi servi-los como refeição principal e acompanhei com o simples e aromático arroz Basmati.
Variar é preciso e agora que estamos sempre em casa, é uma excelente oportunidade para testar receitas diferentes e quem sabe descobrir novos sabores. Deixo a minha sugestão, de um prato que é escolhido muitas vezes para este dia e que tenho a certeza que depois de experimentarem também irão gostar. Muito simples de fazer e se não encontrarem os cogumelos pleurotus, os outros mais comuns também servem. Boa semana cheia de energia e boas ideias para encontrarmos o equilíbrio nestes tempos desafiadores.
300g de cogumelos Pleurotus (ou outros)
1 cebola
4 dentes de alho
1 ramo de coentros
1 folha de louro
100 ml de vinho branco
1 c.sopa cheia de amido de milho ou de outra farinha ( usei amido de milho ou melhor a conhecida farinha Maizena)
1 cháv. de água
sal q.b.
pimenta preta q.b.
azeite q.b.
1 limão
azeitonas q.b.
Preparação:
1. Corte os cogumelos em pedacinhos (incluindo os pedúnculos); pique finamente a cebola, o alho e os coentros.
2. Numa frigideira com um fio de azeite, refogue a cebola e o alho com o louro; junte o vinho e a metade dos coentros e deixe fervilhar. Adicione os cogumelos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até ficarem al dente.
3. Dissolva o amido na água fria e junte na frigideira, mexendo até engrossar. Retifique o tempero.
4. Retire o louro, misture os restantes coentros picados e regue com um fio de azeite. Sirva com limão cortado em quartos, as azeitonas e broa de milho ( para entrada, ou petisco)
Eu servi como refeição principal, com arroz branco (Basmati) e ficou delicioso.
Bom Apetite!
Fonte: "Cozinha Vegetariana à Portuguesa" - Gabriela Oliveira, pág 45
Site: https://pt-pt.facebook.com/cozinhavegetariana.gabrielaoliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário