domingo, 28 de fevereiro de 2021

"Sem Peso na Consciência" - Panquecas de Aveia


Os benefícios de introduzir a aveia e as sementes na alimentação diária são muitos, principalmente pela riqueza em nutrientes bons para a saúde cardiovascular. E como introduzir tais alimentos? É fácil, em papas, panquecas, granolas, e como toppings. A minha sugestão de hoje é de como utilizar a aveia e as sementes de abóbora e sésamo numa refeição, como por exemplo o pequeno-almoço.

Estar mais tempo em casa leva-nos por vezes a comer sem noção do que ingerimos. A cozinha está mesmo ali ao lado e corremos o risco de ingerir mais pão e gulodices do que deveríamos, pois estar muito tempo em casa, tempo frio e cinzento misturado pela ansiedade do incerteza de cada dia puxa-nos para  petiscar mais acabando por comer o que não devemos, por isso para colmatar esses desejos nada como começar o dia com uma refeição nutricionalmente equilibrada, que ajuda a evitar males maiores e a dar mais energia para enfrentar o dia. 

A pensar nisso e dando alimento à gula sem peso na consciência, recorro a um pequeno-almoço saciante; as belas das panquecas de aveia,  desta vez cobertas com um molho de frutos vermelhos caseiro, que fiz para aproveitar o resto de frutos vermelhos congelados e um pouco de xarope de ácer polvilhadas com sementes tostadas ( de abóbora e sésamo). Simplesmente divinais!

A vantagem desta massa é que pode ser feita como pré-preparação da semana, colocada um recipiente fechado no frigorífico, para que  facilmente no dia-a-dia o pequeno-almoço seja feito sem esforço; ou então, fazer as panquecas todas de uma vez ( rende 16 pequenas) congelá-las ou guardar no frigorifico bem acondicionadas. Aguentam bem 4 a 5 dias. Na hora basta aquecer e guarnecer a gosto.

Nada como começar bem o dia com um reconfortante e saudável pequeno-almoço. É tão bom sentir conforto da gula sem peso na consciência. Já agora que tal aproveitar o fim-de-semana e fazer as panquecas a pensar na próxima semana?

Ingredientes:
( para 16 panquecas pequenas)

1 cháv. de flocos de aveia (reduzidos a farinha)
1 cháv. de bebida vegetal de amêndoa ou leite ou bebida vegetal a gosto
1 ovo
1 c. café de fermento em pó ( Fermento Royal)
1 pitada de sal
azeite ou óleo de coco para untar a frigideira


Preparação:

1. No copo da Bimby, colocar os flocos de aveia e reduzir a farinha, 20seg/vel.10

2. Deitar a bebida vegetal, o sal, o fermento e o ovo e bater 15 seg/Vel.4

3. Numa frigideira pequena untar com óleo de coco pouco e deitar colheradas de massa até formar umas rodelas da palma da mão.

4. Espalhar ligeiramente com as costas da colher para alisar e formar a panqueca, do tamanho da palma da mão. Deixar cozer uns minutos até dourarem e com uma espátula, voltar devagar para não quebrarem. Quando alourarem do outro lado, retirar e reservar. Repetir o processo até a massa terminar. Dá cerca de 16 panquecas pequenas.
Servir a gosto. Estas acompanhei com xarope de ácer, molho de frutos vermelhos, sementes de abóbora e sésamo tostadas.


Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário